Participamos do

Com Bráulio Bessa, nova edição da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental será lançada na terça, 27

A edição deste ano terá cinco peças teatrais de quatro estados do País, incluindo o Ceará
15:36 | Out. 23, 2020
Autor Miguel Araujo
Foto do autor
Miguel Araujo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Com o tema “Alegria Cura”, a 18ª edição da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental já tem data de lançamento: será na próxima terça-feira, 27. O evento acontecerá a partir das 19h30min, no shopping RioMar Fortaleza, com apresentação do poeta Bráulio Bessa sobre “a importância da alegria durante toda a vida”. Na ocasião, será divulgada também a programação oficial da Mostra. O momento será gratuito e aberto ao público e será transmitido pelo perfil da Mostra no Facebook.

Realizada anualmente no Ceará e promovida pela Estação da Luz, entidade sem fins lucrativos, a Mostra Brasileira de Teatro Transcendental é um evento artístico/cultural que relaciona a arte com a temática da espiritualidade, em que “são abordadas lições de fé, amor e altruísmo”. Além de espetáculos em teatros, acontecem apresentações abertas ao público em bairros da Capital e em cidades do interior do Estado.

Após a inscrição de peças de todo o Brasil, a edição deste ano da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental terá cinco peças teatrais de quatro estados do País, sendo eles Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A Mostra acontecerá no teatro do Shopping RioMar Fortaleza entre os dias 19 e 22 de novembro e, após esse período, seguirá para apresentações em dez municípios do interior cearense.

De acordo com Sidney Girão, organizador da Mostra, esta edição busca trazer espetáculos que proporcionem “momentos de inspiração, motivação e de esperança”. Assim, o tema está diretamente relacionado ao período de pandemia vivido em 2020.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ele relata que os principais desafios enfrentados para a realização da Mostra neste ano foram a mudança de data do evento, que antes estava previsto para acontecer em agosto, e encontrar peças de teatro que ainda estivessem em cartaz. “Infelizmente, alguns grupos se desestruturam nesta pandemia e deixaram de atuar porque teatros fecharam”, pontua.

Apesar dessas dificuldades, foi possível confirmar a realização do evento, que seguirá os protocolos sanitários de prevenção ao novo coronavírus, como distanciamento entre as poltronas, obrigatoriedade de uso de máscara de proteção, oferta de álcool em gel e redução do número de assentos disponíveis.

Esse último aspecto tem influência também no alcance da ação solidária pensada para o evento. O acesso à Mostra é gratuito, mas a organização solicita, às pessoas que tiverem condições, a doação de alimentos não perecíveis, que serão destinados à instituições beneficentes. Segundo Sidney Girão, a quantidade média de alimentos arrecadada nas últimas três edições foi de sete toneladas, mas ele prevê a possibilidade desse número diminuir nesta edição devido à limitação de assentos disponíveis ao público. “A gente pede doações de alimentos para contribuir com entidades beneficentes. Como a arrecadação costuma ser proporcional ao número de espectadores e o número de vagas é menor neste ano, estamos pedindo para as pessoas doarem mais de 2 kg de alimentos para atingirmos o número médio de doações dos anos anteriores”, afirma Girão.

Por fim, ele reforça a importância da Mostra neste momento de pandemia: “É um evento de entretenimento, de diversão e reflexão, mas também com um caráter solidário, que tem o viés do cuidado ao próximo”. A noite de lançamento da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental também contará com a banda Tocando a Vida, formada por crianças e adolescentes.


SERVIÇO:

Lançamento da 18ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental

Quando: terça-feira, 27 de outubro, a partir das 19h30min
Onde: Shopping RioMar Fortaleza (Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 - Papicu) e transmissão pelo Facebook da Mostra

Gratuito e aberto ao público

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar