Participamos do

Museu da Fotografia Fortaleza lança "Visita 360°" da exposição "Bob Wolfenson: Retratos"

A visita 360° ao Museu da Fotografia Fortaleza é aberta ao público e pode ser feita por meio do Google Street View a partir do dia 28 de maio
12:48 | Mai. 27, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

"Como a sociedade vai ter acesso à arte e cultura em meio a pandemia?". Foi com essa pergunta que o Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), que permanece fechado para visitação, pensou em formas de perpetuar este acesso. Nesta quinta-feira, 28, será lançada a “Visita 360°” da exposição “Bob Wolfenson: Retratos”. No perfil do Museu do Instagram (@museudafotografiafortaleza) haverá um link com direcionamento para a visita no Google Street View. É a oportunidade de conhecer uma das exposições mais famosas que o MFF recebeu.

A exposição foi originalmente realizada em 2018, no Espaço Cultural Porto Seguro (SP), com curadoria de Rodrigo Villela e assistência de curadoria de Fábio Furtado. A mostra compreende e mistura diferentes núcleos: personalidades da cultura, do esporte, da política e da moda, com fotos produzidas para editoriais ou por iniciativa do fotógrafo. Entre os retratados, estão nomes como Hélio Oiticica, Fernanda Montenegro, Caetano Veloso, Taís Araújo, Marília Gabriela, Lázaro Ramos, Camila Pitanga, Anitta, Ludmilla, Laerte, Zé Celso, Lula, Fernando Henrique Cardoso, Paulo Maluf, Luiza Erundina, Eduardo Suplicy, Pelé, Ronaldo e muitos outros.

São mais de 150 retratos, vários deles ainda inéditos, feitos pelo fotógrafo ao longo de 45 anos. “Partimos de uma seleção inicial de mais de mil fotografias até chegarmos ao conjunto que apresentamos aqui na exposição. Foi um trabalho árduo, mas extremamente prazeroso”, afirma o curador.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Já na sexta, 29, acontecerá também no perfil do MFF no Instagram, às 15 horas, a Oficina de Autorretrato, que traz como referência o trabalho do fotógrafo e artista plástico Vik Muniz, conhecido por usar materiais inusitados em suas obras, como açúcar, feijão e chocolate. Inspirado em seu trabalho e compartilhando algumas técnicas do artista, o Núcleo Educativo do Museu vai realizar uma dinâmica diferente. Para participar, é necessário ter em mãos uma foto (sem muitos detalhes), uma folha de papel ofício, lápis e tudo o que você achar que pode compor seu retrato (arroz, feijão, macarrão parafuso, café, botões, papel colorido e muito mais).

“Nossa expectativa é que as pessoas possam aproveitar a ferramenta e conhecer a exposição. Ou para quem já conhece, relembrar. A intenção é de promover o acesso à arte e cultura”, explica Tomaz Maranhão, assistente de coordenação do Museu.

Visita 360° da exposição Bob Wolfenson: Retratos

Quando: a partir de quinta, 28
Onde: no Instagram @museudafotografiafortaleza

Oficina de Autorretrato

Quando: dia 29, às 15 horas
Onde: no Instagram @museudafotografiafortaleza

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar