PUBLICIDADE
Noticia

Disco "Rita Lee" ganha reedição de vinil em comemoração aos 40 anos do lançamento

Em 1980, a cantora Rita Lee lançava músicas que se tornariam conhecidas até os dias atuais, como "Lança Perfume" e "Baila Comigo"

17:38 | 27/10/2020
Álbum
Álbum "Rita Lee" ganha reedição em vinil (Foto: Divulgação)

Há 40 anos, Rita Lee, em parceria com Roberto de Carvalho, apresentava o disco “Rita Lee”. Em meio à Ditadura Militar brasileira (1964-1985), a cantora entoava sobre a liberdade feminina por meio de letras de amor e intimidade. Para celebrar as quatro décadas desse marco no cenário do pop e do rock nacional, a Universal Music lançou uma reedição em vinil.

A obra era um convite a novas experiências, que ficou ainda mais claro na icônica música “Lança Perfume”: “Lança menina/ Lança todo esse perfume/ Desbaratina/ Não dá pra ficar imune / Ao teu amor/ Que tem cheiro/ De coisa maluca”. A letra foi tão disseminada que o álbum também é popularmente conhecido como o título da canção.

Leia também | Relembre a história de Belchior; cantor faria 74 anos na segunda-feira, 26

Além dessa produção, o disco conta com “Bem-Me-Quer”, “Baila Comigo”, “Shangrilá”, “Caso Sério”, “Nem Luxo Nem Lixo”, “João Ninguém” e “Orra Meu”. Quase todas feitas com Roberto de Carvalho - até hoje o companheiro de Rita Lee. Era uma produção experimental, em que vários ritmos se misturavam. Com mais de um milhão de cópias vendidas no Brasil, essa ousadia consagrou a cantora.

Ela, porém, já era famosa por sua arte diversa. Entre 1966 e 1972, foi vocalista e flautista da banda “Os Mutantes”. Ao lado de Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, era uma das principais representantes do tropicalismo. O movimento, em que nomes como Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Tom Zé também participavam, buscava uma identidade artística brasileira por meio da junção de várias referências culturais. Depois, integrou o grupo “Tutti Frutti” por meia década.

Leia também | Com pop colorido, cantora cearense Angel History prepara lançamento de single e EP

Somente depois seguiu carreira solo e lançou “Rita Lee”, em 1979. Nesta produção, reúne “Doce Vampiro”, “Chega Mais” e “Mania de Você”. Após um ano, divulgou um álbum com o mesmo nome. Este, que ganhou uma nova reedição em 2020, está à venda no site da Universal Music por R$ 169,90.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.