PUBLICIDADE
Noticia

"Partida", filme de Caco Ciocler, dá início à mostra "Fabulações no real", do Porto Iracema das Artes

A mostra proporciona um debate sobre o documentário que acontecerá na terça-feira, dia 8 de setembro, às 18 horas. A programação é virtual e gratuita

13:15 | 05/09/2020
Os debates entre Léo Steinbruch, alinhado à direita, e Georgette Fadel, de esquerda, guiam o filme dirigido por Caco Ciocler
 (Foto: Divulgação.)
Os debates entre Léo Steinbruch, alinhado à direita, e Georgette Fadel, de esquerda, guiam o filme dirigido por Caco Ciocler (Foto: Divulgação.)

O Porto Iracema das Artes apresenta a mostra "Fabulações no real", com debate sobre o documentário dirigido por Caco Ciocler, “Partida”. A live acontece na terça-feira, 8, às 18 horas, pelo canal do Youtube do Porto Iracema. O filme será disponibilizado, gratuitamente, para até 100 espectadores por meio de um formulário já disponível no site do Porto Iracema. A programação faz parte do Cineclube Âncora.

Diretor de obras premiadas como "Trópico de Câncer" e "Esse viver ninguém me tira", Ciocler falará sobre o documentário que é permeado por temas como política e afetos. O bate-papo será mediado pelo crítico e pesquisador de cinema, Carlos Alberto Mattos, e pela curadora e também pesquisadora, Kamilla Medeiros.

A mostra do Cineclube Âncora acontecerá em oito encontros quinzenais até dezembro, sempre com convidadas e convidados debatendo o tema, com foco no cinema brasileiro recente

Leia mais | De Caco Ciocler, "Partida" mistura realidade e ficção para retratar o Brasil pós-2018

De acordo com Kamilla Medeiros, pesquisadora e curadora do evento, a ideia de organizar a Mostra surgiu após a sua participação em outras sessões de cineclubes nacionais. “A expectativa é que tenhamos debates generosos sobre a temática das fabulações, das invenções narrativas e das fronteiras entre documentário e ficção que nem sempre tem seus limites bem definidos”. “Diria mais que isso, a expectativa é que tenhamos bons encontros entre as convidadas e convidados e o público. Estarei nessa mediação com a imensa felicidade de falar de um assunto que venho pesquisando a algum tempo”, acrescenta.

“Iniciar nossa mostra com "Partida" (2019), filme dirigido por Caco Ciocler, além de proporcionar à nossa abertura um sentido de ímpeto, de iniciativa como o próprio título indica, essa conversa sobre o filme também vai ser uma oportunidade de atualizar e tensionar o debate sobre esses limiares do cinema do real, vividos no real, seja pela ficção, seja pelo documentário ou pela mistura de ambos”, comenta.

Sobre o filme

O longa apresenta o percurso da atriz Georgette Fadel, que, diante do resultado da última eleição no Brasil, promete se candidatar à presidência por um partido formado só por mulheres, o "Partida".

Assista ao trailer:


Ficha técnica
País: Brasil
Direção: Caco Ciocler
Ano: 2019
Classificação indicativa: 10 anos
Gênero: documentário
Duração: 1 hora e 34 minutos

Serviço

Debate virtual sobre “Partida”
Quando: Terça-feira, dia 8 de setembro, às 18 horas
Onde assistir: pelo canal do Youtube do Porto Iracema das Artes 
Programação gratuita
Mais informações: no site do Porto Iracema das Artes