Participamos do

Mostra FELAFC de Cinema Latino-americano será sediada no Brasil

A 3ª edição do evento acontecerá de forma online dos dias 20 a 26 de novembro com o intuito de promover trocas entre a cultura cinematográfica latina
16:25 | Nov. 17, 2020
Autor Isabella von Haydin
Foto do autor
Isabella von Haydin Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Latinidades e cinema se encontram na 3ª edição da Mostra FELAFC de Cinema Latino-americano, que pela primeira vez será sediada no Brasil com organização da Associação Brasileira de Cinematografia (ABC). O evento exibirá seis filmes em espanhol e um em português dos dias 20 a 26 de novembro, às 19 horas, por meio da plataforma online gratuita Spcine Play. E no mesmo horário, a cada dia seguinte, será transmitido uma conversa no canal do YouTube da ABC, entre o diretor de fotografia da obra exibida e um diretor de fotografia da instituição.

Llano, fotógrafo, cineasta e coordenador da mostra relata que é a primeira vez em que a troca entre os diretores e fotógrafos é realizada. De acordo com ele, o principal objetivo da mostra é diminuir as barreiras físicas e culturais que existem dentro da América Latina a partir da reunião de associações cinematográficas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Peru, Uruguai e Venezuela para organizar exibições e debates que promovam esse intercâmbio cultural.

“Acreditamos que nesses países, além de trabalhos de alta qualidade técnica e artística, temos também um olhar que nos identifica dentro dos profissionais ao redor do mundo e esse olhar, essa missão, é o que estamos interessados em apresentar. Romper a barreira da linguagem foi um grande esforço. Conseguir filmes legendados em português dificulta muito a troca de trabalhos entre as duas línguas (espanhol e português) porquê existem interesses comerciais e preferem que os filmes sejam legendados em inglês antes mesmo de fazer o percurso da América Latina”, discorre ele.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O único filme nacional em cartaz é “Amazônia Groove”, dirigido por Bruno Murtinho e com direção fotográfica de Jacques Cheuiche. O longa busca exaltar a Amazônia Paraense, seus artistas, tradições e outros fatores desconhecidos por tantos. Em entrevista, Cheuiche relata que o propósito da equipe com essa produção era romper o lugar comum do documentário, fugindo do modelo narração com entrevistas, e que o resultado é uma obra pulsante.

“Cada filme é único, então cada um diz algo de especial, mas nesse existem fatores como a música paraense que é incrível e esse ritmo dela manda um pouco na imagem e no curso do filme”, comenta o diretor de fotografia.

Ainda, Cheuiche comenta sobre a importância dessa união entre as nações. “Essa mostra é super importante porque simboliza a união das américas. A gente é muito distante da América do Sul, não participamos da vida cultural desses países e projetos assim impulsionam isso”.

Programação
20 de novembro
“Canción sin nombre” (Dir.: Melina León, 2019)
Apresentação Abertura da III Mostra FELFAC de Cinema Latino-americano pela técnica de som Tide Borges, presidenta da ABC
Conversa com o diretor de fotografia Inti Briones, DFP, ACC

21 de novembro
“El cuentro de las comadrejas” (Dir.: Juan José Campanella, 2019)
Conversa com o diretor de fotografia Fotografo filme: Felix Monti, ADF

22 de novembro
“A estrada 47” (Dir.: Vicente Ferraz, 2013)
Conversa com o diretor de fotografia Carlos Arango, ADFC

23 de novembro
“Al paredón” (Dir.: Mario Mitrotti, 1971)
Conversa com o diretor de fotografia Pedro Laya, SVC

24 de novembro
“El despertar de las hormigas” (Dir.: Antonella Sudassi, 2019)
Conversa com o diretor de fotografia Andrés Campos, CCR

25 de novembro
“El principe” (Dir.: Sebastián Muñoz, 2019)
Conversa com o diretor de fotografia Enrique Stindt, ACC

26 de Novembro
“Amazônia groove” (Dir.: Bruno Murtinho, 2018)
Conversa com o diretor de fotografia Jacques Cheuiche, ABC
Encerramento da III Mostra FELFAC com o diretor de fotografia Guillermo Granillo, AMC, secretário da FELAFC.

Serviço:
3ª edição da Mostra FELAFC de Cinema Latino-americano
Onde: Spcine Play e pelo canal do YouTube da Associação Brasileira de Cinematografia
Quando: 20 a 26 de novembro às 19 horas
Mais informações no link

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar