PUBLICIDADE
Noticia

Museu da Fotografia Fortaleza e Programa Enel Escolas Criativas realizam curso "fotografia básica com smartphone"

A atividade é destinada a estudantes de escolas públicas do 5º ao 9º ano do ensino fundamental dos estados do CE e RJ

19:41 | 28/08/2020
A programação logo cedo, tento atividades gratuitas durante todo o dia (Foto: Beto Skeff/Divulgação) (Foto: (Foto: Beto Skeff/Divulgação))
A programação logo cedo, tento atividades gratuitas durante todo o dia (Foto: Beto Skeff/Divulgação) (Foto: (Foto: Beto Skeff/Divulgação))

O Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) realiza, em parceria com o Projeto Enel Escolas Criativas, o curso “Fotografia Básica com Smartphone”, totalmente gratuito, via youtube, no canal Escolas Criativas. Quem irá ministrar a formação é Keli Pereira, membro do Núcleo Educativo do MFF, e todos os interessados podem assistir e participar, mas o direcionamento é especial para estudantes de escolas públicas do 5° ao 9° ano do ensino fundamental dos estados do Ceará e Rio de Janeiro. Quem assinar a lista de presença ganhará certificado de participação.

O objetivo é capacitar os estudantes com noções básicas e técnicas de fotografia, aperfeiçoamento do olhar e o uso do celular como ferramenta de produção de imagem. Além de qualificar e orientar os jovens para questões elementares da fotografia, como enquadramento, luz, velocidade, posicionamento de câmera, dentre outros. Serão apresentados diversos possíveis usos para a fotografia no cotidiano, através do smartphone.

Sobre o museu

 

Inaugurado dia 10 de março de 2017 com a coleção Paula e Silvio Frota, o MFF recebe cerca de 3 mil visitantes por mês, que podem conferir dois andares de acervo fixo, além de mais outro que recebe exposições temporárias. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, os projetos Museu na Comunidade e Museu no Interior já visitaram diversas comunidades da capital e do interior (Maracanaú, Jericoacoara e Redenção), levando até o público em situação de vulnerabilidade, teoria e prática acerca do mundo da fotografia.

Além disso, o equipamento realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de educativo formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Estácio e Escolas Técnicas do Governo do Estado.

SERVIÇO


CURSO “FOTOGRAFIA BÁSICA COM SMARTPHONE”
Quando: 31/08, 02/09 e 04/09
Carga horária: 3h (1h por dia)
Onde: canal Youtube
Horário: sempre às 16 horas