Participamos do

Jogos de tabuleiro promovem diversão e aprendizado com a família

O que você tem feito durante a quarentena? Os jogos de tabuleiro são opção de divertimento e aprendizado para toda a família. Confira sugestões
19:26 | Abr. 08, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O que você tem feito durante a quarentena? Por conta do confinamento social, muitas famílias procuram alternativas de distrair as crianças durante o dia, de forma que visam a diminuição do contato com a tecnologia. Os jogos de tabuleiro surgem então como opção de entretenimento e aprendizado.

De acordo com a pedagoga e psicopedagoga Ana Sanford, brincar é um direito fundamental de todas as crianças. “Brincando as crianças aprendem a cooperar com os companheiros, a obedecer as regras do jogo, a respeitar os direitos dos outros, a acatar a autoridade, a assumir responsabilidades, a aceitar penalidades, a dar oportunidades aos demais, enfim a viver em sociedade”, explica.

É desse pensamento que a professora de língua portuguesa Adriana Gonçalves incentiva que a filha de nove anos brinque com jogos de tabuleiro. “Priorizo momentos em que se tenha mais acesso à criatividade de forma mais lúdica com jogos que fizeram muitas crianças felizes durante muito tempo”, comenta.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Em tempos de quarentena, os pais têm que ser multifuncionais, ou seja, educadores, filósofos, sociólogos, psicólogos, psicopedagogos, recreadores e muito mais. Diante desse cenário, os jogos em família são uma excelente ferramenta, que possibilitam formar conceitos, relacionar ideias, estabelecer relações lógicas entre outros”, explica a psicóloga.

Adriana relata que jogar com sua filha promove momentos de interação e que desperta a imaginação e a criatividade. Mas os jogos de tabuleiro não são apenas para crianças. Aérton Freitas, 31, diretor de arte e produtor de conteúdo é um entusiasta dos jogos. “Na minha infância, os jogos de tabuleiro eram o grande momento da reunião familiar. Quem nunca passou horas e horas jogando com primos, irmãos, pais ou tios aqueles jogos de tabuleiros, por mais simples que fossem? É diversão e entretenimento certo para toda a família por horas”, relembra.

Durante esta quarentena, Aérton tem jogado com amigos e sua família. “Por conta das regras, interações entre jogadores, histórias e os objetivos para atingir em grupos ou individualmente, os jogos de tabuleiro conseguem entreter por horas e promover um momento que a gente consiga desopilar um pouco. Jogar faz bem para o raciocínio e os jogos podem ser aquele respiro de diversão em tempos tão melancólicos”, revela.

Sanford explica que durante este momento de quarentena, dosar o contato das crianças com a tecnologia é fundamental. “A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é que o tempo total que o seu filho passa em frente à tela não exceda duas horas por dia, sendo que cada sessão não deve passar de 30 a 40 minutos. Sendo assim, o que vai fazer a diferença no convívio em tempos de distanciamento social é que o adulto possa oferecer repertórios variados, estar disponível para elas o maior tempo possível e criar um momento para realizar jogos em família”.

“Não podemos duvidar de que o jogo no processo de aprendizagem é de suma importância. Acredito que a criança aprende muito com o material concreto. Aquela que brinca, joga, pode encontrar uma maior facilidade para aprender”, reitera. Por isso, Ana sugere alguns jogos que podem ajudar as crianças no desenvolvimento, e Aérton sugere outros para promover a diversão dos adultos. Confira.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar