Gabriela Duarte se pronuncia sobre posicionamento da mãe, Regina Duarte: "Nunca foi minha escolha"
Filha da veterana atriz, e agora ex-secretária de Cultura do governo Bolsonaro, desabafou sobre posicionamentos políticos em sua família
A atriz Gabriela Duarte, de 46 anos, usou seu perfil no Instagram no fim da tarde da quinta-feira, 21, para se pronunciar, ainda que indiretamente, sobre o posicionamento político de sua mãe, a atriz Regina Duarte, de 73 anos, agora ex-secretária de Cultura do governo Bolsonaro, de onde foi demitida nesta quarta-feira, 20.
Em um longo texto intitulado "Escolhas", ilustrado apenas por um ponto de exclamação, Gabriela desabafou sobre opções políticas. "Um artista pode se posicionar politicamente se quiser. Existem os que fazem isso e tem suas razões. Essa, porém, nunca foi uma escolha minha".
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No depoimento, a atriz deixou claro que não tem o direito de influenciar ninguém a respeito disso. "São escolhas, e escolhas são individuais. Cada um tem a liberdade de pensar de forma própria. E isso diz respeito a relações familiares também", escreveu ela, sem mencionar diretamente Regina Duarte.
Para Gabriela Duarte, a liberdade de pensamento e posicionamento político é algo que ela preza, principalmente, para seus filhos. "Meus filhos têm sido criados também dessa forma. Para que sejam livres e possam formar seus próprios pensamentos. O fato de serem meus filhos não os obriga a serem como eu. Quero que eles sejam melhores!", declarou ela, que encerrou o texto com uma leve provocação: "Cada adulto que cuide de seu RG e CPF".
Embora a publicação tenha teor neutro, e observando os posts de Gabriela Duarte nesta mesma rede social, é possível concluir, então, que a atriz aparenta não compactuar com a mesma linha de pensamento político de Regina Duarte.
Agora fora da TV Globo, a mãe de Gabriela será colocada no comando da Cinemateca Brasileira, conforme o presidente Jair Bolsonaro prometeu após lhe retirar o cargo de secretária de Cultura em Brasília, onde ficou por apenas dois meses — sob muitas críticas — e deve ser substituída pelo também ator Mário Frias.