Participamos do

Universo Harry Potter completa 20 anos no Brasil. Editora celebra com programação com lives

A saga de livros Harry Potter completa 20 anos de lançamento no Brasil, mas sua história atemporal continua ecoando entre fãs e admiradores
20:30 | Abr. 29, 2020
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A única casa que ainda se orgulha de ser perfeitamente normal está localizada na rua dos Alfeneiros, n° 4. O universo bruxo da saga Harry Potter, que Sr. e Sra. Dursley chamariam de bobagem, se tornou um fenômeno infantojuvenil em todo o mundo. No Brasil, a história foi lançada há 20 anos.

Por meio de palavras, J.K. Rowling criou um mundo tão complexo que até hoje as pessoas leem os livros, assistem filmes e se conectam pelas redes de fãs. Os bruxos, finalmente, saíram dos muros de Hogwarts e puderam se apresentar aos trouxas - como são definidos aqueles que não têm poderes e não são de famílias mágicas.

O impacto dos livros foi tanto que está presente em 200 países, tendo os títulos sido traduzidos para mais de 70 idiomas. Apenas em território brasileiro, mais de cinco milhões de cópias foram vendidas, segundo a Editora Rocco. Duas décadas depois, o mercado não parou. Glossários dos animais fantásticos, roteiro de peças, manual para jogar quadribol - famoso esporte da saga -, experiências virtuais, entre outros, continuam sendo lançados.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Naturalmente está acontecendo dentro da sua cabeça, mas porque é que isto deveria significar que não é verdadeiro?”. A frase de Alvo Dumbledore consegue responder, em parte, ao sucesso da franquia. A imaginação criada com as aventuras de Harry Potter ainda ecoa no mundo real de diferentes formas.

Com diversas mensagens, continua sendo uma inspiração para os fãs. “Harry Potter me ajudou em um período muito complexo da minha vida, em que estava muito mal mesmo. Ele me ajudou bastante a ter algo para fazer e me distrair. Por isso, eu me apaixonei por leitura e escrita, por estudos de filosofia e prática de bruxaria”, recorda Artur Moura de Pinho, ator da companhia teatral Abrealas. Fã da história desde o ensino médio, afirma que leu todos os livros em menos de dois meses.

Os ensinamentos são imensos. “Comecei a ver o mundo com outros olhos, a acreditar na importância de formar laços de amizade e de família, seja ela de que tipo for”, diz. É esse mesmo sentimento que acredita ser o motivo para a fama atemporal da história. “Tanto os livros quanto os filmes continuam a encantar e a despertar a imaginação e a magia, que acredito que podemos ter dentro de nós”, afirma

Para Caco Cardassi, do canal Caldeirão Furado, Harry Potter significa amor, é a sua “carta de Hogwarts”. Quando ainda era uma criança, ganhou o primeiro livro no ano do seu lançamento. Seu avô comprou para incentivar a leitura do neto. “Eu morava na casa dos meus avós por conta da separação dos meus pais. Acabei tendo notas ruins e fiquei de castigo. Para passar o tempo, meu avô comprou alguns livros, entre eles, estava Harry Potter”, descreve.

Ele lembra, entretanto, que não chegou ao fim porque era longo demais para uma criança. “Eu confesso que não entendi quase nada. Tinha uns nomes estranhos, como Dumbledore”, explica. Foi apenas um ano depois, quando sua irmã o levou para assistir ao primeiro filme, que gostou da história e voltou a ler.

Desde então, o universo bruxo não deixou de fazer parte de sua trajetória. Já adulto, nas redes sociais, acompanhava grupos de fãs. “A galera postava sempre muito a mesma coisa, como, qual a sua casa. Não tem muita informação legal. Por isso, comecei a criar posts de curiosidades”, lembra. Sem ser experiente com as tecnologias, entrou no Youtube por acaso, por meio de um convite para um pequeno canal.

Com a aceitação do público, nasceu o Caldeirão Furado. “Eu venho fazendo isso desde 2015, tentando colocar magia na vida da galera e espalhar meu amor por Harry Potter”, expressa. Ele não sabe dizer qual a fórmula para o sucesso da saga, mas tem a certeza que parte é devido à sua complexidade. “Se você ler Harry Potter com 13 anos, você vai enxergar de um jeito. Com 17 anos, você vai enxergar totalmente diferente. Você vai percebendo as mensagens nas entrelinhas. Tem fãs até hoje e novos a cada dia que passa”, afirma.

“Harry Potter, de certa forma, é um grande romance de formação misturado com uma fantasia muito criativa e os jovens se identificam. E tem uma característica muito interessante: é atemporal. Não envelhece e pega várias gerações, o que faz o público se renovar naturalmente”, identifica Bruno Zolotar, diretor de Marketing e Comunicação da Rocco. Segundo ele, mesmo depois de décadas, o livro continua entre os mais vendidos.

“Os livros fazem parte da memória afetiva de muita gente. Recebemos mensagens de gente que começou a ler Harry Potter há 20 anos e hoje lê para a série para os filhos”, diz o diretor. Ele cita que Paulo Rocco, fundador da Editora Rocco, costuma dizer que, em algum momento, todas as crianças irão se deparar com a história.

Mas Bruno Zolotar acredita que um dos maiores méritos da saga foi trazer um novo público para a leitura. “O grande mérito de Harry Potter foi o de trazer um novo público para a leitura. Já havia literatura juvenil antes, mas depois do sucesso sem precedentes, todas as grandes editoras passaram a investir mais nessa área e a publicar mais para jovens. Foi um marco”, reconhece Zolotar.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar