Participamos do

30º Cine Ceará divulga filmes selecionados para as Mostras Competitivas

Festival acontecerá de 5 a 11 de dezembro, em formato híbrido, com estreias no panorama nacional e internacional do cinema. Evento terá atividades presencialmente, em Fortaleza, e on-line pelo Canal Brasil

A 30ª edição do Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema já tem os selecionados para a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem e para a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem. Filmes com estreias no panorama nacional e internacional do cinema, de diversos gêneros e formatos. Por conta da pandemia da Covid-19, o evento será realizado de 5 a 11 de dezembro, em formato híbrido. As obras serão exibidas presencialmente, com ocupação reduzida no Cineteatro São Luiz, e on-line pelo Canal Brasil Play.

São três décadas de edições de um dos mais tradicionais eventos de cultura do Ceará. Em entrevista ao O POVO, o cineasta Wolney Oliveira, Diretor Executivo do Festival desde 1993, já havia adiantado as medidas tomadas para a realização do evento - em concordância com os protocolos sanitários do Governo do Estado do Ceará.

LEIA TAMBÉM | Wolney Oliveira: "Você tem que continuar acreditando"

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Entre os sete longas-metragens inéditos no Brasil, selecionados para a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, cinco têm passagens por relevantes festivais do mundo. “Branco no Branco” (Blanco en Blanco), dirigido por Théo Court - uma coprodução Chile-Espanha-França-Alemanha - garantiu prêmios em festivais como os de Veneza, Toulouse e Havana. Já a obra autobiográfica “A Meia Voz” (La Media Voz), de Patricia Pérez Fernández e Heidi Hassan, venceu um dos principais festivais de documentário do mundo: o IDFA, na Holanda.

Dois longas-metragens brasileiros terão première mundial no evento cearense. Destaque para a ficção  “Última Cidade”, dirigido por Victor Furtado. Na trama, João, montado em seu cavalo, Cruzeiro, e na companhia do andarilho Tahiel, adentra uma grande cidade da região Nordeste do Brasil para enfrentar quem tomou suas terras e acabou com sua família. A obra é uma produção Marrevolto Filmes.

"Última Cidade", de Victor Furtado", é uma produção Marrevolto Filmes - produtora audiovisual com foco no cinema independente.
"Última Cidade", de Victor Furtado", é uma produção Marrevolto Filmes - produtora audiovisual com foco no cinema independente. (Foto: Divulgação)

“Nazinha Olhai Por Nós”, de Belisario Franca, documenta as vésperas do Círio de Nazaré - uma das maiores festividades católicas do mundo - sob a perspectiva de quatro presidiários. Eles aguardam por um indulto, espécie de “perdão” concedido pelo poder público, para quem deseja celebrar Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da cidade de Belém, no Pará. O filme é uma coprodução Globo News e Globo Filmes.

Depois de participar do Festival de Rotterdam, o longa “A Morte Habita à Noite”, de Eduardo Morotó, também terá sua primeira exibição no País. Os filmes da Competitiva de Longas tiveram a curadoria de Margarita Hernandez, diretora de programação do evento.

Curtas-metragens

Para a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, foram selecionados 15 filmes dentre os 900 inscritos, segundo a organização do Cine Ceará. Os curadores Mariana Medina e Temo Carvalho escolheram representantes de nove estados, dos 25 que enviaram suas produções. Dois dos concorrentes são do Ceará.

Em “A beleza de Rose”, o diretor Natal Portela ficciona “um dia na vida”, como cita a sinopse do filme. Já no documentário “Não te amo mais”, a diretora Yasmin Pessoa traça a sua relação com São Paulo, cidade em que vive há quase dez anos, a partir de depoimentos de imigrantes do Nordeste.

Confira a lista de selecionados para as Mostras Competitivas do 30º Cine Ceará:

Longas da Competitiva Ibero-americana

A Meia Voz (A Media Voz). Direção: Patricia Pérez Fernández e Heidi Hassan. Documentário. 80 min. Espanha-França-Suíça-Cuba. 2019. Livre. Première Brasil

A Morte Habita à Noite. Direção: Eduardo Morotó. Ficção. 94 min. Brasil. 2020. 12 anos. Première Brasil

Última Cidade. Direção: Victor Furtado. Ficção. 70 min. Brasil. 2020. Livre. Première Mundial

Branco no Branco (Blanco en Blanco). Direção: Théo Court. Ficção. 100 min. Chile-Espanha-França-Alemanha. 2019. 12 anos. Première Brasil

Era uma vez na Venezuela (Érase una vez en Venezuela). Direção: Anabel Rodríguez. Documentário. 90 min. Venezuela-Reino Unido-Áustria-Brasil. 2020. 12 anos. Première Brasil

As Boas Intenções (Las Buenas Intenciones) Direção: Ana García Blaya. Ficção. 83 min. Argentina. 2020. Livre. Première Brasil

Nazinha Olhai Por Nós. Direção: Belisario Franca. Documentário. 87min. 2020. Brasil. 12 anos. Première Mundial

Curtas da Competitiva Brasileira

5 estrelas. Direção: Fernando Sanches. Ficção. 15 min. São Paulo. 2020.

A beleza de Rose. Direção: Natal Portela. Ficção. 20 min. Ceará. 2020.

A Nave de Mané Socó. Direção: Severino Dadá. Ficção. 18 min. Pernambuco. 2019.

A volta pra casa. Direção: Diego Freitas. Ficção. 16 min. São Paulo. 2019.

Desaparecido. Direção: Gabriel Calamari. Ficção. 21 min. São Paulo. 2020.

Inabitável. Direção: Matheus Farias & Enock Carvalho. Ficção. 20 min. Pernambuco. 2020.

Magnética. Direção: Marco Arruda. Experimental. 16 min. Rio Grande do Sul. 2020.

Não te amo mais. Direção: Yasmin Gomes. Documentário. 10 min. Ceará. 2020.

Nós. Direção: Hugo Moura e Ricardo Burgos. Ficção. 9 min. Rio de Janeiro. 2019.

O Babado da Toinha. Direção: Sérgio Bloch. Documentário. 13 min. Rio de Janeiro. 2020.

O Barco e O Rio. Direção: Bernardo Ale Abinader. Ficção. 17 min. Amazonas. 2020.

O sal da vida. Direção: Danilo Carvalho. Documentário. 3 min. Piauí. 2020.

Parabéns a Você. Direção: Andreia Kaláboa. Ficção. 19 min. Paraná. 2019.

Quitéria. Direção: Tiago A Neves. Ficção. 14 min. Paraíba. 2019.

Vista para dias nublados. Direção: Ana Luísa Moura. Ficção. 11 min. Rio Grande do Sul. 2019.


Serviço

30° Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema
Quando: 5 a 11 de dezembro de 2020
Onde: presencial, em Fortaleza, Ceará, e virtual na plataforma Canal Brasil Play
Mais informações: no Instagram: @cineceara e no site do Festival

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar