Participamos do

Morre aos 53 anos Irrfan Khan, ator de "As aventuras de Pi" e "Quem quer ser um milionário"

O artista indiano foi diagnosticado em 2018 com câncer; ele foi um dos primeiros de Bollywood a consolidar sua carreira nos EUA
10:38 | Abr. 29, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O ator Irrfan Khan, conhecido por filmes como "Quem quer ser um milionário", "As aventuras de Pi" e "Jurassic World", morreu nesta quarta-feira, 29, aos 53 anos. Vítima de um tumor neuroendócrino diagnosticado em 2018, Khan faleceu em um hospital de Mumbai. O ator deixa a esposa e dois filhos. As informações são do jornal El País.

A morte foi confirmada pelo seu agente. “Foi para a morada do céu, deixando um verdadeiro legado próprio. Todos nós oramos e esperamos que ele esteja em paz”. O artista foi um dos primeiros indianos a consolidarem uma carreira cinematográfica fora de seu país, seguindo outros como Saeed Jaffrey, Roshan Seth e Om Puri.

Há dois anos, Khan anunciou sua doença se mostrando esperançoso pela cura. O texto teve grande repercussão nas redes sociais. Depois de iniciar o tratamento, o ator conseguiu inclusive atuar em um último filme, Angrezi medium, cujo lançamento estava previsto para maio, mas foi adiado por causa da pandemia do coronavírus.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O superastro Amitabh Bachchan, que trabalhou com ele em Piku, se manifestou nas redes sociais: “Um talento incrível, um colega amável, um colaborador prolífico para o mundo do cinema. Deixou-nos cedo demais, criando um grande vazio”.


Carreira no cinema

Saahabzaade Irfan Ali Khan nasceu em Jaipur, em 1966. Filho de um vendedor de pneus, tentou ser jogador de críquete, fracassou, e então entrou para uma escola de teatro. Em 1988, aos 22 anos, atuou no filme Salaam bombay!, de Mira Naar, embora nesta primeira fase de sua carreira tenha trabalhado sobretudo como ator de televisão.

O primeiro contato com o cinema ocidental foi em 2002. O britânico Asif Kapadia dirigiu na Índia seu primeiro longa-metragem, The Warrior, uma produção de baixo orçamento com enredo sobre samurais, que ganhou o Bafta de melhor filme britânico e foi selecionado para o festival de San Sebastián, na Espanha.

Esse sucesso abriu as portas ao mundo do cinema para Khan também em seu país, onde frequentemente interpretava policiais e vilões, como em Maqbool (2003), uma adaptação de Macbeth, de William Shakespeare, ambientada em Mumbai.

Paralelamente, no cinema anglo-americano aparece como delegado de polícia em O Preço da coragem (2007), de Michael Winterbottom, e em um papel semelhante em Quem quer ser um milionário? (2008), filme de Danny Boyle que conquistou oito estatuetas no Oscar de 2009.

Khan se afirmou rapidamente em Hollywood e participou de filmes de alto orçamento, com "O espetacular homem-aranha" (2012), "Jurassic world" (2015), "Inferno" (2016) e "As aventuras de Pi" (2012), em que interpretou a versão adulta do protagonista, Dev Patel. Wes Anderson escreveu para ele um pequeno papel em Viagem a Darjeeling (2007).

Khan apareceu na versão em hindi de O livro da selva (2016). Um de seus sucessos mais importantes em Bollywood foi The launchbox (2013), em que interpreta um contabilista que estabelece um romance epistolar com uma dona de casa infeliz, seguido por outros papéis célebres na comédia Piku (2015) e Hindi medium (2017). Em 2013, ganhou o Prêmio Nacional de Cinema da Índia por seu papel principal em Paan Singh Tomar (2012), um filme biográfico sobre um atleta destacado que se transforma em bandido.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar