PUBLICIDADE
NOTÍCIA

ASMR: conheça cinco youtubers que são referências na técnica de relaxamento

"Há um grande potencial de que o ASMR possa ser utilizado de forma terapêutica, com auxílio especializado de profissionais da saúde, contudo, como se trata de um novo campo, exige mais pesquisas e comprovações científicas para se verificar seus efeitos benéficos e colaterais na saúde mental", explica psicóloga

23:57 | 16/06/2020
Sweet Carol é um dos canais do YouTube referência no Brasil sobre a técnica ASMR (Foto: Reprodução/ YouTube)
Sweet Carol é um dos canais do YouTube referência no Brasil sobre a técnica ASMR (Foto: Reprodução/ YouTube)

Você já escutou um som e sentiu sono? Se a resposta for sim, você provavelmente já experimentou a sensação do ASMR. Mas você sabe o que é isso? O termo abreviado vem de Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano, ou seja, faz referência a uma sensação agradável de parestesia ou formigamento, geralmente sentida na região do couro cabeludo, na parte de trás da cabeça ou do pescoço em resposta a algum estímulo sensorial ou sonoro.

Sons de chuva, alguém abrindo uma embalagem, e até o som de mastigar alimentos podem causar essa sensação. Parece estranho, não é? Mas o ASMR é reconhecido como técnica de relaxamento e em tempo de quarentena provocada pelo coronavírus, pode ser utilizado por quem enfrenta insônia, estresse e dificuldade de se concentrar e relaxar.

De acordo com a psicóloga Camila Pontes Anselmo, estudos encontraram evidências consistentes de que os vídeos da ASMR provocam sensações de formigamento e promovem afeto positivo, uma experiência agradável, e calmante, específica para alguns indivíduos. Entretanto, ele também indica que algumas pessoas podem não ter as mesmas sensações, pois depende das particularidades de cada sujeito.

“Há um grande potencial de que o ASMR possa ser utilizado de forma terapêutica, com auxílio especializado de profissionais da saúde, contudo, como se trata de um novo campo, exige mais pesquisas e comprovações científicas para se verificar seus efeitos benéficos e colaterais na saúde mental”, explica a psicóloga. “Um profissional especializado em decorrência das complicações na saúde mental precisa ser consultado em casos mais graves de insônia e ansiedade”, acrescenta.

O fenômeno tem tanto reconhecimento que sua comunidade cresceu muito nas redes sociais, principalmente no Youtube, com canais de pessoas que produzem ASMR chegando a mais de um milhão de inscritos no Brasil.

A técnica possui diversas abordagens realizadas nos vídeos. Os chamados “role plays” são uma espécie de interpretação, onde o youtuber simula alguma profissão como médico, maquiador e pintor. Os sons, então, são elaborados neste contexto. Outro tipo comum de abordagem é produzir sons de mastigação, barulhos envolvendo água, sussurros, e até mesmo “tapping”, quando o youtuber simula contato físico pela câmera.

ASMR: confira 5 youtubers que trabalham a técnica nos vídeos

Sweet Carol

Gaúcha ASMR

ASMR Lá Nas Alturas

ASMR BR

ASMR adlipe