Participamos do

Fundação Demócrito Rocha dá início a curso sobre literatura cearense nesta segunda;inscrições estão abertas

"Literatura cearense: notas introdutórias" é o tema do primeiro fascículo do curso de extensão "Literatura cearense", composto por doze módulos. Curso terá videoaulas, podcasts e webconferências
00:00 | Mai. 15, 2020
Autor Ivig Freitas
Foto do autor
Ivig Freitas Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Tem início na segunda, 18, o curso básico de extensão gratuito “Literatura Cearense”, promovido pela Fundação Demócrito Rocha. “Literatura cearense: notas introdutórias” é o tema do primeiro dos doze fascículos que compõem o curso. Além do material impresso, todo o conteúdo digital complementar poderá ser acessado por meio do site da Universidade Aberta do Nordeste (Uane). O curso é gratuito e aberto ao público e reúne profissionais e estudiosos da literatura do Estado e seu conteúdo percorre os diferentes caminhos que formam as letras do Ceará e a ligação com sua gente.

Com participação e curadoria do professor de literatura Charles Ribeiro, a primeira aula do curso busca apresentar aos alunos um panorama geral das letras produzidas no Ceará, desde o seu surgimento à contemporaneidade. A intenção é apresentar para todos uma historiografia ampliada da nossa produção literária”, conta o escritor Raymundo Netto, coordenador geral do curso. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pela plataforma de cursos da FDR.

Serão 12 fascículos encartados sempre às segundas-feiras no O POVO e também disponibilizados em formato digital. As videoaulas serão exibidas às quintas-feiras na TV O POVO, com duração de 15 minutos. Os alunos também poderão contar com seis podcasts que terão a participação de conteudistas e convidados, transmitidas pela Rádio O POVO CBN 1.010 AM aos sábados sempre às 9h. Todo o material do curso estará disponível numa sala de aula virtual e, ao final do curso, os inscritos receberão certificação pela Universidade Federal do Ceará.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As aulas tratam de diversas temáticas que constituem a historiografia da literatura cearense, como o romantismo, o realismo, a escrita feminina e literatura fantástica e cordel. Gratuita, a iniciativa visa despertar o interesse e a leitura da literatura produzida no Ceará, desde a sua origem à contemporaneidade - contada por meio de seus autores, agremiações literárias e obras referenciais, em consonância com os estudos da Literatura Brasileira. Voltado para educadores, pesquisadores ou estudantes em geral, o curso busca alcançar diferentes públicos interessados em conhecer melhor a produção literária do Estado, que tem seus primeiros registros datados do século XIX.

Inscrições gratuitas por meio do link

http://admcursos.fdr.org.br/inscricao/31 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar