Participamos do

One Direction completa 10 anos de formação nesta quinta-feira, 23, com site interativo

Há uma década, a One Direction era formada no programa de talentos britânico, The X Factor. Um site comemorativo foi lançado para lembrar a trajetória da banda
10:33 | Jul. 23, 2020
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O aniversário de 10 anos da banda One Direction é hoje, 23. Como parte da comemoração, foi lançado um site que traz uma experiência interativa para os fãs, com playlists, vídeos e ativações em outras plataformas digitais.

Com um formato de linha do tempo, tem a trajetória da banda desde sua formação, com as audições individuais, até sua interrupção. Além de performances, videoclipes e conteúdos dos bastidores, o portal conta com conteúdos raros.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ainda há outra novidade: os EPs formatados foram colocados nas plataformas de streaming, com lados B (expressão usada para as músicas experimentais e alternativas), remixes, canções raras, gravações ao vivo e versões acústicas.

Desde a manhã de quarta-feira, 22, os fãs mantiveram as hashtags “#10YearsOfOneDirection” e “#10YearsOf1D” nos tópicos mais comentados do Twitter. As celebrações virtuais perduram também durante esta quinta-feira, 23.

Homenagens

No início desta quinta-feira, 23, um dos ex-integrantes, Liam Payne, divulgou uma mensagem que havia enviado ao seu pai no dia em que foi selecionado para a banda. "Que jornada ... Eu não tinha ideia do que estávamos fazendo quando enviei esse texto para meu pai dez anos atrás, no momento exato em que a banda foi formada".

Quem também prestou homenagens foi Louis Tomlinson. No perfil oficial no Twitter, agradece a todos os colegas que acompanharam a trajetória ao seu lado. "Passei a manhã assistindo a entrevistas e apresentações antigas. Só queria agradecer imensamente a TODOS os meus companheiros de banda. O que fizemos juntos foi incrível", afirma.

Também lembrou dos fãs. "E para os fãs. Essas pessoas que nos deram todas as oportunidades incríveis. Vocês são incríveis, seu nível incomparável de lealdade é algo que me deixa realmente muito orgulhoso."

Trajetória profissional

No dia 23 de julho de 2010, cinco jovens que participavam da sétima temporada do show de talentos The X Factor seriam colocados juntos para integrar uma nova banda. Comum no programa, a ação era apenas uma aposta na época, mas funcionou. Essa decisão foi a responsável por criar a One Direction.

A partir desse momento, Liam Payne, Harry Styles, Louis Tomlinson, Niall Horan e Zayn Malik - que não se conheciam antes - deixariam de ter trajetórias individuais para competir como um grupo. Na edição, eles conquistaram o 3° lugar. Confira abaixo vídeo da trajetória:

Em poucos meses, entretanto, a boyband havia reunido um forte fã clube formado, principalmente, por adolescentes. E o resultado foi quase imediato: em novembro de 2011 lançaram o primeiro álbum, "Up All Night", que se tornou o mais vendido do ano do Reino Unido. Além disso, eles alcançaram o topo das paradas da Billboard e consagraram-se como os primeiros artistas britânicos a chegarem a 1ª posição com um disco de estreia.

Entre as canções pop, algumas se destacaram,como “What Makes You Beautiful”, “One Thing” e “Gotta Be You”. Os três videoclipes têm, juntos, mais de duas bilhões de visualizações no Youtube.

Após isso, o grupo realizou lançamentos de álbuns em anos consecutivos até 2015. Em 2012, teve “Take Me Home”; em 2013, “Midnight Memories”; em 2014, “Four”. Apesar de manterem sempre o mesmo estilo musical, amadureciam os ritmos e as melodias com o passar dos anos.

Porém, durante a turnê do disco “Four”, um dos integrantes, Zayn, anunciou sua saída, em março de 2015. “Minha vida com a One Direction foi mais do que eu jamais poderia imaginar. Mas, depois de cinco anos, sinto que agora é a hora certa de deixar a banda. Gostaria de me desculpar com os fãs se isso decepcionar alguém, mas tenho que fazer o que parece certo no meu coração”, afirma em postagem oficial.

After five incredible years Zayn Malik has decided to leave One Direction. Niall, Harry, Liam and Louis will continue as...

Publicado por One Direction em Quarta-feira, 25 de março de 2015

De acordo com ele, a separação aconteceu para que pudesse ter um período sem a fama e relaxar. Essa situação, que foi extremamente divulgada no período, não diminuiu o impacto da boyband. No fim do mesmo ano, o agora quarteto lançaria “Made in the A.M”.

Essa produção, porém, seria a última. Antes do anúncio oficial, as letras já prenunciavam uma separação definitiva. Em “Wolves”, por exemplo, entoaram: “O fato de podermos sentar aqui e dizer adeus significa que já vencemos uma necessidade de desculpas entre você e eu. Tivemos bons momentos, não tivemos? Tivemos alguns bons truques na manga. As despedidas são agridoces, mas não é o fim”.

Um dos últimos singles, que se tornou um marco para esse fim, também tinham sentimentos de despedida. “Você e eu temos muita história. Poderíamos ser a melhor equipe que o mundo já viu. Você e eu temos muita história. Então não deixe passar, podemos fazer um pouco mais, podemos viver para sempre”.

De acordo com a Sony Music, o grupo One Direction vendeu 200 milhões de discos mundialmente. Além disso, foi escutado mais de 21 bilhões de vezes nas plataformas de streaming. Apenas em 2019, cinco anos depois dos integrantes seguirem carreira solo, foram 3,6 bilhões de streams.

Carreiras solo

Todos os integrantes seguiram trajetórias separadas após o fim da banda. Confira um pouco sobre os trabalhos:

Zayn Malik
O primeiro álbum de estreia solo de Zayn foi “Mind of Mine”, em 2016. A partir desse momento, apostou em outros gêneros musicais, principalmente, o R&B e o soul. Seu single mais famoso foi “Pillowtalk”.

Ele ainda lançou outro disco dois anos depois, denominado “Icarus Falls”. Com 27 faixas, a obra conta com produção de Timbaland e Greg Kurstin.

Niall Horan
O artista irlandês também conta com dois álbuns em sua carreira solo. A partir do pop, folk e rock, emplacou vários hits de “Flicker” (2017), como “Slow Hands”, “This Town” e “Too Much to Ask”.

No início deste ano, em março de 2020, também divulgou o segundo disco, intitulado “Heartbreak Weather”. Neste, há quatro singles que precedem o lançamento: "Nice to Meet Ya", "Put a Little Love on Me", "No Judgement" e "Black and White".

Louis Tomlinson
O cantor britânico, Louis Tomlinson, foi o que teve uma pausa mais longa após o fim da One Direction. Em janeiro de 2020 seu primeiro álbum solo lançado. “Walls” conta com diversas músicas e videoclipes, como “Kill My Mind”, “Walls” e “Miss You”.

Ele, porém, não estava longe da música. Em uma parceria com Bebe Rexha e Digital Farm Animals, já tinha um hit “Back to You”, de 2017. Dois anos antes, havia criado sua própria gravadora, a Triple Strings.

Liam Payne
“LP1” é o álbum de estreia de Liam Payne como cantor solo. Entre o pop, o R&B, o hip hop e o trap, a produção tem 17 faixas.

O artista conta com várias parcerias para seus singles. J Balvin, Rita Ora, Zedd e Quavo são alguns dos nomes que participam das canções.

Harry Styles
O cantor e compositor também tem dois álbuns. O primeiro, de 2017, intitulado “Harry Styles”, teve os hits “Sign Of Times”, “Two Ghosts” e “Kiwi”.

no fim de 2019, divulgou sua segunda obra, “Fine Line”. Entre as doze faixas, constam "Lights Up", "Adore You", "Falling" e "Watermelon Sugar".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar