Participamos do

Theatro José de Alencar promove programação virtual em celebração ao Dia Nacional do Livro

Os projetos que compõem a programação foram selecionados pela convocatória "Arte em Rede"
15:19 | Out. 27, 2020
Autor Miguel Araujo
Foto do autor
Miguel Araujo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Dia Nacional do Livro será comemorado com programação virtual realizada pelo Theatro José de Alencar (TJA) nesta quinta-feira, 29. A data faz referência ao dia em que a Biblioteca Nacional do Brasil foi fundada no Rio de Janeiro, em 1810. Para celebrar este dia, o TJA apresentará três projetos que discutem literatura a partir de diferentes aspectos, como por meio da arte e da produção audiovisual. A exibição dessas iniciativas ocorrerá a partir das 17 horas no site e no canal do Theatro no YouTube.

A programação se iniciará com o lançamento do livro digital “Que Arte é essa?”, desenvolvido pela artista Mônica Tavares Teixeira. Por meio dessa obra, são apresentados, com linguagem de fácil compreensão, conceitos sobre artes visuais, artes cênicas, cinema, música, literatura e tradição popular. O e-book é direcionado para crianças e jovens e também propicia o entendimento de como a Arte pode ser acessível por meio de uma experiência lúdica no cotidiano da rotina familiar. Além disso, traz sugestões de atividades para serem feitas em casa.

Continuando a programação, às 18 horas, será exibido o vídeo “Reginaldo Figueiredo, O Poeta do Infinito”, que homenageia o poeta, arte-educador e historiador que foi um dos criadores do Templo da Poesia e da Vila de Poetas. O vídeo reúne entrevistas, declamações de poesias e intervenções poéticas gravadas entre 2015 e 2020 e apresenta aspectos da vida e da obra do artista. A homenagem é conduzida pelo arte-educador David Devir.

Por fim, como último componente da programação em celebração ao Dia Nacional do Livro, haverá, a partir das 19 horas, a exibição do vídeo “Crônicas do Isolamento”. Essa produção, criada pelo ator Ricardo Tabosa, traz a união entre o teatro e a literatura, em que Tabosa encena quatro textos escritos durante o período de pandemia pela autora cearense Tércia Montenegro. O ator realiza leituras próprias da obra da escritora a partir de elementos do teatro, da performance e do audiovisual.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As três iniciativas foram escolhidas pela convocatória “Arte em Rede”, criada pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) com o objetivo de selecionar projetos artísticos digitais para complementarem as programações de equipamentos culturais do Estado, entre eles o Theatro José de Alencar. A realização da convocatória ocorreu em meio ao contexto de pandemia do novo coronavírus.


Serviço
Programação virtual em comemoração ao Dia Nacional do Livro - TJA

Quando: nesta quinta-feira, 29, a partir das 17 horas
Onde: no site e no canal do YouTube do Theatro José de Alencar

Programação:

17 horas - Lançamento do e-book “Que arte é essa?”, de Mônica Tavares Teixeira
18 horas - Exibição do vídeo “Reginaldo Figueiredo, O Poeta do Infinito”, de David Devir
19 horas - Exibição do vídeo “Crônicas do Isolamento”, de Ricardo Tabosa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar