PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Halloween: confira a seleção de filmes, séries, livros e jogos que te deixarão morrendo de medo!

Conheça algumas séries e filmes das principais plataformas de streaming que te ajudarão a curtir o Halloween em casa, além de jogos e livros que te farão entender mais sobre o espírito da data

Sâmya Mesquita
10:45 | 30/10/2020
O Mundo Sombrio de Sabrina pode ser visto na Netflix (Foto: Netflix)
O Mundo Sombrio de Sabrina pode ser visto na Netflix (Foto: Netflix)

 

Nos Estados Unidos, no 31 de outubro, crianças vestem fantasias assustadoras e saem pela rua. A tradição de perguntar “gostosuras ou travessuras” aos vizinhos para conseguir doces é bem mais antiga do que os filmes da Sessão da Tarde nos apresenta. Mas o imaginário do terror e do horror em torno de figuras místicas sobreviveu e presenteia ótimas referências à cultura pop. Fizemos uma lista de filmes, séries, livros e jogos essenciais à temática do Halloween, para aproveitar em casa.

LEIA TAMBÉM | Doces ou travessuras: conheça o dia das bruxas, o Halloween, tradição celta que tem conquistado o mundo

A festividade pagã surgida entre os antigos celtas é mais antiga que o próprio Cristianismo. O Samhain (pronuncia-se “samráin”) celebrava o fim da colheita no hemisfério norte e era um preparativo para o inverno que se aproximava. Acreditava-se que neste dia, o primeiro do ano, toda sorte de criaturas sobrenaturais andava pela terra. A fim de ter uma boa relação com eles, oferendas eram realizadas para que nenhuma praga ou morte se abatesse sobre os mortais.

E é esta relação sombria com o mundo dos mortos que intrigou os primeiros cristãos que chegaram à Europa. No confronto com a então recente teologia cristã, aqueles rituais passaram a ser vistos como “obra do diabo”. E a figura da mulher, que tomavam papéis importantes nessas sociedades pré-cristãs, foi associada ao mal. Daí surge a imagem mítica a bruxa, tão descrita no Livro Malleus Maleficarum e tão caçada pelas fogueiras da Inquisição.

A caça às bruxas acabou oficialmente em 1965, com o fim da Inquisição Romana - embora ela tenha perdido força nos últimos séculos com o menor crescimento do poder da igreja católica. Mas as imagens de bruxas voando em vassouras não sumiram do imaginário popular. Além disso, a onda “pessimista” que tomou a Europa no século XIX, principalmente na Inglaterra vitoriana, somou-se a outras figuras literárias, como o vampiro Drácula e o morto-vivo de Dr. Frankenstein.

O cinema contribuiu para a popularização do medo pelo sombrio e, posteriormente, as séries de TV e os jogos de videogame. A temática sempre acabou servindo como fuga da realidade. Portanto, em tempos de pandemia provocado pela Covid-19, curtir o Halloween, mesmo que em casa, pode ajudar a lidar com a realidade. Abaixo, confira alguns filmes, séries, livros e jogos que te farão aproveitar a data. E bom Halloween!

Lista de conteúdos para o Halloween

FILMES

Cemitério Maldito (1989) - Netflix


Os Creeds se mudaram para uma nova casa nos arredores de Chicago. Quando o gato da família morre atropelado, eles o enterram em um cemitério índio que tem o poder de ressuscitar o que for deixado naquele terreno, mas as consequências são inimagináveis. O filme é uma adaptação da obra O Cemitério, de Stephen King. Apesar de possuir uma adaptação de 2019, a versão clássica é perturbadora.

Entrevista com o Vampiro (1994) - Netflix

 

São Francisco, anos 1990. Um jornalista entrevista um jovem que afirma ser vampiro, narrando suas experiências dos últimos 200 anos. Em flash-back, conhecemos Louis de Pointe du Lac (Brad Pitt), um homem que, com a ajuda de uma criatura da noite, Lestat de Lioncourt (Tom Cruise), se torna um vampiro e precisa aprender uma nova forma de vida. Adaptação da obra homônima de Anne Rice, o filme é referência quando se trata de filmes de vampiro.

Donnie Darko (2001) - Amazon Prime


Donnie (Jake Gyllenhaal) é um jovem brilhante e excêntrico que cursa o colegial. Ele tem visões, em especial de um coelho monstruoso que apenas ele consegue ver. Até que uma de suas visões lhe diz que o mundo acabará dentro de um mês. É quando ele começa a se perguntar qual o fundo de verdade da sua previsão. Tornou-se um clássico cult e sua atmosfera sombria trás uma visão moderna do horror.

Halloween (2018) - Amazon Prime

Em Halloween, após quatro décadas de ter conseguido escapar do ataque de Michael Myers em uma noite de Halloween, Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) terá que confrontar o assassino mascarado pela última vez. Mas dessa vez, quando Myers retorna para a cidade de Haddonfield, ela está preparada. Filmes de assassinos em série, como Freedie Krueger e Jason, viraram febre graças ao filme original. Vale a pena conferir o desfecho da saga.

SÉRIES

O Nevoeiro (2017) - Netflix


David Droyton, seu filho e outros moradores de Bridgton, perto de Nova York, se vêem presos num supermercado quando um nevoeiro misterioso se espalha pela cidade. Quando alguns deles tentam sair, são rapidamente devorados por monstros ocultos na neblina. Pânico, paranoia e fanatismo religioso se espalham à medida que as tragédias se sucedem. Baseado no conto homônimo de Stephen King, teve inicialmente uma adaptação para o cinema. A série detalha o drama vivido pelos moradores com mais vigor.

O Mundo Sombrio de Sabrina (2018) - Netflix

Prestes a completar 16 anos, a jovem Sabrina Spellman (Kiernan Shipka) é obrigada a tomar uma decisão crucial que mudará sua vida para sempre. Ela deve escolher entre o mundo das bruxas e o mundo dos mortais, enquanto luta para proteger a família e os amigos de forças sombrias que os ameaçam. É uma adaptação do quadrinho americano "Chilling Adventures of Sabrina" que, por sua vez, é uma versão bem mais sombria da série de TV dos anos 90 "Sabrina, Aprendiz de Feiticeira".

Luna Nera (2020) - Netflix


Situada na Itália do século XVII, uma parteira adolescente chamada Ade descobre que sua família é composta de bruxas. Enquanto o pai de seu amante a caça, acusando ela e sua avó de bruxaria, ela precisa aprender sobre sua ancestralidade e seus poderes, além de lidar com a hipocrisia dos homens de seu tempo.
A série retrata o modus operandi da tortura e do assassinato de mulheres acusadas de bruxaria. Vale a pena assistir para entender como a Inquisição funcionava.

American Horror Story: Coven - 3ª temporada (2013) - Amazon Prime

Os únicos remanescentes dos julgamentos das bruxas de Salem, no século XV, correm risco de extinção três séculos depois. Uma escola especial de New Orleans ensina às vítimas de ataques misteriosos formas de defesa. A jovem Zoe (Taissa Farmiga) acaba de chegar e guarda um segredo enquanto a líder Fiona (Jessica Lange) volta à cidade para proteger o clã das bruxas. A série conta com a participação da cantora Stevie Nicks, do Fleetwood Mac, perseguida por haters nos anos 80 por "ser uma bruxa".

The Purge (2018) - Amazon Prime

Nos Estados Unidos arruinados pelo crime e por prisões superlotadas, o governo autorizou um período anual de 12 horas no qual toda e qualquer atividade criminal - inclusive assassinato - se torna legal. A polícia não pode ser chamada. Os hospitais suspendem a ajuda. É uma noite em que os cidadãos se autorregulam sem medo de punição. Baseado no Filme "Uma Noite de Crime", a série relata com mais proximidade as relações interpessoais afetadas pela desconfiança e por um duvidoso senso moral.

LIVROS

Malleus Maleficarum: O Martelo das Feiticeiras, de Heinrich Kramer e James Sprenger
Publicado originalmente em 1487, na Alemanha, O Martelo das Feiticeiras é um dos tratados mais importantes já escritos sobre a caça às bruxas. Apesar de ter sido condenado pela Igreja Católica, o livro continuou sendo editado e durante três séculos foi a bíblia de inquisidores por muitas partes da Europa, tendo contribuído para a repressão e morte de mais de 100 mil mulheres. Obra essencial para compreender uma parte terrível e importante da história da humanidade e o quanto ela nos afeta até hoje.

Drácula, de Bram Stoker
Obra-prima de Bram Stoker, o filme narra o assustador confronto entre Drácula, o vampiro mais famoso da literatura, e um grupo decidido a aniquilá-lo, liderado por Jonathan e Mina Harker e médico holandês Van Helsing - que também virou uma figura enigmática na cultura pop. Publicado originalmente em 1897, este livro é considerado um marco na literatura de terror e referência para qualquer obra sobre vampiros.

Medo Imortal (coletânea de contos), da Academia (Sobrenatural) Brasileira de Letras
Com o objetivo de evocar o sobrenatural, apresentar monstros e descrever atos de psicopatas, estão reunidos, além de poesias, 32 exemplares da prosa de escritores diretamente ligados à Academia Brasileira de Letras. Machado de Assis, Álvares de Azevedo, Fagundes Varela, Aluísio Azevedo, Humberto de Campos, entre outros, dão o testemunho de todo tipo imaginável de atrocidades concebidas pela mente humana.

História da Bruxaria: Feiticeiras, hereges e pagãs, de Jeffrey B. Russell e Brooks Alexander
Da feitiçaria antiga aos recentes movimentos neopagãos, a história da bruxaria está nas entrelinhas da própria História. Sua tradição, repleta de perseguições e reviravoltas, tem uma trajetória silenciosa, mas não por isso menos verdadeira e devastadora. História da bruxaria é o mais abrangente estudo antropológico sobre o tema, e o discute de forma lúcida e estimulante, sob diferentes perspectivas. Os autores examinam a gênese, o auge e o declínio da caça às bruxas e revelam como a bruxaria sobreviveu, ressurgiu, se reciclou e atua na sociedade contemporânea.

Ed & Lorraine Warren - Demonologistas: Arquivos Sobrenaturais, de Gerald Brittle e Giovanna Louise Libralon
A biografia definitiva dos mais famosos investigadores paranormais do mundo. O casal foi retratado em filmes de grande sucesso, como Invocação do Mal, Annabelle e Horror em Amityville. Ed e Lorraine permitiram ao autor acesso exclusivo aos seus arquivos sobrenaturais, que incluem relatos de poltergeists, casas mal-assombradas e possessões demoníacas. O próprio ato de ler o livro é uma experiência assustadora.

O Iluminado, de Stephen King
Isolado pela neve com a esposa e o filho, tudo o que Jack deseja, ao ser contratado para trabalhar de zelador num hotel, é um pouco de paz para se dedicar à escrita. Mas, conforme o inverno se aprofunda, o local paradisíaco começa a parecer cada vez mais sinistro. Forças malignas habitam o Overlook, e tentam se apoderar de Danny Torrance, um garotinho com grandes poderes sobrenaturais. Os espíritos resolvem se aproveitar das fraquezas do pai. Um dos livros mais assustadores de todos os tempos, O Iluminado é um clássico de Stephen King.

GAMES

Slender Man: Rise Again! (Android)

A lenda de Slender Man sempre garante bons sustos. O jogo, que já é um clássico, aparece nesta versão mobile como gratuito ou pago. Os usuários têm que resolver pequenos enigmas enquanto são perseguidos por Slender, criando uma atmosfera assustadora.

Horror Escape (Android, iOS)


Neste jogo gratuito, o usuário tem que escapar de um antigo manicômio abandonado resolvendo pequenos quebra-cabeças. Os cenários são assustadores e os gráficos são apropriados, dado o fato de que é um jogo para celular.

Resident Evil 2 Remake (PlayStation 4, Xbox One e PC)


Nesta releitura de um dos mais clássicos dos games, os usuários ficam novamente em meio à tragédia com zumbis em Racoon City. Podemos escolher entre o ponto de vista de Leon Kennedy, policial novato da delegacia da cidade, ou da jovem Claire Redfield, irmã de Chris, protagonista do primeiro game da série. Apesar da ambientação familiar, este jogo é completamente diferente e proporciona uma nova experiência aos fãs da série.

Blair Witch (Xbox One, PC)

É 1996. Um garoto desaparece na Floresta de Black Hills, perto de Burkittsville, Maryland. Como Ellis, um ex-policial com um passado conturbado, você se junta à busca. O que começa como uma investigação comum logo se transforma em um pesadelo sem fim, enquanto você enfrenta seus medos e a Bruxa de Blair, uma força misteriosa que assombra tal floresta. Blair Witch é um jogo de terror psicológico em primeira pessoa, baseado em histórias e no conhecimento cinematográfico da franquia Bruxa de Blair.