Participamos do

27° Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga acontece por transmissão on-line

FNT adota a virtualidade em tempos de pandemia e dissemina arte gratuitamente nas mais diversas plataformas digitais entre 26 e 30 de setembro
18:10 | Set. 18, 2020
Autor Bruna Forte
Foto do autor
Bruna Forte Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

WhatsApp, Instagram, e-mail, YouTube, Spotify, Deezer, contato telefônico: neste ano, o tradicional Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga será realizado por transmissão on-line. Em sua 27ª edição, o FNT adota a virtualidade em tempos de pandemia e dissemina arte gratuitamente nas mais diversas plataformas digitais entre 26 e 30 de setembro. Sob coordenação de curadoria de Paulo Feitosa (CE), os curadores Celso Curi (SP), Thereza Rocha (CE) e Paula de Renor (PE) selecionaram 10 grupos para a Mostra Nordeste. Informações sobre exibição dos espetáculos serão divulgadas nas redes do FNT.

Leia também | De Stephen King a Lady Gaga: Bia Leite lança exposição virtual "Christine" hoje

Grupo Magiluth, Pico Preto, Clowns de Shakespeare, Inquieta Cia., grupocaixacenica, Teatro de Fronteira, Flecha Lançada Arte, Paula Yemanjá Torres e Zéis, Cia. Pão Doce e Companhia Teatro dos Novos são os grupos que integram a Mostra Nordeste do FNT em 2020.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No espetáculo cearense “Um São Sebastião Flechado”, Paula Yemanjá Torres e Zéis performam textos de literários Nelson Rodrigues. "Sou atriz e contadora de histórias, então eu já trabalhava com alguns contos do Nelson Rodrigues. Eu sempre gostei de narrar para adultos, então ao longo do tempo fui montando um repertório de textos adultos e surgiu interesse de trabalhar com Nelson Rodrigues. A gente trabalha não com o Nelson Rodrigues do teatro, a gente trabalha com o Nelson Rodrigues dos contos e das entrevistas. Esse trabalho já existe há dois anos, o Zéis e eu dividimos a cena e trabalhamos a partir de um conto do Nelson Rodrigues que se chama 'Mártir em casa e na rua'", explica Paula.

Sobre a virtualidade, Paula Yemanjá partilha o processo criativo: "Quando fomos levar esse trabalho para a Internet, eu queria proximidade — queria que a gente levasse para a câmera um clima de informalidade, onde o espectador tivesse a sensação de estar junto com a gente. Como a gente trabalha com histórias de amor e de morte, que são duas obsessões do Nelson, o lugar de excelência para se falar desses sofrimentos é o boteco". Nesta mesa de bar virtual, os performers criam diálogos e misturam música, literatura e muita paixão. "Nossa cena é preta e branca, então a gente trabalhou com esse contraste de cores de filmes antigos também para falar dessa dramaticidade do Nelson, para remeter a um outro tempo, para criar uma atmosfera noir que foge dessa velocidade do hoje", conclui a atriz e contadora.

Com coordenação geral Nilde Ferreira, o Festival Nordestino de Teatro de 2020 apresenta o tema “É. Foi. Será. Teatro”, um passeio por este ser ou não ser que o tempo leva, traz e faz com as artes cênicas. O 27º FNT e uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga, com apoio da Prefeitura de Guaramiranga e o apoio institucional do Governo do Estado do Ceara por meio da Secretaria da Cultura.


27° Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga

Quando: De 26 a 30 de setembro nas plataformas digitais

Mais informações: em facebook.com/fntguaramiranga e fntguaramiranga.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar