Participamos do

Websérie apresenta paisagens e histórias de três destinos para visitar no Ceará

"Viaje nessa Live" traz curiosidades sobre o Rio Ceará, o município de Itarema e a Serra da Ibiapaba. Estreia será nesta quinta-feira, 17
18:49 | Set. 16, 2020
Autor Luiza Ester
Foto do autor
Luiza Ester Repórter do núcleo de Cultura e Entretenimento do O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A partir de um passeio ecológico de barco pelo Rio Ceará, pode-se conhecer valores naturais e históricos do Estado. Bem ali, na divisa entre Caucaia e Fortaleza, há uma extensa área de manguezal e a memória do início da colonização portuguesa neste território. Tal curso de água é tema do primeiro episódio da websérie “Viaje nessa Live”, com estreia marcada para esta quinta-feira, 17. As belezas e as curiosidades do município de Itarema e da Serra da Ibiapaba serão apresentadas nos próximos capítulos, entre os meses de setembro e outubro.

Iniciativa do Sesc Ceará para promover a retomada responsável das atividades do programa Turismo Social, programação completa será divulgada em breve. Para assistir, é preciso preencher um formulário de inscrição disponibilizado pela instituição. O link de acesso será enviado ao espectador cadastrado e a transmissão on-line acontece sempre às 19 horas. Após a exibição, o episódio será liberado no YouTube.

Refúgio natural e resgate histórico

Kayro Oliveira, sanfoneiro mirim e ex-participante do The Voice Kids, participa do primeiro programa. Partindo do Hotel Ecológico Sesc Iparana, localizado na Praia de Iparana, em Caucaia - a cerca de 15,5 quilômetros do centro da Capital -, roteiro segue pelo Rio Ceará.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O convite é por um passeio de refúgio natural e resgate da história de Fortaleza. O voo rasante das garças sobre as águas do rio integra a paisagem. Segundo a turismóloga Naiara Cavalcante, trata-se de um local de relevância ambiental, histórica e turística do Estado.

Um passeio por Itarema

Município cearense localizado a cerca de 230 quilômetros da Capital, Itarema é composto por diversas riquezas naturais e históricas. A Praia de Almofala, por exemplo, abriga coqueirais, lendas indígenas dos povos Tremembé e tartarugas-verde — ou aruanãs, como são chamadas pelos povos originários. A paradisíaca Ilha do Guajirú, pequena faixa de areia próxima às praias da Barra, do Farol, do Guajirú e das Dunas, conta com o famoso passeio de barco pelo Rio do Porto.

No segundo episódio do “Viaje nessa Live”, o humorista Alex Nogueira mostra os atrativos naturais e a conhecida Igreja de Nossa Senhora da Conceição, soterrada por uma duna móvel por cerca de meio século. Exemplo da arquitetura jesuítica, o templo católico em estilo barroco conserva sua originalidade e estrutura colonial até os dias atuais.

Encantos da Serra da Ibiapaba

Pôr do Sol da Serra da Ibiapaba, no Ceará
Pôr do Sol da Serra da Ibiapaba, no Ceará (Foto: Camila de Almeida/O POVO)

Já no terceiro episódio da websérie, destacam-se os encantos serranos dos municípios de Guaraciaba do Norte e São Benedito, localizados em pontos elevados da Serra da Ibiapaba. A cerca de 364 quilômetros da Capital, o destino é ideal para quem quer relaxar numa temperatura mais amena em comparação às outras regiões do Ceará.

Devido à altitude, a região da Serra da Ibiapaba é conhecida pela produção e exportação de hortaliças e flores, além do cultivo da cana-de-açúcar e derivados. Cachoeiras, floriculturas e a ocorrência de neblina no começo da manhã e com frequência à noite integram os atrativos turísticos. Para este fim de semana de 19 e 20 de setembro, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê temperatura mínima de 17º C e máxima de 34º C para a região, com intensidade moderada dos ventos. A umidade pode chegar até 100% e mínima de 30%.

Como conhecer?

Essas viagens internas se tornaram alternativa viável para a retomada do turismo no Brasil, após um longo período de isolamento social devido à pandemia da Covid-19. Os espectadores da websérie “Viaje nessa Live” e demais interessados poderão vivenciar as experiências apresentadas, seguindo os protocolos sanitários, por meio da aquisição dos pacotes de viagem do programa Turismo Social do Sesc Ceará.

Para isso, é necessário ter o Cartão Sesc. De acordo com a instituição, dentre os serviços de turismo, os produtos oferecidos incluem meios de transporte, hotéis, restaurantes, atrativos locais e acompanhamento de guias de turismo.

O Cartão Sesc é gratuito para os trabalhadores (inclusive estagiários e licenciados) do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e seus dependentes. Para o público em geral, o valor é de R$ 47,80. Já para conveniados o valor é R$ 32. Empresários do Comércio de Bens, Serviços e Turismo ou Microempreendedores individuais (MEI) têm benefícios exclusivos da categoria.

Serviço

Estreia da websérie “Viaje Nessa Live”
Quando: nesta quinta-feira, 17, às 19 horas
Inscrições para assistir clicando aqui
Mais informações sobre o Turismo Social do Sesc: (085) 3452.9073 | (085) 3452.9076 | www.sesc-ce.com.br/excursoes/

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar