PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Com banda cearense, festivais online celebram o dia mundial da cultura gótica

Plastique Noir, de Fortaleza, e Ego Eris, de Recife, integram programação de músicas dark do fim de semana

Bemfica de Oliva
23:02 | 22/05/2020
Banda cearense Plastique Noir apresentou show gravado na noite desta sexta-feira, 22, e participará do festival Gothicat no sábado, 23 (Foto: Reprodução/Facebook)
Banda cearense Plastique Noir apresentou show gravado na noite desta sexta-feira, 22, e participará do festival Gothicat no sábado, 23 (Foto: Reprodução/Facebook)

Ainda que seu auge no mainstream tenha sido nos anos 1980 e 1990, a cultura gótica está — com o perdão do trocadilho — vivíssima nos dias de hoje. Produtoras, bandas, casas de show e vários profissionais, da moda às artes visuais, mantêm a cena ativa, em Fortaleza, no Brasil e no mundo.

Comemorado em 22 de maio, o dia mundial da cultura gótica deste ano, como a produção de todos os ramos artísticos, precisou se adaptar à realidade do isolamento social devido à pandemia de coronavírus. Em vez de celebrações em locais físicos, festivais online marcam a data.

O novo formato permite, no entanto, que artistas e grupos de diversas nacionalidades se apresentem para uma mesma audiência, em palco virtual compartilhado, garantindo ao público diversidade de estilos. Metal gótico, synth pop, post-punk, dark wave, entre outras sonoridades, compõem o line-up que aparece entre a noite desta sexta-feira, 22, e a de amanhã.

O Festival Under Latinoamericano, que aconteceu na noite de hoje, reuniu 26 bandas de 10 países, exibindo músicas de shows gravados. A cearense Plastique Noir e a pernambucana Ego Eris fizeram parte da programação, que contou também com grupos de Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela. A apresentação durou cerca de uma hora e quarenta minutos, e pode ser reassistida na página do festival.

Também na noite de hoje aconteceu o festival DarkItalia, com nomes internacionais de peso como Clan of Xymox, banda holandesa com quase 40 anos de carreira que é um dos grandes expoentes da música gótica. Contando também com apresentações gravadas, os shows duraram cerca de duas horas e meia no total. A apresentação está disponível na íntegra no Facebook.

Por fim, a loja de artigos góticos Gothicat realizará na noite do sábado, 23, a terceira edição do Gothicat Festival. A cearense Plastique Noir também participará desta apresentação, que começa às 18 horas e terá vídeos inéditos das bandas. O festival será transmitido pelo Facebook, pelo Youtube e pelo Twitch da loja, e arrecadará doações para a Cruz Vermelha.