Participamos do

Novo episódio do Podcast Vida&Arte discute impacto das redes sociais nas relações

Lançado nesta segunda-feira, 5 de outubro, o 30° episódio do Podcast Vida&Arte conta com Cinthia Medeiros, Marcos Sampaio, Renato Abê e PH Santos
15:04 | Out. 05, 2020
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Instagram comemora uma década de lançamento nesta terça-feira, 6 de outubro. Atualmente, ele conta com mais de um bilhão de usuários ativos mensais. O botão de “like” é clicado aproximadamente 4,3 bilhões de vezes por dia. A partir desses números exorbitantes e da efeméride, o 30° episódio do Podcast Vida&Arte discute os impactos das redes sociais nas relações humanas.

Com Cinthia Medeiros, Marcos Sampaio, Renato Abê e PH Santos, o programa também reflete sobre a polarização dos grupos e a falsa sensação de realidade promovida pelas plataformas. A falta de pertencimento que algumas pessoas sentem ao não utilizar as redes da maneira considerada ideal também é um tópico abordado.

Para começar a conversa, eles trazem o novo documentário da Netflix, “O Dilema das Redes”, que foi lançado no dia 9 de setembro. Dirigido por Jeff Orlowski, o filme explicita a manipulação que os internautas sofrem e o pensamento capitalista por trás desse consumo diário. “Parece que a gente está no controle, mas talvez a gente não esteja tão no controle assim. Talvez estejamos só com um novo tipo de comportamento de manada sem saber”, considera PH Santos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A produção audiovisual traz ex-funcionários de grandes redes sociais e professores universitários para o debate. Tim Kendall, ex-presidente do Pinterest, Justin Rosenstein, co-criador do “like” no Facebook, e Jaron Lanier, pioneiro da realidade virtual, são alguns dos nomes presentes.

Outra questão que os quatro conversam é sobre a imposição de produzir conteúdo para as redes sociais. As pessoas, por exemplo, que não publicam de forma recorrente sobre as vidas pessoais podem parecer “distantes” da realidade. “Se você não tiver nas redes sociais, é como se você não existisse’, avalia Marcos Sampaio.

O novo episódio do Podcast de cultura do O POVO já está disponível nas plataformas digitais. O programa é divulgado semanalmente. Confira:

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar