Participamos do

Professora usa método FanArt para ensinar mais de 100 mil alunos pela internet a como desenhar animes e mangás

Mayara Rodrigues criou um canal no Youtube, que já conta com mais de 1,2 milhão de inscritos, para divulgar seus trabalhos e orientar iniciantes e avançados na arte do desenho
11:49 | Set. 18, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A artista Mayara Rodrigues, de apenas 26 anos, se destacou entre a comunidade de fãs da cultura japonesa, após desenvolver técnica que ajuda iniciantes e avançados a aprimorar desenhos de animes e mangás. O Método FanArt, conforme a artista, consiste em reproduções inspiradas na admiração de personagens, que são queridos para os fãs. Por meio do interesse na cultura popular nipônica e tendo com base revistas de quadrinhos e seu próprio estilo artístico, Mayara lançou um curso e um canal no Youtube, onde divulga seu trabalho e orienta estudantes a evoluírem na arte.

Quando adquiriu interesse pela área, ainda na infância, Mayara precisou recorrer a revistas em bancas de jornal, para aprender novas técnicas de desenho. Com isso, ao longo dos anos, aperfeiçoou seu estilo e traços e desenvolveu um método de ensino para ajudar pessoas a evoluir na arte do desenho de animes e mangás. Esse método, segundo ela, a ajuda a expressar seus sentimentos, ideias e admirações.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Em entrevista ao O POVO, Mayara conta como desenvolveu o interesse pelo desenho e dá dicas para iniciantes que querem atuar profissionalmente no ramo da arte gráfica.

O POVO: Você tem ensinado técnicas de desenho para um grande público no Youtube. Quando começou seu interesse pela arte?

Mayara Rodrigues: Quando eu era criança, assistia muitos desenhos animados na TV, e queria reproduzir com as minhas próprias mãos os personagens que via ali. Eu lembro claramente de “fases” nas quais eu desenhava mais alguns personagens, e depois outras fases em que eu desenhava outros, conforme ia assistindo mais animes. Algo que, pensando agora, eu acho curioso, é que eu nunca gostei tanto dos desenhos animados americanos, mesmo sem saber diferenciar dos que eram japoneses. Isso pode dizer muito sobre a diferença de estilos entre ambos. Na minha adolescência eu tive meu primeiro contato com técnicas de desenho, pegando emprestado uma revistinha de um colega de escola. E, a partir dali, eu fui comprando minhas próprias revistinhas para aprender mais. À época, queria muito fazer um curso de desenho, mas não existia nenhum curso de desenho na cidade onde eu morava, e também não tinha condições financeiras para isso. Aos 18 anos, eu fui ter um contato maior com a internet - que ajudou muito no meu desenvolvimento também - e abri meu canal no YouTube.

OP: Na sua opinião, desenhar bem é dom ou habilidade?

Mayara: Não digo que é dom ou habilidade, e sim treinamento. Eu passei a vida inteira desenhando, e somente de uns quatro ou cinco anos para cá, eu posso dizer que meus desenhos estão satisfatórios. Desenhar é muito similar a tocar um instrumento. No instrumento, todo mundo sabe que é preciso muito estudo, treinamento, e que algumas pessoas vão ter um pouco mais de facilidades do que outras, mas, qualquer um pode aprender. No desenho é a mesma coisa.

OP: Qual conselho você dá para pessoas que querem começar a desenhar, sobretudo nesse estilo mais voltado para os animes e mangás?

Mayara: Comece a desenhar coisas que você gosta e tenha muita paciência. É uma prática que leva muito tempo, tanto no estudo quanto na produção de um trabalho final. Então, se você estiver emocionalmente envolvido com o objeto de desenho, seja um anime, algum personagem ou cena específica, vai ser mais fácil e rápido avançar nos estudos.

OP: Quais são seus animes favoritos e os mangakás que te inspiram?

Mayara: Meus animes favoritos são Naruto, Code Geass, Shingeki no Kyojin, Shigatsu wa Kimi no Uso, Kimetsu no Yaiba, Steins Gate, Fairy Tail, FullMetal Alchemist: Brotherhood, e muitos outros (risos). Agora os mangakás são Masashi Kishimoto, grupo Clamp, Tite Kubo, Hiro Mashima, Hiromu Arakawa, Tsugumi Oba, Takeshi Obata e Tadatoshi Fujimaki.

OP: Seu público atualmente é de mais de 1,2 milhão de inscritos no Youtube. Para se destacar e alcançar tanta gente, você chegou a desenvolver alguma técnica de ensino e de desenho?

Mayara: Sim. Eu vi muitas técnicas diferentes em revistas e na Internet, e reuni aquilo que foi mais efetivo para mim e desenvolvi minha própria técnica, que é o que eu ensino no Método Fan Art [arte inspirada nos interesses dos fãs]. Em relação aos vídeos, eu sempre tentei unir o que está em alta nos animes com aquilo que eu gosto, para produzir os vídeos.

OP: Você tem um plano ousado de ensinar mais de 200 mil pessoas até 2025, e, atualmente, seu curso Método Fan Art já conta com mais de 100 mil alunos. Para chegar nesse objetivo, quais são os próximos passos?

Mayara: Continuar criando conteúdo e postando desenhos é o que eu devo fazer. Penso que, o que atraiu um grande público para os meus desenhos e fez com que as pessoas quisessem aprender comigo, foi o amor e a dedicação que eu tenho por eles.

Dicas para iniciantes e profissionais no desenho

Com a produção para o canal no Youtube, Mayara Rodrigues trabalha em seus desenhos por cerca de 6h a 8h por dia. Ela conta que, para atuar nesse ramo profissionalmente, é preciso ter paciência, dedicação e organização. “A terceira, porque geralmente trabalho de casa e sozinha, então é muito fácil começar a procrastinar ou colocar outros afazeres na frente do desenho”, relata.

“Como a maioria dos desenhos que faço são gravados, eu costumo trabalhar com pausas a cada 30 minutos ou 1 hora. A câmera para automaticamente de gravar a cada 30 minutos, então eu aproveito para descansar um pouco quando ela para”, complementa. Mayara também adaptou o espaço de trabalho para ter melhor comodidade, com uma mesa mais adequada, onde pode ter todos os materiais de que precisa ao alcance das mãos.

Leia também | Nova sequência de God of War terá narrativa de Ragnarok, na mitologia nórdica

Paciência também é um requisito fundamental para iniciantes, pois a arte do desenho necessita de prática. “Certamente para um profissional ou para uma pessoa avançada nos estudos, há algumas coisas que são feitas mais rapidamente, mas para um bom desenho, bem acabado, é necessário muito tempo e paciência”, pontua. O melhor material para começar, ela acrescenta, são aqueles mais voltados para o desenho tradicional, que a maioria das pessoas já está familiarizada, como o lápis comum e os de cor, além do próprio papel.

Conforme o desenhista avance em experiência e técnica, produtos mais específicos podem ser adicionados, como caneta ou marcadores, por exemplo. “Um material muito diferente, ou de ponta, não vai influenciar o aprendizado do iniciante, inclusive pode atrapalhar, pois ele pode se frustrar ao tentar usar um material muito diferente do que está acostumado e não conseguir um bom resultado pela falta de experiência e técnica”, finaliza Mayara.

Serviço

O curso Método Fan Art produzido por Mayara Rodrigues está disponível na internet e possui seis módulos com mais de 35 vídeo aulas e dicas bônus. Para conferir outros trabalhos da artista, basta acessar o canal do Youtube e o Instagram, onde ela publica suar artes e dá dicas sobre técnicas de desenho.

MÉTODO FAN ART
CANAL DO YOUTUBE
INSTAGRAM

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar