Participamos do

YouTube convida pessoas a filmarem seu dia para participar de documentário global colaborativo sobre 2020

O filme é produzido por Ridley Scott, realizado por Kevin Macdonald e deve estrear no Sundance Film Festival de 2021

E se você fizesse parte de um documentário global sobre 2020? Essa é a proposta do projeto "A vida em um dia" ("Life in a day", no original, em inglês), do YouTube, produzido por Ridley Scott, realizado por Kevin Macdonald e filmado pessoas do mundo todo. Para participar, basta registrar o seu dia no próximo sábado, 25 de julho, e enviar as imagens para a plataforma

A ideia é criar uma cápsula temporal histórica e colaborativa sobre este ano. A super produção deve estrear no Sundance Film Festival de 2021. "Em 2020, faz-se história todos os dias. Incêndios florestais na Austrália. Conflito civil em Hong Kong. Uma pandemia que tirou vidas preciosas e mudou a nossa forma de viver. Protestos em cada canto da América – e em todo o mundo — para reivindicar que as Vidas Negras Importam. Mas no meio destes eventos extraordinários, a vida continua", introduz a apresentação do projeto.

"Partilhamos momentos, música e refeições. Dançamos. Rimos. Choramos. Amamos. Tememos. Temos esperança. E se capturássemos tudo isso num único dia?", convida a iniciativa em seu site oficial.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Como participar

Os interessados em enviar seus vídeos para o documentário precisam cumprir com os requisitos apresentados no site do projeto, relacionados à autorização de imagem, por exemplo. As gravações precisam ser carregadas entre 25 de julho e 2 de agosto. Existem ainda orientações sobre como as imagens devem ser feitas.

As pessoas podem gravar um dia típico ou um evento especial. Também há a alternativa de escolher filmar alguém que considere interessante e registrar o dia 25 de julho dessa pessoa.

Os produtores pedem ainda para que os usuários respondam às seguintes questões por meio das imagens: "O que adora?", "De que tem medo?", "O que gostaria de mudar? (no mundo ou na vida pessoal)" e "O que tem nos bolsos?".

O mais importante é tornar o vídeo pessoal, compartilhando os aspectos mais importantes da sua vida. Depois do envio das gravações, uma equipe de analistas e editores irá rever os clipes recebidos. Se as suas filmagens forem usadas no filme, você será contatado no final do ano.

"Todos podem participar. Iremos reunir vídeos dos quatro cantos do mundo para criar um longa-metragem filmada por você e com estreia no Sundance Film Festival de 2021", informa a página do projeto.

Da onde surgiu a ideia

Em julho de 2010, milhares de pessoas pegaram nas câmeras e responderam a um convite simples: mostre-nos como é um dia da sua vida. Assim, com mais de 80.000 clipes enviados de 189 países, "A vida em um dia" tornou-se o maior projeto de filme colaborativo já realizado.

A partir de 4.500 horas de filmagens, Kevin Macdonald e sua equipe criaram um longa-metragem de 90 minutos que estreou no Sundance Film Festival de 2011 e no YouTube. Desde então, obteve mais de 16 milhões de visualizações.

Quem está envolvido

Riddley Scott

Um dos maiores diretores e produtores do mundo, é conhecido pelo seu trabalho inovador em alguns dos filmes mais emblemáticos de uma geração, como "Thelma e Louise" (1991), "Alien" (1979), "Perdido em Marte" (2005) e "Blade Runner" (1989). O seu filme épico Gladiador (2000) ganhou o Oscar, o Golden Globe e o BAFTA de Melhor Filme, e valeu a Russell Crowe o Oscar de Melhor Ator Principal.

Kevin Macdonald

Seu primeiro longa-metragem, "One Day In September", ganhou o Oscar de Melhor Documentário em 2000. O segundo, "Uma História de Sobrevivência", estreou no festival de Telluride em 2003. Os prêmios incluem o BAFTA de Melhor Filme Britânico e o Evening Standard Award de Melhor Filme Britânico, sendo o documentário britânico de maior bilheteira da história do Reino Unido. Atualmente, Macdonald trabalha na pós-produção de "The Mauritanian", um thriller jurídico com Jodie Foster, Benedict Cumberbatch e Tahar Rahim.

Kai-Lu Hsiung, produtora executiva

É diretora da RSA Films, tendo integrado a empresa em 1992. Kai estudou Belas-Artes no Brighton Art College e depois no RCA. Foi docente no Harrow Art College antes de se dedicar à edição, ajudando Tom Astor a criar a revista Deadline. É produtora executiva de "Lord of Chaos", "Ramstein: Paris", "Christmas in a Day" e vários outros filmes e anúncios publicitários.

Tabitha Jacskson, diretora do Sundance Film Festival

Editora, diretora, produtora e escritora premiada, foi nomeada diretora do Sundance Film Festival em fevereiro de 2020. Com mais de 25 anos de experiência no domínio das artes e filmes de não-ficção, é a antiga diretora do Documentary Film Program do Sundance Institute. Sob sua liderança, "A vida em um dia 2020" terá estreia no Sundance em 2021, uma estreia com stream em direto para todo o mundo, além de uma sessão de perguntas e respostas com os diretores e um número de colaboradores.

Os perfis completos dos profissionais envolvidos na produção do documentário "A vida em um dia", você encontra na página oficial do projeto

Faça parte do projeto "A vida em um dia 2020"

Quando: envie seu vídeo entre os dias 25 de julho e 2 de agosto
Onde: saiba mais sobre o regulamento no site oficial


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar