PUBLICIDADE
Noticia

Promovido por Djamila Ribeiro, encontros virtuais debatem a sociedade brasileira sob a perspectiva negra

Com convidados especialistas em assuntos como colorismo, intolerância religiosa e apropriação cultural, escitora Djamila Ribeiro promove live durante essa semana

Lillian Santos
12:44 | 04/06/2020
Djamila Ribeiro promove lives no seu Instagram com diversos convidados para debater questões sociais sob a perspectiva negra (Foto: Divulgação)
Djamila Ribeiro promove lives no seu Instagram com diversos convidados para debater questões sociais sob a perspectiva negra (Foto: Divulgação)

Intolerância religiosa, piadas racistas, colorismo e apropriação cultural. Idealizado e organizado por Djamila Ribeiro, escritora, filósofa e ativista a favor da luta negra, a Jornada Feminismos Plurais ocorre nesta semana, com convidados especiais que irão debater sobre assuntos diversos e urgentes sob o ponto de vista de pessoas negras. Os encontros virtuais com os especialistas acontecem a partir de hoje, 4, até sábado, 7, em live no Instagram da escritora.

Nas transmissões online, o objetivo das aulas é disseminar conteúdo produzido por pessoas negras, como forma de construir instrumentos para compreender a realidade e debates no país, como mesmo explica Djamila, em postagem no Instagram. As lives irão contar com autores que participaram da Coleção Feminismos Plurais - coletânea de publicações produzidas por pessoas negras que abordam temas necessários e diversos acerca da realidade do País.

Após as conversas no Instagram, os vídeos serão publicados no canal do Youtube da Feminismos Plurais, com tradução em libras da Diversilibras, projeto que promove ações voltadas para pessoas com deficiência. Fundado em 2017, o projeto é formado por pessoas com e sem deficiência, que traduz vídeos relevantes para a Libras. O Diversilibras atualmente realiza um financiamento coletivo, para aqueles que quiserem contribuir para a continuidade do projeto, auxiliando na compra de equipamentos, edição e internet.

Leia também"Pequeno Manual Antirracista", de Djamila Ribeiro, ganha força no duro cenário atual 

A programação do Jornada Feminismos Plurais conta com quatro convidados especiais, entre eles, o professor professor universitário Adilson Moreira. Mestre e doutor em Direito Antidiscriminatório pela Harvard e especialista em Direito Constitucional e Direitos Humanos, a live com Adilson ocorre hoje, 4, às 18 horas. Autor de “Racismo Recreativo”, publicado na Coleção Feminismos Plurais, o professor irá debater sobre os fundamentos e consequências das piadas racistas, ainda tão presentes e banais em nossa sociedade.

Assista a aula de Adilson Moreira, sobre o racismo recreativo:

Para além das conversas virtuais transmitidas no Instagram e no Youtube, a escritora Djamila Ribeiro também está organizando um grupo no aplicativo Telegram, para aqueles que quiserem participar da comunidade da Feminismos Plurais, onde haverá troca de ideias e serão discutidos temas atuais. Para participar acesse esse link.

Confira programação da Jornada Feminismos Plurais:
Sexta-feira, 5
19 horas - Alessandra Devulsky (@adevulsky), professora de Direito na Universidade de Montreal, Canadá. Irá debater sobre o Colorismo.

Sábado-feira, 6
18 horas - Professor Sidnei Nogueira (@professor.sidnei), doutor em Semiótica pela Universidade de São Paulo (USP). Participa com uma aula sobre Intolerância Religiosa.

Domingo, 7
18 horas - Rodney William (@rodneywilliam2018), doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Encerra a Jornada Feminismos Plurais com uma aula sobre Apropriação Cultural, tema do livro publicado na Coleção.

Onde: perfil no Instagram de Djamila Ribeiro

Os encontros virtuais serão publicados após no canal do Youtube da Feminismos Plurais, com tradução em libras por Diversilibras.