Participamos do

Artista plástico cearense é um dos representantes do Brasil em exposição internacional on-line

A Mostra "Imunidade Criativa" busca trazer a visão de cada artista em relação à pandemia do novo coronavírus

O artista plástico Wanger dos Santos, natural de Fortaleza, participará da exposição internacional on-line “Imunidade Criativa”. O cearense está entre os dois brasileiros que irão expor obras no evento. A mostra virtual é idealizada pelo artista visual chileno Fabaries Vásquez e busca contemplar trabalhos artísticos produzidos durante o período de pandemia. A abertura da exposição acontecerá no próximo dia 7, a partir das 18 horas, e ficará disponível para o público no site do organizador.

A Mostra contará com mais de 30 artistas plásticos vindos de 16 países, como Colômbia, Argentina, Chile, Espanha, Portugal e Grécia. Além do cearense Wanger dos Santos, o Brasil será representado por Leonardo Vieira. A exposição busca trazer a visão de cada artista em relação à pandemia do novo coronavírus. Cada expositor exibe apenas uma obra própria, e a escolhida e criada por Wanger foi a pintura Como Estaria Picasso Nos Dias Atuais em Plena Pandemia da Covid-19.

A arte, que exibe o pintor espanhol usando máscara de proteção e com as mãos em uma janela, procura imaginar qual seria a reação de Pablo Picasso ao lidar com o isolamento imposto pelo novo coronavírus, já que ele vivenciou a pandemia da Gripe Espanhola, ocorrida no século passado. Wanger dos Santos afirma que também desejou, com a sua obra, ressaltar os sentimentos de angústia e de medo das pessoas neste momento.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A arte para Wanger assume um caráter quase intrínseco a sua vida. Ele relata que desde sua infância, quando tinha cerca de cinco anos de idade, se relaciona com o campo da cultura de forma muito próxima. Sua trajetória no meio artístico começou com desenhos de plantas feitos por ele nas paredes de onde morava, descobrindo que poderia expressar sua vivência a partir da linguagem não-verbal. A partir disso, percebeu que “não dava para deixar de fazer arte”.

As influências artísticas de Wanger foram se diversificando e se acumulando ao longo de sua vida. As primeiras referências surgiram de desenhos animados que eram transmitidos na televisão, como Os Cavaleiros do Zodíaco, além de histórias em quadrinhos. Ele destaca que foi a partir dos 15 anos de idade que começou a “consumir” artes plásticas, com artistas como Raimundo Cela e Aldemir Martins, e afirma que também recebeu influências de artistas internacionais como o pintor peruano Bóris Vallejo e o artista espanhol Luis Royo.

Em suas obras, Wanger dos Santos busca homenagear seus filhos e também a cultura cearense. Esse último tema, aliás, recebe destaque no discurso do artista plástico, que ressalta a importância de se valorizar também os aspectos presentes no Nordeste. “Apesar das inúmeras influências, eu acho que uma das coisas mais importantes do trabalho de um artista (local) é enriquecer a cultura nordestina. Trazer sempre, no ato de criar, a cultura cearense”, complementa.

O artista plástico acredita que a arte serve como “uma forma de oxigênio”, e essa configuração é reforçada ainda mais neste contexto de pandemia. Para Wanger, ao fazer arte o artista migra para um “mundo paralelo” onde é possível encontrar aspectos de cura para possíveis sofrimentos e mágoas. Ele também destaca que ela é mecanismo de transformação tanto para a vida de seu criador quanto para a vida de quem a aprecia.

Serviço
Exposição virtual “Imunidade Criativa”
Quando: Abertura dia 7/10, às 18 horas
Onde: site do organizador Fabaries Vásquez
Mais informações: @wangerartes e @fabaries_granadastar

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar