PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Livro sobre o Cine Nazaré será lançado virtualmente na sexta, 10

"Cine Nazaré - Um Cinema Vivo", da jornalista Julia Ionele, é trabalho de conclusão de curso da autora. Transmissão do lançamento ocorre na plataforma Zoom

João Gabriel Tréz
15:17 | 08/07/2020
Cine Nazaré resiste no bairro Otávio Bonfim (Farias Brito)  (Foto: Sergio Poroger/ Divulgação)
Cine Nazaré resiste no bairro Otávio Bonfim (Farias Brito) (Foto: Sergio Poroger/ Divulgação)

Dois sobreviventes cinematográficos resistem em Fortaleza: o Cine Nazaré e Raimundo Carneiro Araújo, o seu Vavá. Inaugurado em 1941, o empreendimento guarda quase oito décadas de histórias. A trajetória do local e de seu cuidador é o tema de "Cine Nazaré - Um Cinema Vivo", livro da jornalista Julia Ionele que ganha lançamento pelo Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o desenvolvimento do Ceará (Inesp). A transmissão ocorre na sexta, 10, às 16 horas, por link da plataforma Zoom.

VEJA TAMBÉM | O POVO + traz vídeo exclusivo sobre o último cinema de bairro do Brasil

"Palco de muitos romances, histórias e lembranças de uma Fortaleza antiga", como afirma o texto de divulgação, o Cine Nazaré, com estrutura simples e retroprojetores como há muito não se vêem, guarda em si maquinários históricos e um acervo de duas mil películas.

Sergio Poroger fotografa Cine Nazaré para o projeto Cine Mu(n)do.
Sergio Poroger fotografa Cine Nazaré para o projeto Cine Mu(n)do. (Foto: Sergio Poroger/ Divulgação)

A publicação retrata diferentes momentos do empreendimento, desde seu nascimento até as dificuldades em lidar com a concorrência das outras salas de cinema, majoritariamente constituídas em shoppings da Capital. "Cine Nazaré - Um Cinema Vivo" teve orientação acadêmica do professor e jornalista Ronaldo Salgado, da Universidade Federal do Ceará.

Serviço

Lançamento virtual de "Cine Nazaré - Um Cinema Vivo", de Julia Ionele
Quando: sexta, 10, às 16 horas
Onde: Plataforma Zoom