PUBLICIDADE
Noticia

Fundação Demócrito Rocha dá início a curso sobre literatura cearense nesta segunda;inscrições estão abertas

"Literatura cearense: notas introdutórias" é o tema do primeiro fascículo do curso de extensão "Literatura cearense", composto por doze módulos. Curso terá videoaulas, podcasts e webconferências

Ivig Freitas
15/05/2020 10:08:06
Rachel de Queiroz
Rachel de Queiroz (Foto: Carlus Campos)

Tem início na segunda, 18, o curso básico de extensão gratuito “Literatura Cearense”, promovido pela Fundação Demócrito Rocha. “Literatura cearense: notas introdutórias” é o tema do primeiro dos doze fascículos que compõem o curso. Além do material impresso, todo o conteúdo digital complementar poderá ser acessado por meio do site da Universidade Aberta do Nordeste (Uane). O curso é gratuito e aberto ao público e reúne profissionais e estudiosos da literatura do Estado e seu conteúdo percorre os diferentes caminhos que formam as letras do Ceará e a ligação com sua gente.

Com participação e curadoria do professor de literatura Charles Ribeiro, a primeira aula do curso busca apresentar aos alunos um panorama geral das letras produzidas no Ceará, desde o seu surgimento à contemporaneidade. A intenção é apresentar para todos uma historiografia ampliada da nossa produção literária”, conta o escritor Raymundo Netto, coordenador geral do curso. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pela plataforma de cursos da FDR.

Serão 12 fascículos encartados sempre às segundas-feiras no O POVO e também disponibilizados em formato digital. As videoaulas serão exibidas às quintas-feiras na TV O POVO, com duração de 15 minutos. Os alunos também poderão contar com seis podcasts que terão a participação de conteudistas e convidados, transmitidas pela Rádio O POVO CBN 1.010 AM aos sábados sempre às 9h. Todo o material do curso estará disponível numa sala de aula virtual e, ao final do curso, os inscritos receberão certificação pela Universidade Federal do Ceará.

As aulas tratam de diversas temáticas que constituem a historiografia da literatura cearense, como o romantismo, o realismo, a escrita feminina e literatura fantástica e cordel. Gratuita, a iniciativa visa despertar o interesse e a leitura da literatura produzida no Ceará, desde a sua origem à contemporaneidade - contada por meio de seus autores, agremiações literárias e obras referenciais, em consonância com os estudos da Literatura Brasileira. Voltado para educadores, pesquisadores ou estudantes em geral, o curso busca alcançar diferentes públicos interessados em conhecer melhor a produção literária do Estado, que tem seus primeiros registros datados do século XIX.

Inscrições gratuitas por meio do link

http://admcursos.fdr.org.br/inscricao/31