Participamos do

Literatura em todo canto: Sesc Ceará hospeda evento gratuito para comemorar o mês do livro

Democratização do acesso aos livros é o tema central do evento que ocorrerá de 28 a 30 de outubro

Outubro é o mês do livro e o Sesc Ceará não poderia perder a oportunidade de celebrar esta data. Diante disso, surge o evento 100% virtual e gratuito “Literatura em todo canto”. A comemoração ocorrerá de 28 a 30 de outubro e contará com bate-papo literário, performances de poesia, contação de histórias e outros momentos com convidados locais e nacionais.

“A pandemia mudou a forma de produzir arte e cultura, então migramos nossa programação para o ambiente virtual, mostrando que o Sesc reconhece a literatura como uma expressão artística importantíssima para o processo de formação humano. Ela pode e deve estar em todos os cantos, e isso não torna o livro físico obsoleto. Estamos apenas ocupando um novo ambiente, e eu diria que isso é urgente para o momento em que vivemos, com essa reclusão e impossibilidade do toque e dos afetos físicos”, diz Jair Cozta, técnico de cultura do Sesc Fortaleza.

A primeira atividade será um bate-papo entre os amantes da Biblioteca Rachel de Queiroz, mediado pela equipe do espaço. Em seguida, ocorrerá a conversa sobre o romance de estreia da cearense Tércia Montenegro, “Turismo para Cegos”, que conta a história de uma jovem artista que tem os planos interrompidos por uma doença que lhe custará a visão.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Apesar de a escritora ter feito a obra a partir de pesquisas, o debate conta com a pesquisadora Rose Soares, que estuda o livro e vive a mesma condição da protagonista. Porém, ela informa que isso é apenas um detalhe em sua vida e não algo predominante.

Contação de histórias e debate

No dia seguinte, o evento conta com a presença do alagoano Toni Edson para contar histórias com “Bichos, Cantos e Encantos”. Pela noite, será possível acompanhar o debate “Uma experiência de acesso à leitura da Livro Livre Curió Biblioteca Comunitária” sobre o espaço que movimenta a comunidade do Curió e proporciona oficinas e experiências de socialização, como clubes de capoeira e de leituras, além de auxiliarem na inscrição de editais, concursos e nas aulas à distância. 

“O Curió que, infelizmente foi conhecido como o bairro da chacina por muito tempo, passou a ser conhecido como o bairro da biblioteca, depois, da Livro Livre”, conta com orgulho Talles Azignon, criador do espaço.

De acordo com Jair Cozta, é fundamental expor como histórias podem ser construídas de forma respeitosa e orgânica sem partir de visões limitantes ou do senso comum. “É uma programação que fala de democratização, de representatividade, de liberdade”, informa o profissional.

Já na sexta-feira, o evento hospedará a oficina “Livro: Conservar para não restaurar”, com presença das bibliotecárias Joselane Maciel e Louise Pedraça. Para encerrar, acontecerá a performance poética “O Patativa que eu conheci”, apresentada por Daniel Gonçalves, neto do poeta consagrado Patativa do Assaré.

Nele, o cordelista conta a história desde o nascimento até os últimos dias de um dos nordestinos mais célebres. “Existe muita coisa que não é verdadeira, então eu conto a realidade. E nessa trajetória eu vou declamando os poemas dele. É uma viagem e parece um sarau. Dessa vez vou colocar uma sanfona para musicar”, informa Daniel.

Programação

28/10, quarta-feira
14 horas - Leitores e Biblioteca: Bate-papo literário com leitores/frequentadores da Biblioteca Rachel de Queiroz | Mediação: Equipe da BRQ
Transmissão: Google Meet

19 horas - Conversa com o Escritor: Tércia Montenegro conversa sobre o livro “Turismo para Cegos” | Mediação: Rose Soares (RJ)
Transmissão: YouTube Sesc Ceará

29/10, quinta-feira
14 horas - Contação de Histórias: “Bichos, Cantos e Encantos”, com o ator Toni Edson (AL)
Transmissão: YouTube Sesc Ceará


19 horas - Bazar das Letras: Saral2# - Uma experiência de acesso à leitura da Livro Livre Curió Biblioteca Comunitária, com Talles Azigon | Mediação: Douglas Carioca (Prof. Sesc Fortaleza)
Transmissão: Instagram @livrolivrecurio + @sescce

30/10, sexta-feira
14 horas - Oficina: “Livro: Conservar para não restaurar” (2h/aula)
Público-alvo: Leitores e frequentadores da BRQ | Facilitadoras Joselane Maciel e Louise Pedraça (Equipe da BRQ)
Número de vagas: 20
Inscrições: gratuitas até o dia 29/10 (ou até o preenchimento das vagas), exclusivamente pelo link https://cutt.ly/oficina-conservar-livros-sesc
Transmissão: Google Meet


19 horas - Performance Poética: “O Patativa que eu conheci”, com o poeta Daniel Gonçalves | Mediação: Douglas Carioca (Prof. Sesc Fortaleza)
Transmissão: YouTube Sesc Ceará

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar