Participamos do

Com teatro, música e cinema, confira agenda de lives para o fim de semana

O momento de reabertura da economia em Fortaleza ainda não permite o exercício das atividades culturais. Por isso, confira transmissões artísticas que acontecem neste fim de semana para aproveitar em casa
14:56 | Jun. 24, 2020
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O fim de semana começa com uma programação de lives diversas para as pessoas se divertirem. Um dos destaques é a transmissão ao vivo de Gilberto Gil. Para comemorar seu aniversário de 78 anos, realiza um evento virtual na sexta-feira, 26, às 20 horas. Suas filhas Bela Gil e Preta Gil também estarão presentes na data.

O Centro Cultural Bom Jardim também traz atrações das mais variadas linguagens. Na sexta-feira, 26, o cordelista Costa Senna apresenta seu projeto “Cordéis que educam e transformam”. Já no domingo, 28, a apresentação fica por conta de Fuscirco.

Leia também | Confira as lives dos artistas de hoje, quarta, 24 de junho (24/06)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ainda em clima de festa, Mel Mattos celebra seus 10 anos de carreira autoral em uma transmissão ao vivo no seu canal do Youtube, nesta sexta-feira, 26. Ela promete cantar todas as canções do segundo álbum “Démodé?!”.

Confira a lista de lives que o V&A preparou:

Teatro #EmCasaComSesc

A partir de monólogos, atores adaptam e reinterpretam suas peças. Nesta sexta-feira, 26, Yara de Novaes encena “Justa”, uma crônica política escrita por Newton Moreno e com classificação indicativa de 18 anos. O enredo dialoga diretamente com a realidade quando mostra as camadas de corrupção presentes no país e o sonho que surge por meio de novos paradigmas sobre o ideal de justiça. As atrizes Amanda Lyra e Denise Fraga já realizaram suas apresentações essa semana. Todos os espetáculos ficam disponíveis por tempo indeterminado no canal do Youtube do Sesc SP.
Quando: sexta-feira, 26, às 21h30min
Onde: no Instagram @sescaovivo e no canal do Youtube do Sesc São Paulo

Acordes do Amanhã

“Só a cultura salva”. Esse é o tema da próxima edição do Festival Acordes do Amanhã, promovido pelo Jornal O Povo e apresentado pela Enel, pela Plataforma Sinfonia do Amanhã e pelo Governo do Estado do Ceará. O evento, que começou na sexta-feira, 19, continua sua programação neste domingo, 28. Margareth Menezes, Mariene de Castro, Almério e Marcos Lessa são os músicos que se apresentam neste fim de semana. Além disso, diversos artistas e especialistas irão debater sobre o papel da arte no período da pandemia do coronavírus. O “Acordes do Amanhã” ainda acontecerá no próximo domingo, 5 de julho, e terá show de Chico César.

Quando: domingo, 28, a partir das 16 horas
Onde: pelo Instagram @acordesdoamanha, no canal do Youtube do jornal O POVO e no Facebook da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult)

Canal Brasil

O canal de cinema brasileiro “Canal Brasil” promove conversas diárias com profissionais da indústria cinematográfica em seu perfil do Instagram @canalbrasil. Nesta semana, a atriz e apresentadora Fernanda Paes Leme conversa com Simone Zuccolotto sobre sua carreira, na quinta-feira, 25, às 16 horas. No mesmo dia, às 18 horas, a convidada é Thaila Ayala, que está presente na série original da Netflix “Coisa Mais Linda”. Na sexta-feira, 25, o espaço é do cineasta Joel Zito Araújo, que dirigiu “Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado” e “As Filhas do Vento”. Os vídeos ficam disponíveis no IGTV do Canal Brasil.
Quando: quinta-feira, 25, às 16 horas, com Fernanda Paes Leme, e às 18 horas, com Thaila Ayala; sexta-feira, 26, às 18 horas, com Joel Zito Araújo
Onde: no Instagram @canalbrasil

Belchior em Casa

O Centro Cultural Belchior continua sua programação de pocket shows “No Centro da Sala” durante esse fim de semana. O Coletivo Atrita encerra a programação de junho do equipamento cultural apresentando cinco atrações. Na quinta-feira, 25, os convidados são Dj Ruth Lovi, que fará uma apresentação, e Corpa Caironi, com uma performance. Na sexta-feira, 26, a música fica por conta de Dj Ryanbnog. Dj Tuusmyr e Dj Lady Fake fecham as transmissões ao vivo do “No Centro da Sala”, no sábado, 27.

Quando: quinta-feira, 25, às 18 horas, com Dj Ruth Lovi e Corpa Caironi; sexta-feira, 26, às 18 horas, com Dj Ryanbnog; sábado, 27, às 18 horas, com Dj Tuusmyr e Dj Lady Fake
Onde: no Instagram @centroculturalbelchior

Mel Mattos

A cantora e compositora Mel Mattos celebra 10 anos de carreira autoral com uma transmissão ao vivo em seu canal no Youtube nesta sexta-feira, 26. Seu primeiro álbum, “O Retratista”, foi lançado em 2010. A obra conta com composições de sua autoria e também de grandes nomes da música, como Luiz Gonzaga, Patativa do Assaré, Edmar Gonçalves e Wagner Castro. A artista, que tem realizado lives semanais, relembra sua carreira. Em seu perfil no Instagram, ela promete cantar todas as canções do seu segundo álbum “Démodé?” e outras surpresas aos fãs.
Quando: sexta-feira, 26, às 20 horas
Onde: no canal do Youtube de Mel Mattos

Artes de Proa

O Porto Iracema das Artes, em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), disponibiliza a série semanal “Artes de Proa”. A produção será divulgada semanalmente às quintas-feiras, na TV Unifor, às sextas-feiras, na TV Ceará, e aos domingos, no canal do Youtube do Porto Iracema das Artes. O documentário aborda os processos de imersão artística e de criação dos profissionais envolvidos nos laboratórios da escola de artes. O primeiro episódio terá foco no cinema, a partir do projeto “Onde não tem casa”, das roteiristas Emilly Benevenuto e Fernanda Mancilla. As obras das semanas seguintes serão, respectivamente, de dança, artes visuais, teatro e música.

Quando: sábado, 28, às 18 horas
Onde: no canal do Youtube do Porto Iracema das Artes

Sons do Mercado

Enquanto as apresentações de música ao vivo do Mercado dos Pinhões e do Mercado da Aerolândia não podem voltar, a Prefeitura de Fortaleza incentiva as transmissões ao vivo dos músicos em suas respectivas redes sociais. O “Sons do Mercado - edição virtual” desta semana traz os shows de Gilson Gadelha, Trio Diferente, Os Lamparinos e Lorena Lyse. Agora, é possível ouvir os artistas desses locais por meio da internet.
Quando:
Quinta, 25 de junho
17 horas - Gilson Gadelha
Onde: no Instagram @gilsongadelha_
18 horas - Trio Diferente
Onde: no Instagram @trio_diferente
Sexta-feira, 26
17 horas - Os Lamparinos
Onde: no canal do Youtube do Os Lamparinos
18 horas - Lorena Lyse
Onde: no Instagram @loren_lyse

Música #EmCasaComSesc

O Sesc São Paulo já realizou mais de 60 shows durante o período de isolamento social. Diariamente, conta com uma programação de música para os internautas. Nesta quinta-feira, 25, o cantor e compositor Yvison Pessoa traz canções autorais e clássicos do samba, como Paulinho da Viola, Arlindo Cruz e Adoniran Barbosa, para seu repertório. Na sexta-feira, 26, a artista Letrux apresenta seu trabalho mais recente “Aos Prantos”. O sábado, 27, fica por conta de Fafá de Belém. No domingo, 28, o cantor Tom Zé é o convidado para começar a semana.

Quando: quinta-feira, 25, às 19 horas, com Yvison Pessoa; sexta-feira, 26, às 19 horas, com Letrux; sábado, 27, às 19 horas, com Fafá de Belém; domingo, 28, às 19 horas, com Tom Zé
Onde: no Instagram @sescaovivo e no canal do Youtube do Sesc São Paulo

Centro Cultural Bom Jardim

A programação do Centro Cultural Bom Jardim conta com uma diversidade de linguagens. Na quinta-feira, 25, o Grupo Manada de Teatro realiza um bate-papo e uma adaptação do espetáculo “Aquelas - Uma dieta para caber no mundo”. Na sexta-feira, 26, a literatura entra em destaque com o projeto “Cordéis que educam e transformam”, do cordelista Costa Senna. Outra apresentação é a do Fuscirco, que finaliza as atividades da semana, no domingo, 28.
Quando: quinta-feira, 25, às 19h30min, com “Teatro em Pauta”; sexta-feira, 26, horário a definir, com “Cordéis que Educam e Transformam”, e às 17 horas, com “Narte em Pauta: Cuidando do Cuidador”; sábado, 27, às 17 horas, com “Todos os Sons: Xirê na laje”; domingo, 28, às 16 horas, com “É o brinca: Fuscirco”
Onde: no canal do Youtube do Centro Cultural Bom Jardim

Semana do Audiovisual Cearense

Ainda não há previsão para as salas de cinema voltarem a funcionar regularmente. Por isso, o Cineteatro São Luiz está com uma programação online que disponibiliza filmes semanalmente. Nesta quinta-feira, 25, o documentário escolhido é “História das HQs no Ceará”, de Raymundo Netto. O longa-metragem mostra a trajetória dos quadrinhos no Ceará por meio de entrevistas com quadrinistas, ilustradores e jornalistas. “Padre Cícero: o apóstolo rebelde”, de Helder Martins de Moraes, “Padre Cícero, o filme”, de Raymundo Netto, “Trem da Alegria”, de Francis Vale”, e “Vestígios Pré-coloniais cearenses”, de Roberto Bonfim”, já podem ser assistidos online.

Quando: quinta-feira, 25, às 22 horas
Onde: no site e no canal do Youtube do Cineteatro São Luiz

Fé na Festa do Gil

O cantor Gilberto Gil comemora seu aniversário de 78 anos em uma transmissão ao vivo nesta sexta-feira, 26. Nomeado de “Fé na festa do Gil”, o evento conta com repertório escolhido pelo próprio artista. O show, que será realizado em sua casa, terá suporte das filhas, com mediação de Bela Gil e participação de Preta Gil. Promovida pela Devassa, a iniciativa arrecada doações para as instituições Apoie Um Freela e Backstage Invisível.
Quando: sexta-feira, 26, às 20 horas
Onde: no canal do Youtube da Devassa

Os Transacionais

Em comemoração ao São João, o Riomar Fortaleza traz a banda Os Transacionais para tocar no canal do Youtube do shopping. Os integrantes prometem apresentar o forró e o xote nordestino com o objetivo de levar os festejos juninos para as casas. A cantora Aline Jordão também participa da programação do Riomar Kennedy nesta quarta-feira, 24, no Instagram @riomarkennedy.

Quando: sábado, 27, às 20 horas
Onde: no canal do Youtube do Riomar Fortaleza

São João do Dragão

O Dragão do Mar traz a cultura dos festejos juninos para a casa das pessoas. Neste sábado, 27, o centro cultural transmite apresentações musicais, literatura de cordel, danças, receitas típicas e contação de história sobre as festas do Nordeste. A programação, que será transmitida no Youtube, conta com aproximadamente 1 hora e 30 minutos de entretenimento. Com direção de Gustavo portela e apresentação de Maria Vitória, o evento conta com os convidados Juliana Roza, João do Crato, Juruviara, John Morais, Klévisson Viana e Cícera Barbosa.
Quando: sábado, 27, às 17 horas
Onde: no canal do Youtube do Centro Dragão do Mar

Fernando Abreu

O flautista Fernando Abreu lança seu terceiro disco “Sonoridades Brasileiras” em transmissão ao vivo neste domingo, 28. No álbum, que conta com 12 composições, o artista toca flauta transversal, clarinete, saxofone alto e gaita cromática. A live terá ingresso espontâneo de R$ 20. O dinheiro será destinado ao Sindicato dos Músicos do Ceará para auxiliar profissionais da música que estão enfrentando problemas causados pela pandemia.
Quando: domingo, 28, às 17 horas
Onde: no Facebook e no canal do Youtube de Fernando Abreu

65 anos da UFC

A Universidade Federal do Ceará (UFC) celebra seu aniversário de 65 anos de instalação nesta quinta-feira, 25. Por isso, a Secult-Arte está realizando uma série de lives em seu Instagram @ufcarte. Com meditação, dança, artes visuais e contação de histórias, a iniciativa é uma maneira de comemorar sem sair de casa. Em sete horas de programação, o evento online inicia com uma aula de meditação de Igor de Souza, sob o tema “Fazendo amizade com a mente”. Em seguida, às 11 horas, Eloiza Ferreira apresenta uma oficina de dança contemporânea. A tarde começa com a mostra de pintura digital de Rafael Viana, o “Imortalizando Espaços - UFC Ilustrada”, às 12 horas. A iniciativa ainda terá a contação da história “Passarim e Mamulenga”, feita por Maria Vitória, às 14 horas. A programação completa está disponibilizada nas redes sociais da Secult-Art.

 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 

A post shared by Secult-Arte/UFC (@ufcarte) on

Quando: quinta-feira, 25, a partir das 10 horas
Onde: no Instagram @ufcarte

Elba Ramalho

A cantora Elba Ramalho participa de uma transmissão ao vivo temática de São João. Além de músicas da artista, o evento contará com brincadeiras e receitas típicas para fazer em casa, que serão disponibilizadas no site e no perfil do Instagram da Associação de Clubes Esportivos (Acesc). Durante a live, que acontece no sábado, 27, às 20 horas, os espectadores poderão fazer doações para a organização social Amigos do Bem. A instituição auxilia jovens e adultos do sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará por meio da geração de empregos, da melhor distribuição de recursos e do acesso à água e à moradia.
Quando: sábado, 27, às 20 horas
Onde: No canal do Youtube da cantora e no Instagram @acescsp

Programação completa

Quinta-feira, 25
14 horas - Oficina “Corpo, Som, Dramaturgia e Visceralidade”, com Alda Pessoa
Onde: no Instagram @aldapessoa

14 horas - Cordel online com Josiel Bernardo e Jessika Xavier
Onde: nos perfis do Instagram @josielbernardo e @jessikaxavier

15 horas - Bate-papo “Projetos, vivências e conquistas dentro da quadrilha”
Onde: no Instagram @xamegonordestino

17 horas - João do Crato
Onde: no Instagram @docratojoao

18 horas - Joquinha Gonzaga
Onde: no Instagram @joquinhagonzaga

18 horas - Projeto “Librando bem”, do Dança-libras
Onde: no Instagram @danca_libras

19 horas - Noda de Caju (São João de Todos)
Onde: no canal do Youtube Sua Música

19 horas - Ruy Rodrigues
Onde: no Instagram @ruyrodriguesbac

19h30min - Espetáculo “Caio em Casa”
Onde: no Instagram @deborahfinocchiaro

20 horas - Festival São João, com Elba Ramalho, Solange Almeida, Preta Gil e Dorgival Dantas
Onde: no canal do Youtube de GKAY

21 horas - Emicida
Onde: no canal do Youtube do artista

21 horas - JM Puxado (São João de Todos)
Onde: no canal do Youtube Sua Música

21h30min - Bailarinos ngelo Madureira e Ana Cristina Vieira.
Onde: no Instagram @sescaovivo e no canal do Youtube do Sesc São Paulo

22 horas - Teresa Cristina
Onde: no Instagram @teresacristinaoficial

Sexta-feira, 26
14 horas - Oficina “Corpo, Som, Dramaturgia e Visceralidade”, com Alda Pessoa
Onde: no Instagram @aldapessoa

15 horas - Carmem Costa e Eduardo Panda
Onde: na página do Facebook do Sustenidos

15 horas - Espetáculo “O circo do Chaplin”
Onde: no Instagram @chaplincearense

16 horas - Elias Muniz
Onde: no Instagram @ubcmusica

18 horas - Cacimba de Alua
Onde: no Instagram @cacimba_de_alua

19 horas - Renno (São João de Todos)
Onde: no canal do Youtube Sua Música

19 horas - Rosinha do Acordeon
Onde: no Instagram @rosinhadoacordeon1

20 horas - Titãs
Onde: no canal do Youtube da banda

20 horas - “Lai vem Chitão Sesc”, com Grupo Acordes e Variações
Onde: no Instagram @nossosamba2017ns

20 horas - Web Festival Nova MPB
Onde: no Instagram @novampb_

21 horas - Caninana (São João de Todos)
Onde: no canal do Youtube Sua Música

21 horas - Gusttavo Lima, Felipe Araújo e Jonas Esticado
Onde: no canal do Youtube de Gusttavo Lima

21 horas - Só Track Boa
Onde: no Twitch do evento

22 horas - Teresa Cristina
Onde: no Instagram @teresacristinaoficial

Sábado, 27
12 horas - Espetáculo “Devorando Heróis - a tragédia segundo os Pícaros”
Onde: no Instagram @picaros_incorrigiveis

14 horas - Oficina “Corpo, Som, Dramaturgia e Visceralidade”, com Alda Pessoa
Onde: no Instagram @aldapessoa

16 horas - “Aboio, o som do sertão”, com grupo A Rainha e Os Vaqueiros
Onde: no Instagram @w10producoes

16h30min - Simone e Simaria
Onde: no canal do Youtube da dupla

17 horas - Cacimba de Alua
Onde: no Instagram @cacimba_de_alua

17 horas - Val Xavier
Onde: no Facebook da Sopai

17 horas - Bate-papo “Literarte - A arte nos vestibulares”
Onde: no Instagram @jessifreire02

17h30min - Canários do Reino (São João de Todos)
Onde: no canal do Youtube Sua Música

18 horas - A Esperança Equilibrista
Onde: no canal do Youtube Inspirartes Cultural

18 horas - Raphael Belo Xote
Onde: no Instagram @raphaelbeloxote

19 horas - Diálogos em dança com Renato Cruz, Luciano Mendes e Alysson Amancio
Onde: no Instagram @ciaalyssonamancio

19 horas - Mastruz com Leite
Onde: no canal do Youtube da banda

19 horas - Intercâmbio teatral com Coletivo Camaleão e Grupo Sinceratos de Teatro
Onde: nos perfis do Instagram @coletivocamaleao e @sinceratosdeteatro

19h45min - Web Festival Nova MPB
Onde: no Instagram @novampb_

20 horas - Festival 360
Onde: no canal do Youtube da Hungria Hip Hop

20 horas - Skank
Onde: no canal do Youtube da banda

20 horas - Solange Almeida (São João de Todos)
Onde: no canal do Youtube Sua Música

21 horas - Só Track Boa
Onde: no Twitch do evento

22 horas - Teresa Cristina
Onde: no Instagram @teresacristinaoficial

Domingo, 28
00h - Follow The Sun, com Bhaskar
Onde: no canal do Youtube do artista

16 horas - Hannah (São João de Todos)
Onde: no canal do Youtube Sua Música

16 horas - Arraiá do Nonato Lima
Onde: no canal do Youtube do artista

17 horas - Alexandre Pires e Luiz Carlos
Onde: no canal do Youtube de Alexandre Pires

17 horas - Pride with Pabllo & Friends
Onde: no canal do Youtube de Pabllo Vittar

17 horas - Solange Almeida
Onde: no canal do Youtube da cantora

18 horas - Daniela Mercury
Onde: no canal do Youtube da cantora

18 horas - Cacimba de Alua
Onde: no Instagram @cacimba_de_alua

18 horas - Lygia Raquel (São João de Todos)
Onde: no canal do Youtube Sua Música

18h30min - Milton Nascimento
Onde: no canal do Youtube do artista

19 horas - Espetáculo Anônimos, com Sidney Malveira
Onde: no Instagram @espetaculoannonimos

19 horas - Web Festival Nova MPB
Onde: no Instagram @novampb_

20 horas - André Vinícius
Onde: no Instagram @anddre_vinicius

20 horas - Felipão (São João de Todos)
Onde: no canal do Youtube Sua Música

20 horas - Espetáculo “De Las Entrañas”
Onde: no Instagram @aldapessoa

21h30min - Só Track Boa
Onde: no Twitch do evento

22 horas - Teresa Cristina
Onde: no Instagram @teresacristinaoficial

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar