Participamos do

Com show on-line, Escola Porto Iracema das Artes comemora aniversário neste sábado, 29

"Sete Mares do Porto" reunirá artistas de várias edições do Laboratório de Música da escola em transmissão aberta no Facebook e no Youtube, a partir das 17h

São sete anos de existência e resistência, navegando em mares de criação e formação artística no Ceará. A Escola Porto Iracema das Artes celebra seu aniversário com show on-line, neste sábado, dia 29 de agosto. Artistas de várias edições do Laboratório de Música participam da festa virtual, a partir das 17 horas, com transmissão ao vivo pelo Facebook e pelo canal no Youtube da Escola.

Samba, rock, rap, música eletrônica, soul e experimentação sonora. O show “Sete Mares do Porto” mostrará a diversidade dos artistas que passaram pela experiência formativa da Escola. Pedro Madeira, Luiza Nobel e Glauber Alves, Nonato Lima, Marco Fukuda, Erivan Produtos do Morro, Lua, banda Pulso de Marte e Sila Crvs farão música, cada um da sua casa, para comemorar a existência de uma escola de artes pública e gratuita no Estado.

Um espaço das potências estéticas, guiado pelas experimentações artísticas e pela poética da criação. Desde 2013, o Porto Iracema das Artes desenvolve processos e itinerários formativos em música, dança, artes visuais, cinema e teatro, com Laboratórios de Criação, Cursos Básicos e Técnicos. “Ambientes que garantem a livre expressão do pensamento são lugares de resistência e existência, especialmente em momentos em que o autoritarismo se impõe”, afirma Bete Jaguaribe, diretora de formação do Instituto Dragão do Mar e do Porto Iracema das Artes.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A importância de uma escola de artes desse porte, funcionando com intensa rotina - mesmo de forma remota por conta da pandemia -, é imensurável, diz a diretora. “Vivemos um momento grave da vida nacional, em que conquistas que pareciam consolidadas viram alvo do Governo Federal. Estamos formando artistas, em processos intensos de reflexão e criação, conectados com a experiência contemporânea do País.”

Já são mais de 50 mil pessoas alcançadas diretamente por meio de formações e eventos diversos, de acordo com levantamento da Escola, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDN). Para Bete Jaguaribe, manter a potência dos processos criativos é um dos desafios do Porto, que “responde com arte e pensamento crítico às violências impostas pela cultura da intolerância”.

Programação

Pedro Madeira
Marco Leonel Fukuda
Banda Pulso de Marte
Erivan Produtos do Morro
Luiza Nobel, acompanhada de Glauber Alves
Nonato Lima
Sila-Crvs A.O.A
Lua

*sujeito a alterações

Serviço

Aniversário da Escola Porto Iracema das Artes
Show on-line “Sete Mares do Porto”
Quando: sábado, 29 de agosto, a partir das 17 horas
Onde: canal no Youtube e Facebook do Porto Iracema das Artes

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar