Participamos do

Personagem Harry Potter faz 40 anos e ganha especial na Warner Channel

No "Dia de Harry Potter", canal apresenta maratona de filmes para comemorar o aniversário de um ícone da cultura pop
13:32 | Jul. 30, 2020
Autor Sâmya Mesquita
Foto do autor
Sâmya Mesquita Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

No 31 de julho de 1980, o destino do mundo mágico mudou para sempre com o nascimento de Harry Tiago Potter, filho de Tiago e Lilian Potter, dois bruxos ingleses. O personagem, protagonista da saga criada por J.K. Rowling, completa 40 anos em 2020 como um dos ícones da cultura pop mundial. A saga começou a ser publicada no ano de 1998, firmando-se como um fenômeno até hoje. E para comemorar junto com os Potterheads, como são chamados os fãs da saga, a Warner Channel preparou uma maratona de filmes desse universo mágico nessa sexta, 31, a partir das 12h15min.

A exibição começa com "Harry Potter e a Câmera Secreta", o segundo filme da saga baseado no livro homônimo. É seguido por "Harry Potter e a Ordem da Fênix", o quinto filme da saga. Depois serão apresentados os dois filmes que encerram a sequência, "Harry Potter e as Relíquias da Morte" partes 1 e 2. E por fim o filme "Animais Fantásticos e Onde Habitam", que iniciou uma nova fase da franquia.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A instagramer e podcaster Rebecca Cunha fala que antes de Harry Potter não havia muito investimento na literatura infanto-juvenil. "Nós, pequenos leitores, tínhamos à nossa disposição alguma coisa de Pedro Bandeira, Ruth Rocha, um ou outro norte-americano e já pulava para uma literatura mais adulta, principalmente aqui no Brasil", afirma. Mas o cenário mudou depois de Harry Potter. Segundo ela, a saga não só impulsionou o mercado literário, como transformou a vida de milhares de crianças e adolescentes. "De repente tinham um lugar para ficar, sabe? Um lugar com personagens da sua idade com quem a gente podia se identificar."

Rebecca é uma das produtoras de conteúdo do blog do O POVO Cosmonerd. Ela diz que começou a ler a saga aos 14 anos e que muitas amizades foram feitas a partir desse contato, em eventos e grupos. E que depois do sucesso, outras obras infanto-juvenil começaram a ganhar destaque, como Percy Jackson e Desventuras em Série.

A data, 31 de julho, também é o aniversário da criadora de Harry Pottter J. K. Rowling. Recentemente ela virou notícia nas redes sociais devido a declarações abertamente transfóbicas, em sua conta oficial no Twitter. Atores da saga e até outros escritores famosos, como Stephen King, repudiaram as falas da autora.

Confiram a programação completa:

12h15: Harry Potter e a Câmera Secreta

Em "Harry Potter e a Câmera Secreta" (2002), Harry (Daniel Radcliffe) já estuda bruxaria há um ano. Ele ignora o aviso que recebeu de Dobby, um elfo doméstico, de não voltar à Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. A maior novidade é o escritor de sucesso Gilderoy Lockhart (Kenneth Branagh) como novo professor na Defesa Contra as Artes das Trevas. Vários fatos estranhos acontecem no colégio bruxo e Harry Potter pode ser o próximo da lista de alunos petrificados. O filme é um dos mais aclamados da saga.

15h10: Harry Potter e a Ordem da Fênix

"Harry Potter e a Ordem da Fênix" (2007) já mostra um Harry adolescente, em seu quinto ano de estudos. Após um verão desastroso, Harry volta para Hogwarts abatido e poucos bruxos acreditam nele e em Dumbledore (Michael Gambon) sobre a volta de Voldemort (Ralph Fiennes). Uma série interminável de artigos circula dizendo que eles estão tramando tomar o Ministério da Magia. Ainda por cima, Dolores Umbridge (Imelda Staunton), a nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas, tornará a vida dos alunos um inferno. O filme marca a transição de amadurecimento do personagem e da saga.

17h40: Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1

Na primeira parte de "Harry Potter e as Relíquias da Morte" (2010), Harry, Rony (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson) partem em uma missão perigosa para desvendar o segredo do poder de destruição e da imortalidade e de Lorde Voldemort - as horcruxes. Sozinhos, sem a orientação de seus professores ou a proteção de Dumbledore, os três amigos agora precisam uns dos outros mais do que nunca. O mundo da magia se tornou um lugar perigoso e a guerra havia começado. Os Comensais da Morte assumiram o controle do Ministério da Magia e de Hogwarts. Mas o Lorde das Trevas ainda cobiça matar Harry Potter, o menino que sobreviveu. A única esperança do garoto é achar todas as relíquias de Voldemort e destruí-las.

20h15: Harry Potter e as Relíquias da Morte - PARTE 2

A saga que marcou uma geração inteira termina em "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2" (2011). A última aventura do bruxo culmina na emocionante batalha entre "O Menino que Sobreviveu" e o obscuro Lorde Voldemort.

22h30: Animais Fantásticos e Onde Habitam

Baseado no livro homônimo de J.K Rowling, esta é uma extensão do mundo mágico. O vencedor do Oscar Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo) interpreta Newt Scamander, um renomado magizoólogo. Em 1926, Scamander acabara de completar uma excursão global para encontrar e documentar uma variedade de criaturas mágicas que, mesmo no mundo bruxo, eram mal compreendidas. Ao chegar a Nova York para uma breve escala, as criaturas acabam saindo de sua mala. Agora ele precisa usar suas habilidades para capturá-las.

V&A Podcast

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar