Participamos do

Fotógrafa e escritora Tércia Montenegro ministra o curso on-line "A ficção nas imagens"

Projeto explora o potencial narrativo em textos visuais. Inscrições estão abertas até 14 de outubro, pela plataforma Sympla

Existe ficção nas imagens? Um texto visual pode “contar uma história”? Quais são as estratégias criadas para o ato de narrar que dispensam a palavra? A partir desses questionamentos, a fotógrafa e escritora Tércia Montenegro ministra o curso on-line “A ficção nas imagens”, de 14 a 16 de outubro, sempre das 18 horas às 19h30min. As inscrições estão abertas até o primeiro dia do evento, pela plataforma Sympla, no valor de R$ 66.

Para explorar o potencial narrativo em textos visuais, Tércia Montenegro apresentará reflexões sobre as obras de criadores - tanto modernos quanto contemporâneos. Artistas que enfatizam a imagem em seus trabalhos, seja por meio da fotografia, da pintura, da escultura ou da performance. As análises partem das estéticas de Frida Kahlo, Nahui Olin, Marina Abramovic, Orlan, Balthus, Yoko Ono, dentre outros.

A imersão teórica percorre as diversas modalidades “do narrar”, para o entendimento de uma ficção que vai além da literatura. O percurso formativo é voltado para qualquer pessoa com desejo de expandir seus conhecimentos em arte e narrativas diversas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Nós somos muito habituados a pensar no texto enquanto um objeto verbal. Contudo, o caráter do texto também está em outras dimensões, em outras linguagens”, diz Tércia Montenegro, escritora, fotógrafa e professora do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora do Visada, grupo de investigação do texto visual da UFC, Tércia também publica crônicas aos domingos, quinzenalmente, no Jornal O POVO e mantém uma coluna no jornal curitibano Rascunho.

De acordo com Tércia, sem o uso da palavra, os traços narrativos percorrem diversas estratégias para demonstrar, por exemplo, as marcas da ação ou da progressão temporal. Em “A ficção nas imagens”, serão percebidas as textualidades nas imagens e, depois, essas narratividades.

Diálogo entre linguagens

Como fotógrafa, Tércia participou de exposições individuais e coletivas - ganhando em 2009 o prêmio Unifor Plástica. No pós-doutorado, estudou Semiótica da Fotografia na Université de Liège, na Bélgica, em 2015. Desde então, desenvolve projetos de diálogo entre linguagens, aproximando literatura, performance e visualidades.

Alguns dos livros de Tércia Montenegro publicados: “O Tempo em Estado Sólido” (2012), “Os Espantos” (2014), “Turismo para cegos” (2015), “O Vendedor de Judas" (2016), “Em plena luz" (2019).

Serviço

Curso on-line “A ficção nas imagens”, com Tércia Montenegro
Quando: de 14 a 16 de outubro, sempre das 18 horas às 19h30min
Inscrições: até 14 de outubro pela plataforma Sympla
Quanto: R$ 66

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar