PUBLICIDADE
Noticia

Programação virtual celebra 110 anos do Theatro José de Alencar

A programação será transmitida pelo Youtube e conta visita ao theatro, ensaio fotográfico, e shows de Evaldo Gouveia e Verminosos Rock band cantando Titãs

20:18 | 17/06/2020
O Theatro José de Alencar está com uma programação virtual para celebrar seus 110 anos (Foto: Julio Caesar/ O POVO)
O Theatro José de Alencar está com uma programação virtual para celebrar seus 110 anos (Foto: Julio Caesar/ O POVO)

Desde o dia 17 de junho de 1910, a cultura alencarina se encontra vinculada a um de seus maiores símbolos, o Theatro José de Alencar. O equipamento perpassa a história artística da Cidade em tantos momentos que é quase impossível imaginar Fortaleza sem o patrimônio que ocupa a rua Liberato Barroso, no Centro.

Das pinturas que o adornam aos espetáculos apresentados, o teatro transpira as manifestações de arte que passaram e passam pelo local. Foi nele, por exemplo, que aconteceu um dos últimos grandes movimentos culturais cearenses: o Massafeira Livre, em 1979. Ednardo, Belchior, Amelinha, Fagner, Rodger Rogério, Patativa do Assaré e tantos outros nomes se uniram para realizar uma feira com todas as linguagens.

É por sua importância histórica que, todos os anos, o Theatro José de Alencar celebra seu aniversário com atividades exclusivas.

Mas como agora o equipamento não pode abrir suas portas para os festejos por conta da pandemia, as ações foram adaptadas para a realidade virtual, por meio do seu canal do YouTube. As comemorações têm início neste domingo, 21, e se estendem até 5 de novembro. O evento, construído com a colaboração da sociedade civil, conta com espetáculos e bate-papos. Neste domingo, a programação se estende por todo o dia, reunindo vinte atrações. Confira alguns destaques da programação.

Destaques

9h30min - "Visita Espetacular: Uma aventura no Theatro José de Alencar"
11 horas - "E a Live era Nossa?", com K'Os Coletivo
12h40min - "Ensaio Fotográfico de Celso Oliveira"
12h55min - "Playlist Humor: Sobremesa com Arte", com Solange Teixeira e Ana Cristina Viana
16h50min - "TJA TransVisitado", com Patrícia Dawson
17h10min - "Eu sou é de Alencar": Eleuda Carvalho convida Marcelo Pellogio
17h40min - "As Mulheres de Alencar": Fernanda Quinderé entrevista Eliza Gunther e Selma Santiago
18 horas - "Hora do ngelus", com o Coral Infantil da Fundação Raimundo Fagner e o tenor Franklin Dantas
18h20min - "Quadrilha Cai Cai Balão": Estrelas da Rua e Palco
18h35min - "Playlist Theatro: o monumento e a desconstrução": Trechos de espetáculos de teatro comentados por Renato Abê
19h10min - "Titãs Acústico", com Orquestra de Câmara Heitor Villa-Lobos e Os Verminosos Rock Band, sob regência do Maestro Leonardo Sidney
22h35min - "Homenagem à vida e obra dos Artistas e Trabalhadores da Cultura com a Gravação do DVD de Evaldo Gouveia em 2011"
23h50min - "Tomada LBT": Performances da madrugada apresentadas por Isadora Ravena e Muriel Cruz Phelipe