Participamos do

Viola Davis: "Eu quero e espero ter o mesmo filé mignon que uma atriz branca"

Não é a primeira vez que a atriz se posiciona sobre a desigualdade salarial entre atrizes brancas e atrizes negras
09:44 | Nov. 13, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A renomada atriz Viola Davis se posicionou mais uma vez contra a diferença de cachês entre atrizes brancas e pretas na indústria do entretenimento. Em entrevista à InStyle Magazine, a estrela firmou que 'se vira bem com as sobras que recebe', mas que ainda almeja ser remunerada de acordo com o valor que merece.

Para simplificar a situação, Viola comparou os salários entre as mulheres com pratos de comidas. "Eu quero e espero ter o mesmo filé mignon que uma atriz branca. Cozido na mesma temperatura. Você não pode me jogar um osso com um pedacinho de carne e esperar que seja suficiente para mim", pontuou. "Amo couve e essas coisas e eu sei que nos davam as sobras. E eu sei como cozinhá-las. Eu quero o filé mignon".

A atriz acredita que a disparidade entre o pagamento de atrizes negras e brancas ainda é muito grande, assim como o acesso às oportunidades de trabalho entre elas. "Espero muito que isso mude. Estou tentando ser esperançosa. Mesmo que precise de um pouco de álcool para isso. Se não seguirmos em frentes juntos, então não evoluímos", declarou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | Da Disney, a atriz mais jovem a ganhar o Emmy: conheça a trajetória de Zendaya

Não é a primeira vez que Viola se posiciona sobre a desigualdade salarial. Em 2015, ela foi a primeira mulher negra a ganhar um Emmy Awards de melhor atriz de série dramática por seu trabalho na série “How to Get Away With Murder”. Seu discurso de vitória repercutiu bastante por abordar o mesmo assunto.

"E deixem-me dizer algo a vocês: a única coisa que separa as mulheres negras de qualquer outra pessoa é a oportunidade", citou emocionada. "Você não pode ganhar um Emmy por papéis que simplesmente não existem".

Confira o discurso abaixo (em inglês):

Em 2017, Viola também colocou em sua estante uma estatueta dourada do Oscar na categoria de melhor atriz coadjuvante. Ao agraciar o prêmio, Davis se tornou a primeira mulher negra a obter a tríplice coroa de atuação do entretenimento: ganhando respectivamente os prêmios Oscar (cinema), Emmy (televisão) e Tony Awards (teatro).

O seu discurso de vitória também abordou a negritude e a possibilidade de contar histórias dessas pessoas ligadas ao movimento. "As pessoas me perguntam o tempo todo: "Que tipo de histórias você quer contar Viola?". E eu respondo: "Vocês têm que exumar esses corpos, essas histórias, as pessoas que quiseram e nunca conseguiram conquistar seus sonhos. Eu consegui. Eu me tornei uma artista", comemorou.

 

Com informações do UOL

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar