Participamos do

Itaú Cultural lança 5º edital "Arte como Respiro", na categoria de literatura

Desde o início da pandemia do coronavírus, o Itaú Cultural está incentivando a produção artística por meio de editais
20:32 | Mai. 07, 2020
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O quinto edital "Arte como Respiro", promovido pelo Itaú Cultural, é voltado para a literatura. Os escritores poderão enviar textos em formato de prosa ou poesia falada com o tema "Vida pós-pandemia". As inscrições acontecem de segunda-feira, 11, até quarta-feira, 13.

Os participantes poderão se registrar em duas categorias: Escrita — prosa ou poesia, com até 800 caracteres, e Poesia Falada — vídeo, com duração de 30 segundos. “Há um amplo universo para desvendar em volta disso, que deve estar afligindo o imaginário de escritores e leitores. Ao fim da pandemia, para quem esteve isolado, ou não, como será a vida, os encontros e desencontros, o trabalho, a política, andar pelas ruas, o amor?”, questiona Claudiney Ferreira, gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural.

Até 150 obras serão escolhidas para Escrita e 50 para Poesia Falada. Os vencedores receberão o valor de R$ 2.500. O resultado está previsto para sair até 9 de junho. “Convidamos poetas, escritores e escritoras, testemunhas e testemunhos das mudanças, ou não, que este momento prenuncia na vida das pessoas, a criarem ficções e poesias sobre como imaginam o futuro depois deste período mundialmente crítico”, diz Claudiney Ferreira.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo ele, esse edital trará surpresas positivas. “Fabular é uma das principais características do seres humanos, da literatura, claro. Esse exercício criativo com certeza vai nos revelar projetos e perspectivas diferentes do que vai mudar ou não no nosso futuro”, comenta. A iniciativa contempla, principalmente, escritores, poetas e slamers, mas todos podem participar da inscrição.

Os critérios de seleção, de acordo com Claudiney Ferreira, serão a qualidade e o exercício da linguagem criativa, além dos outros pontos já abordados no edital. Os trabalhos finais serão apresentados ao público nas plataformas do Itaú Cultural.

A organização já realizou outros quatro editais de artes em inscrições anteriores, sendo elas artes cênicas, música, artes visuais e poesia surda. Lançados desde abril, eles têm o objetivo é gerar recurso para a classe artística durante o isolamento social. (Colaboração de Natália Coelho)

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar