Participamos do

Seminário de educação tem início nesta segunda-feira, 24, com programação on-line

Com participação de profissionais da educação o Seminário Virtual para Educadores inicia nesta segunda-feira, 24, às 14 horas, e segue com programação virtual até sexta-feira, 28
13:50 | Ago. 24, 2020
Autor Lillian Santos
Foto do autor
Lillian Santos Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Do direito à leitura aos novos formatos de atividades literárias durante o contexto atual, o projeto Ventos do Saber promove, a partir desta segunda-feira, 24, seminários on-line com participação de profissionais da educação para debater questões acerca da formação de novos leitores. Com acesso gratuito às conferências, os educadores e interessados no assunto de todo o país poderão receber, ao final do evento, certificados de participação.

A conferência será transmitida de segunda a sexta-feira, 28, pelo canal do Youtube do projeto Ventos do Saber, e as inscrições estão sendo realizadas pela plataforma do Projeto. Todas as transmissões terão participação de intérpretes de Libras e serão mediadas por Emídio Sanderson, diretor do Ventos do Saber e sócio-fundador da Invento Produções Culturais.

Leia também | Fim da meia-entrada e taxação de livros: o acesso à cultura está em xeque?

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na programação, nomes conhecidos do meio educacional integram o Seminário Virtual para Educadores. Nesta segunda-feira, 24, a doutora em Ciência da Informação e consultora do projeto, Laiana Sousa, inicia os debates a partir de 14 horas, com a palestra “Leitura literária na biblioteca escolar: mediação e dinamização do acervo”. Na ocasião, a bibliotecária irá discutir sobre a prática de leitura no ambiente escolar, além de formular soluções que possam facilitar a atividade nas escolas.

Na terça-feira, 25, o bate-papo virtual fica por conta de Ana Carolina Carvalho, psicóloga e mestra em educação, que irá conversar sobre “O papel do professor na formação literária”. Formadora de educadores, Ana Carolina irá levar exemplos reais que reforcem a importância da conversa para a troca de conhecimentos entre os leitores. No contexto atual de educação remota, a educadora e mestranda em Escrita e Alfabetização, Carla Tocchet participa do Seminário na quarta-feira, 26, com a palestra “Práticas de leitura no contexto remoto”.

Leia tambémEstudante de 17 anos cria projeto de distribuição de livros pelo Instagram

Complementando a programação do Seminário Virtual para Educadores, na quinta-feira, 27, a pedagoga e contadora de histórias Edi Fonseca leva seus conhecimentos como formadora de professores com o bate-papo “A Leitura como Experiência Estética”. Na sexta-feira, 28, a conferência terá participação de Eliana Yunes, professora, pós-doutora em Leitura e Formação de Leitores e co-fundadora do instituto interdisciplinar Cátedra Unesco de Leitura da PUC-Rio, que encerra as atividades com a palestra “O Direito à leitura”.

Confira a programação completa:

Segunda-feira, 24

14 horas - “A leitura literária na biblioteca escolar: mediação e dinamização do acervo” com Laiana Sousa

Terça-feira, 25

14 horas - “O papel do professor na formação literária” com Ana Carolina Carvalho

Quarta-feira, 26

14 horas - “Práticas de leitura no contexto remoto” com Carla Tocchet

Quinta-feira, 27

14 horas - “A Leitura como Experiência Estética” com Edi Fonseca

Sexta-feira, 28

14 horas - “O Direito à Leitura” com Eliana Yunes

Onde: transmissão no canal do Youtube do Invento Produções Culturais

Ouça o Podcast Vida&Arte

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar