PUBLICIDADE
Noticia

Artesanato nordestino é destaque em webinar nacional sobre economia criativa

Iniciativa do Itaú Cultural, o Panorama Econômico dos Setores Cultural e Criativo Brasileiro vai acontecer em formato digital. Evento é gratuito e está com inscrições abertas

17:40 | 15/10/2020
Nicole Costa é antropóloga e gerente geral do Paço do Frevo, de Pernambuco, e uma das convidadas para painel sobre o artesanato nordestino em evento promovido pelo Itaú Cultural (Foto: reprodução facebook)
Nicole Costa é antropóloga e gerente geral do Paço do Frevo, de Pernambuco, e uma das convidadas para painel sobre o artesanato nordestino em evento promovido pelo Itaú Cultural (Foto: reprodução facebook)

O Itaú cultural abriu inscrições para o webinar Panorama Econômico dos Setores Cultural e Criativo Brasileiro.  O projeto reunirá profissionais de diversas partes do País para debater sobre criatividade, inovação, empreendedorismo e crescimento no audiovisual. O evento,  gratuito, acontecerá on-line nos dias 20 e 27 de outubro e 3 e 10 de novembro, sempre  das 17h  às 18 horas. Serão disponibilizadas mil vagas em cada dia, e os interessados devem se inscrever pelo site itaucultural.org.br, até o preenchimento das vagas. O evento é gratuito.

A iniciativa faz parte do Observatório do Itaú Cultural, plataforma inaugurada no último dia 13 de outubro, dedicada a reunir dados sobre economia criativa, setor que representa 4% da receita bruta da economia brasileira.

O Nordeste será destaque no painel "Artesanato: como romper os desafios da informalidade e ampliar a participação internacional", comandado por Nicole Costa, gerente geral do Paço do Frevo,  e André Lira, do Inova Nordeste.

“A ideia é provocar uma reflexão e instigar a construção de novas ideias a respeito do artesanato, especialmente no âmbito acerca de quem são esses artesãos e o que é vivenciado como parte de nossa cultura, de nossa construção identitária, de sociabilidade” conta Nicole Costa.

André Lira reforça a potência que é o Nordeste e a importância de apostar em artistas locais. “O Nordeste antes de tudo é uma região riquíssima na sua capacidade simbólica de representar o País. Sua história, sua ancestralidade, seu contexto cultural e acaba nos levando a refletir e entender que dentro de um contexto econômico que tem a criatividade como seu principal motor é de fato um território muito rico e muito capaz de efetivar uma formação feita com todos os meios - cultural, artística e de tecnologia”.

No webinar também será possível acompanhar painéis sobre desenvolvimento pela pesquisa, inovação e empreendedorismo, como crescer de forma sustentável no audiovisual brasileiro e sobre reconhecer a potência da cultura e dos setores criativos contando com estudiosos de instituições como a Cinemateca, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Olabi e PretaLab, espaços que buscam democratizar a produção de tecnologia, e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).



Programação

20 de outubro

Intensidade Criativa: um novo olhar para a potencialidade da cultura e dos setores criativos

Com João Silva (Black Swan/ Creative Pack) e Silvana Bahia (Olabi/ PretaLab)

Mediação: Leandro Valiati (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS/ Painel de Dados IC)

 

27 de outubro

Ilha do Silício: oportunidade de desenvolvimento pela pesquisa, inovação e empreendedorismo

Com Gabriel Sant’Ana dos Santos (Associação Catarinense de Tecnologia - ACATE) e Susana Bianchini (Museu de Arte de Santa Catarina/ Fundação Cultural Catarinense)

Mediação: Marcos Cuzziol (Observatório Itaú Cultural)

 

3 de novembro

Audiovisual Brasileiro: como manter um crescimento sustentável

Com Hernani Heffner (MAM/ Cinemateca RJ) e Alessandra Meleiros (UFSCar/FORCINE)

Mediação: Leandro Valiati (UFRGS/ Painel de Dados IC)

 

10 de novembro

Artesanato: como romper os desafios da informalidade e ampliar a participação internacional

Com André Lira (Cultive Soluções / Inova Nordeste) e Nicole Costa (Paço do Frevo)

Mediação: Luciana Modé (Observatório Itaú Cultural)

Serviço

Webinar Panorama Econômico dos Setores Cultural e Criativo Brasileiro

Inscrições: A partir de 13 de outubro (terça-feira)

Onde: www.itaucultural.org.br

Vagas: 1000 por encontro

Inscrições gratuitas