Gabriela Duarte se pronuncia sobre posicionamento da mãe, Regina Duarte: "Nunca foi minha escolha"

Filha da veterana atriz, e agora ex-secretária de Cultura do governo Bolsonaro, desabafou sobre posicionamentos políticos em sua família

A atriz Gabriela Duarte, de 46 anos, usou seu perfil no Instagram no fim da tarde da quinta-feira, 21, para se pronunciar, ainda que indiretamente, sobre o posicionamento político de sua mãe, a atriz Regina Duarte, de 73 anos, agora ex-secretária de Cultura do governo Bolsonaro, de onde foi demitida nesta quarta-feira, 20.

Em um longo texto intitulado "Escolhas", ilustrado apenas por um ponto de exclamação, Gabriela desabafou sobre opções políticas. "Um artista pode se posicionar politicamente se quiser. Existem os que fazem isso e tem suas razões. Essa, porém, nunca foi uma escolha minha".

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

No depoimento, a atriz deixou claro que não tem o direito de influenciar ninguém a respeito disso. "São escolhas, e escolhas são individuais. Cada um tem a liberdade de pensar de forma própria. E isso diz respeito a relações familiares também", escreveu ela, sem mencionar diretamente Regina Duarte.

Para Gabriela Duarte, a liberdade de pensamento e posicionamento político é algo que ela preza, principalmente, para seus filhos. "Meus filhos têm sido criados também dessa forma. Para que sejam livres e possam formar seus próprios pensamentos. O fato de serem meus filhos não os obriga a serem como eu. Quero que eles sejam melhores!", declarou ela, que encerrou o texto com uma leve provocação: "Cada adulto que cuide de seu RG e CPF".

Embora a publicação tenha teor neutro, e observando os posts de Gabriela Duarte nesta mesma rede social, é possível concluir, então, que a atriz aparenta não compactuar com a mesma linha de pensamento político de Regina Duarte.

Agora fora da TV Globo, a mãe de Gabriela será colocada no comando da Cinemateca Brasileira, conforme o presidente Jair Bolsonaro prometeu após lhe retirar o cargo de secretária de Cultura em Brasília, onde ficou por apenas dois meses — sob muitas críticas — e deve ser substituída pelo também ator Mário Frias.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

ESCOLHAS Um artista pode se posicionar politicamente se quiser.Existem os que fazem isso e tem suas razões .Essa,porém,nunca foi uma escolha minha. A profissão que escolhi ja é bastante política em vários aspectos.Isso,no entanto,não faz com que eu deixe de me posicionar, mas o faço como uma cidadã normal.Voto e exerço meu direito de escolher pessoas que acho mais adequadas a me representar,mas não trago isso pra minha vida publica. Divido meus pensamentos e opiniões nessa área com pessoas que me são próximas.Não tenho necessidade de mais do que isso, nem me sinto no direito de influenciar politicamente quem quer que seja.São escolhas, e escolhas são individuais.Cada um tem a liberdade de pensar de forma própria. E isso diz respeito a relações familiares também. Somos o que escolhemos ser e batalhamos por isso.Quando crianças, seguimos o exemplo daqueles que estão muito próximos a nós: os pais, os avós, irmãos, professores da escola…Aos poucos esse universo se amplia e nossas referências também. Começamos então a formar nosso próprio corpo ideológico e percebemos que não precisamos mais seguir os modelos da infância e adolescência.Amadurecer,entre tantas coisas,é isso. Tudo isso não quer dizer que não possa mais haver afeto, amor,gratidão e respeito por aqueles que nos criaram.Pelo contrario.Devem ser apreciados e honrados todos os dias.Mas entender que uma familia não precisa necessariamente funcionar como um bloco, com pensamentos em uníssono sempre, é fundamental. Meus filhos têm sido criados tambem dessa forma .Para que sejam livres e possam formar seus próprios pensamentos.O fato de serem meus filhos não os obriga a serem como eu.Quero que eles sejam melhores! Escolhas são individuais, que fique claro.Cada adulto que cuide de seu RG e CPF.

Uma publicação compartilhada por gabriela duarte (@gabidu) em

Do Jornal do Commercio via Rede Nordeste

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

gabriela duarte regina duarte gabriela duarte mãe secretaria cultura bolsonaro Regina Duarte Cultura Bolsonaro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar