PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Confira agenda de lives para o fim de semana

Confira a seleção do V&A de lives para o fim de semana, que conta com diversas linguagens, como literatura, cinema, fotografia, dança e música

14:49 | 22/07/2020
Rodger Rogério, cantor e compositor cearense, se apresenta no festival-campanha "Gente é pra brilhar" nesta quinta-feira, 23 (Foto: Tatiana Fortes em 11/1/2019)
Rodger Rogério, cantor e compositor cearense, se apresenta no festival-campanha "Gente é pra brilhar" nesta quinta-feira, 23 (Foto: Tatiana Fortes em 11/1/2019)

As transmissões ao vivo que acontecem entre quinta-feira, 23, e domingo, 26, estão com variedade de formatos e linguagens. Um dos destaques do fim de semana é a live “A Outra Janela do Prazer”. Na sexta-feira, 24, e no sábado, 25, artistas conversam sobre as visões artísticas acerca do erotismo. Entre os nomes confirmados, estão Hermínia Lima, Kah Dantas e Mona Gadelha.

O festival-campanha “Gente é pra brilhar” também chega ao fim. A iniciativa busca arrecadar recursos para a Unido Venceremos, rede de apoio aos profissionais da cultura do estado do Ceará. Com Waldonys, Rossiclea e Rodger Rogério na programação, o evento acontece diariamente até domingo, 26.

Para os amantes de literatura, o selo Penguin, da Companhia das Letras, está promovendo uma série de transmissões ao vivo para celebrar seus 10 anos. Com bate-papo entre autores e outros profissionais, o festival aborda diversos escritores que marcaram a história, como Lima Barreto, Joaquim Nabuco, Maria Firmina dos Reis, Charles Dickens e William Shakespeare.

Entre Telas Fotopoéticas

A rua 23 de setembro, em Sobral, conserva a memória da cidade em sua extensão. A partir de uma conversação imagética e literária, a fotógrafa Thamila Santos registra as histórias de dezenoves mulheres, incluindo ela mesma, que vivenciam o local diariamente. Essas narrativas pessoais estão cercadas pelos patrimônios históricos e simbólicos que atravessam o lugar popularmente conhecido como “rua da palha”. Nesta quinta-feira, 23, às 17h30min, a idealizadora do projeto, que foi selecionado pelo edital “Cultura Dendicasa: Arte de Casa para o Mundo”, estará ao vivo na próxima edição do “Entre Telas Fotopoéticas”. O evento acontece no Instagram @portiracemadasartes.

Quando: quinta-feira, 23, às 17h30min
Onde: no Instagram @portoiracemadasartes

A Outra Janela do Prazer

A artista visual Lila Almeida e a psicóloga Larissa Eufrásio realizam dois dias de transmissões ao vivo para abordar temas como sexualidade, saúde mental, masculinidade tóxica, autoconhecimento e toque. Durante o evento, que acontece entre sexta-feira, 24, e sábado, 25, às 19 horas, participam Mona Gadelha, Luh Lívia e a banda experimental Sila Crvs. As escritoras Hermínia Lima e Kah Dantas, a produtora DJ Maia Sales e o poeta Lenildo Gomes também estarão presentes para apresentar visões e expressões artísticas sobre o erotismo. A live colaborativa conta com um sorteio do livro “Orgasmo Santo”, uma rifa para um vibrador e uma “vakinha on-line” para arrecadar dinheiro aos artistas participantes.

Quando: sexta-feira, 24, e sábado, 25, às 19 horas
Onde: no Instagram @lojamundana

Gente é pra brilhar

O festival-campanha "Gente é Pra Brilhar... Não pra Morrer de Fome" começou no domingo, 19, e continua até dia 26 de julho. A iniciativa tem o objetivo de arrecadar recursos para a Unido Venceremos, rede de apoio aos profissionais da cultura do estado do Ceará. Contribuições podem ser feitas por meio de transferência bancária, pagamento de boleto ou nos centros de recebimento. Nesta quinta-feira, 23, Alda Pessoa e Rian Fontenele se apresentam em live a partir das 19 horas. Às 20 horas, Rodger Rogério toma conta da transmissão. Outras atrações para o fim de semana são Dona Zefinha, Rossicléa, Waldonys, Maria Gomide e Sérgio Groove. A programação completa está disponível nos canais oficiais do festival.

Quando: de quinta-feira, 23, a domingo, 26, a partir das 10 horas
Quinta-feira, 23
18 horas - Fauller
19 horas - Alda Pessoa e Rian Fontenele
20 horas - Rodger Rogério
21 horas - Pascoal da Conceição
Sexta-feira, 24
17 horas - Maria Gomide
20 horas - Sérgio Groove
21 horas - Dona Zefinha
Sábado, 25
10 horas - Blitz Intervenções
17 horas - Augusto Bonequeiro
18 horas - Rossiclea
19 horas - Waldonys
Domingo, 26
10 horas - Companhia Prisma
Onde: no Instagram @festivalgenteeprabrilhar e no perfil do Facebook Gente É Pra Brilhar e no site oficial

Centro Cultural Bom Jardim

O Centro Cultural Bom Jardim continua sua programação on-line e gratuita durante o fim do mês de julho. Na quinta-feira, 23, às 19 horas, a trupe “Eu e Jeremias” exibe vídeo do espetáculo “Goela Abaixo”. Após a transmissão, os artistas Abu de Pereba e Palhaço Jeremias realizam um bate-papo. Além disso, o Cangaias Coletivo Teatral apresenta a peça “O Regresso dum Barquinho de Papel” no domingo, 26, às 16 horas. Gabi Gomes e Luís Carlos Shinoda também promovem uma conversa sobre o processo criativo de evento. Outras atrações programadas são uma conversa sobre dança com a bailarina Madalena Lima, na sexta-feira, 24, às 15 horas, e uma apresentação de Mawtham no sábado, 26, às 17 horas.

Quando: quinta-feira, 23, às 19 horas, Trupe Eu e Jeremias apresenta “Goela Abaixo”; sexta-feira, 24, às 16 horas, com Madalena Lima em “Corpo em movimento”; sábado, 25, às 17 horas, Mawtham apresenta “Em Casa: Crieasas”; domingo, 26, às 16 horas, Cangaias Coletivo Teatral apresenta “O regresso dum barquinho de papel”
Onde: no canal do Youtube do Centro Cultural Bom Jardim

Férias na Vila

O complexo cultural Vila das Artes está com uma programação virtual exclusiva para o mês de férias. Nesta quinta-feira, 23, o filme “Riozinho”, de Roger Pires, será transmitido no canal do Youtube a partir das 10 horas. Além disso, o equipamento está exibindo espetáculos de dança diariamente no Instagram @viladasartesfortaleza. Todo o conteúdo continua disponível on-line por tempo indeterminado.
Quando: espetáculo “Terral”, na quinta-feira, 23, às 20 horas; filme “Riozinho”, de Roger Pires, na sexta-feira, 24, às 10 horas; espetáculo “Fortaleza em Monoblocos”, na sexta-feira, 23, às 20 horas
Onde: audiovisual no canal do Youtube da Vila das Artes e dança no Instagram @viladasartesfortaleza

Live do Conhecimento

Fernando Meirelles participa da próxima edição da “Live do Conhecimento”, promovida pela Universidade de Fortaleza (Unifor). O cineasta é o responsável por dirigir “Cidade de Deus”, “Ensaio sobre a cegueira” e “Dois Papas”. Com mediação do diretor de cinema e professor da Unifor, Glauber Rocha, os dois conversam sobre o atual momento de isolamento causado pela pandemia do coronavírus.

Quando: quinta-feira, 23, às 18 horas
Onde: nas redes sociais da Universidade de Fortaleza e na TV Unifor

Festival 10 anos da Penguin

Em comemoração aos 10 anos do selo Penguin, da Companhia das Letras, está acontecendo uma semana completa com bate-papos e depoimentos de autores. A literatura produzida por Charles Baudelaire, Charles Dickens, William Shakespeare e James Joyce é tema de conversa entre diversos profissionais. Os leitores podem contribuir com perguntas durante toda a transmissão do evento. Além disso, a iniciativa conta com depoimentos sobre Joaquim Nabuco, Maria Firmina dos Reis e Lima Barreto, que serão gravados e postados entre quinta-feira, 23, e domingo, 26.
Quando: de quinta-feira, 23, a domingo, 26

 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 

A post shared by Penguin-Companhia (@penguincompanhia) on

Quinta-feira, 23
18 horas - Conversa sobre Charles Baudelaire, com Júlio Castañon e Marília Garcia
20 horas - Depoimento sobre Joaquim Nabuco, com Ângela Alonso
Sexta-feira, 24
18 horas - Conversa sobre Charles Dickens, com Paulo Henrique Britto e Sandra Maggio
Sábado, 25
18 horas - Conversa sobre William Shakespeare, com Lawrence Flores Pereira, José Francisco Botelho e Otávio Marques da Costa
20 horas - Depoimento sobre Maria Firmina dos Reis, com Jarid Arraes
Domingo, 26
17h30min - Conversa sobre James Joyce, com Caetano Galindo e Antônio Xerxenesky
19 horas - Depoimento sobre Lima Barreto, com Lilia Moritz Schwarcz
Onde: no canal do Youtube da Companhia das Letras

Diálogos

O escritor português Valter Hugo Mãe e a artista brasileira Adriana Varejão são os convidados para o terceiro episódio da série “Diálogos”, promovida pelo Inhotim. A conversa, que acontece no sábado, 25, às 11 horas, é comandada pelo diretor-presidente do instituto de arte, Antonio Grassi. O objetivo do bate-papo é promover uma compreensão interdisciplinar entre literatura e artes plásticas. Essa iniciativa fica disponível, após o evento, no canal do Youtube do Inhotim.
Quando: sábado, 25, às 11 horas
Onde: no Instagram @inhotim e no canal do Youtube do Instituto Inhotim

Griô – Batuque de Cores

O filme “Griô - Batuque de cores”, dirigido por Tiago Nascimento, demonstra a relação do artista plástico Descartes Gadelha com o cenário artístico da capital cearense. Pintor, escultor e músico, ele registra em suas obras a religiosidade, a cultura e os problemas sociais do Ceará. O documentário, que entrevista diversos nomes do mercado da cidade, estreia nos canais do Cineteatro São luiz nesta quinta-feira, 23, às 20 horas. Esta será a penúltima exibição da programação “Semana do Audiovisual Cearense”.

 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 

A post shared by Cineteatro São Luiz (@cineteatrosaoluiz) on

Quando: quinta-feira, 23, às 20 horas
Onde: no site e no canal do Youtube do Cineteatro São Luiz

Programação completa

Quinta-feira, 23
14 horas - Cordel com Josiel Bernardo e Daiane Feitosa
Onde: no Instagram @josielbernardo e @daiassfeitosa

15 horas - Oficina de Música Excêntrica com Orlângelo Leal
Mais informações: no Instagram @orlangeloleal

16 horas - Janela UBC, com Paula Lima e Fafá de Belém
Onde: no Instagram @ubcmusica

16 horas - Manipulação e confecção de bonecos, com Grupo Formosura de Teatro
Onde: no Instagram @formosura_de_teatro

17 horas - Jam Sessions, com Manoel Cordeiro, Marlon Sette, Pupillo e Kassin
Onde: no canal do Youtube do Sesc São Paulo

17 horas - Apresentação “Duas Catitas”
Onde: no Instagram @coletivoduascatitas

18 horas - Sarau Reticência com Luciana Dantas
Onde: no Instagram @lucianadantas1802

18 horas - Lançamento do livro “A menina da renda vermelha”, com Fabiana Guimarães
Onde: no Instagram @fabiguimares9

18 horas - “Angu Cultural”
Onde: no Instagram @sesfabarbalha

18h30min - Apresentação teatral “Olhos da Ressaca”
Onde: no Instagram @ciatraquejo

19 horas - Um verdadeiro show de ilusionismo
Onde: no Instagram @magicodanton

19 horas - Música #EmCasaComSesc, com Sérgio Pererê e Acauã Ranne
Onde: no canal do Youtube do Sesc São Paulo e no Instagram @sescaovivo

19 horas - “Egomaquia”, de Oscar Arruda
Onde: no Instagram @oscararruda

19h30min - Rafael Lima
Onde: no canal do Youtube do artista

20 horas - “Espelho”, do coletivo As Filhas da Mãe
Onde: no canal do Youtube do coletivo

20 horas - Gino e Geno
Onde: no canal do Youtube da dupla

20 horas - Espetáculo “Maquinista”, via Zoom
Mais informações: no Instagram @pavilhaodamagnolia

20 horas - Rael
Onde: no canal do Youtube do Localiza

20h30min - Gustavo Macacko e Viviane Mosé
Onde: no Instagram @gustavomacacko

22 horas - Dj Julia Bacelar
Onde: no canal do Youtube

22 horas - Teresa Cristina
Onde: no Instagram @teresacristinaoficial

Sexta-feira, 24
13h30min - [email protected]
Onde: no canal do Youtube do IGN

14 horas - Feitura de cordel para idosos, via Google Meet
Mais informações: no Instagram @_douglascarioca

14 horas - Edson & Hudson
Onde: no canal do Youtube da dupla

15 horas - “Nutrir a seiva do corpo é rememorar o sangue derramado”
Mais informações: no Instagram @pretinhe.da.silva

16 horas - Janela UBC, com Geraldo Vianna e Leo Gandelman
Onde: no Instagram @ubcmusica

16 horas - Festival Juntos Pela Vida, com Dinho Ouro Preto e Evandro Mesquita
Onde: no canal do Youtube Blog N’Roll

18 horas - Projeto “Arte encena”
Onde: no Instagram @grupogarajal

18 horas - Trabalho “Água ou testamento lírico a dias escassos”
Onde: no Instagram @sarasintique

19 horas - Revivendo chorinhos
Onde: no Instagram @caririrodadechoro

19 horas - Música #EmCasaComSesc, com Sombrinha e Thiago Kukinha
Onde: no canal do Youtube do Sesc São Paulo e no Instagram @sescaovivo

19 horas - 15 anos do Caldas Country, com Jorge e Mateus
Onde: no canal do Youtube do Caldas Country

20 horas - Espetáculo “Ora por nobis”
Onde: no Instagram @edceubarboza

20 horas - Sintonia Nordestina
Onde: no Instagram @taxilunar_

20 horas - Teresa Cristina
Onde: no canal do Youtube do Sambabooks

20 horas - As Jurássicas
Onde: na página do Facebook As Jurássicas

20 horas - Espetáculo “Caberá da Desgraça”, via Zoom
Mais informações: no Instagram @as10gracas

21 horas - Joelma
Onde: no canal do Youtube Midas Music

21h30min - Teatro #EmCasaComSesc, com Rodrigo Bolzan em “Projeto b”
Onde: no canal do Youtube do Sesc São Paulo e no Instagram @sescaovivo

Sábado, 25
13h30min - [email protected]
Onde: no canal do Youtube do IGN

15 horas - Música no Deck, com Di Ferrero, Lary 3030 e Gabriel Elias
Onde: no canal do Youtube da MixRioFM

16 horas - Circolândia em casa
Onde: no Instagram @magico_eflem

17 horas - Show “O menestrel”
Onde: no Instagram @abidoral.jamacaru

17 horas - Jorge e Mateus
Onde: no canal do Youtube da dupla

18 horas - Bacamarteiros da paz
Onde: no Instagram @ujcultmidia

18h30min - Diálogos em dança, com Jayane Diniz e Beatriz Rocha
Onde: nos perfis do Instagram @jayanedinizdance e @balletrocha

19 horas - Wesley Safadão, Bell Marques, Léo Santana e Rafa e Pipo
Onde: no canal do Youtube de Wesley Safadão

19 horas - Apresentação musical “Toda Poderosa”
Onde: no Instagram @cumadecremosa

19 horas - Música #EmCasaComSesc, com Maria Rita
Onde: no canal do Youtube do Sesc São Paulo e no Instagram @sescaovivo

20 horas - Keylla Rocha
Onde: no Instagram @keylla.rocha.7

20 horas - Sorriso Maroto
Onde: no canal do Youtube do Samba Prime

20 horas - Matheus & Kauan
Onde: no canal do Youtube da dupla

21h30min - Bruno e Marrone
Onde: no canal do Youtube da dupla

22 horas - Teresa Cristina
Onde: no Instagram @teresacristinaoficial

Domingo, 26
13h30min - [email protected]
Onde: no canal do Youtube do IGN

14 horas - Michel Teló
Onde: no canal do Youtube do cantor

16 horas - Fernando & Sorocaba
Onde: no canal do Youtube da dupla

18 horas - Artes de Proa: “EPISÓDIO MÚSICA – Sila Crvs A.O.A”
Onde: no canal do Youtube do Porto Iracema das Artes

19 horas - Show de humor com Paçoca e Fubá
Onde: no Instagram @pacocaefuba

19 horas - Música #EmCasaComSesc, com Mateus Aleluia
Onde: no canal do Youtube do Sesc São Paulo e no Instagram @sescaovivo

20 horas - Dul Azevedo
Onde: no Instagram @dul_azevedo