Participamos do

Artesanato nordestino é destaque em webinar nacional sobre economia criativa

Iniciativa do Itaú Cultural, o Panorama Econômico dos Setores Cultural e Criativo Brasileiro vai acontecer em formato digital. Evento é gratuito e está com inscrições abertas
17:40 | Out. 15, 2020
Autor Isabella von Haydin
Foto do autor
Isabella von Haydin Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Itaú cultural abriu inscrições para o webinar Panorama Econômico dos Setores Cultural e Criativo Brasileiro.  O projeto reunirá profissionais de diversas partes do País para debater sobre criatividade, inovação, empreendedorismo e crescimento no audiovisual. O evento,  gratuito, acontecerá on-line nos dias 20 e 27 de outubro e 3 e 10 de novembro, sempre  das 17h  às 18 horas. Serão disponibilizadas mil vagas em cada dia, e os interessados devem se inscrever pelo site itaucultural.org.br, até o preenchimento das vagas. O evento é gratuito.

A iniciativa faz parte do Observatório do Itaú Cultural, plataforma inaugurada no último dia 13 de outubro, dedicada a reunir dados sobre economia criativa, setor que representa 4% da receita bruta da economia brasileira.

O Nordeste será destaque no painel "Artesanato: como romper os desafios da informalidade e ampliar a participação internacional", comandado por Nicole Costa, gerente geral do Paço do Frevo,  e André Lira, do Inova Nordeste.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“A ideia é provocar uma reflexão e instigar a construção de novas ideias a respeito do artesanato, especialmente no âmbito acerca de quem são esses artesãos e o que é vivenciado como parte de nossa cultura, de nossa construção identitária, de sociabilidade” conta Nicole Costa.

André Lira reforça a potência que é o Nordeste e a importância de apostar em artistas locais. “O Nordeste antes de tudo é uma região riquíssima na sua capacidade simbólica de representar o País. Sua história, sua ancestralidade, seu contexto cultural e acaba nos levando a refletir e entender que dentro de um contexto econômico que tem a criatividade como seu principal motor é de fato um território muito rico e muito capaz de efetivar uma formação feita com todos os meios - cultural, artística e de tecnologia”.

No webinar também será possível acompanhar painéis sobre desenvolvimento pela pesquisa, inovação e empreendedorismo, como crescer de forma sustentável no audiovisual brasileiro e sobre reconhecer a potência da cultura e dos setores criativos contando com estudiosos de instituições como a Cinemateca, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Olabi e PretaLab, espaços que buscam democratizar a produção de tecnologia, e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).



Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar