Participamos do

Confira dicas de livros infantojuvenis para incentivar o hábito da leitura entre jovens

84% das crianças de 11 a 13 anos são leitores. Por isso, reunimos dicas de leituras infantojuvenis para ajudar a perpetuar o hábito de ler, confira.
16:00 | Abr. 02, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Você se lembra de algum livro que você leu quando era criança? Muitas pessoas tiveram seu primeiro contato com a literatura ainda quando pequenos e, desde então, nunca largaram o hábito. A leitura é uma prática que traz muitos benefícios, ajuda a desenvolver o vocabulário, aumenta o senso crítico, amplia o conhecimento, estimula a criatividade e imaginação, facilita a escrita e, claro, entretém. 

De acordo com a pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, de 2016, o brasileiro lê em média 4,96 livros ao ano, com estimativa de 104,7 milhões de leitores no país. Da média anual de livros por habitantes, apenas 2,43% foram lidos do início ao fim. Se considerados livros lidos por vontade própria (de literatura e não livros técnicos ou didáticos) a quantidade cai pra 1,26% do total.

Isso evidencia que o brasileiro não exerce o hábito de ler. Entretanto, entre os principais leitores estão as crianças e adolescentes, que concentram as maiores proporções de leitores na população. Na faixa de 5 a 10 anos, 67% são leitores. O topo do índice está na faixa de 11 a 13 anos, com 84%, e diminui para 75% entre os jovens de 14 a 17 anos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Livraria Lamarca realiza entrega de livros com frete grátis

Dessa forma, para aumentar os números de adultos que leem frequentemente, é necessário que o hábito de leitura seja incentivado desde cedo, e mantido. Por isso, reunimos algumas dicas de livros que podem agradar e ajudar a incentivar o hábito da leitura, confira.

Ela disse, ele disse

Durante uma discussão você não gostaria de saber o que a outra pessoa está pensando? Escrito por Thalita Rebouças em 2010, o livro responde exatamente esta pergunta ao contar a trajetória de Rosa e Leo alternando as vozes de ambos os adolescentes de 14 anos. Novos no mesmo colégio, Ela disse, ele disse é um divertido romance que mostra como meninos e meninas podem sentir as mesmas coisas, mas pensar e agir de modo muito diferente.

Ficha técnica
Autor(a): Thalita Rebouças
Ano de lançamento: 2019
Editora: Rocco
Número de páginas: 184
Classificação indicativa: 12 anos

Querido Diário Otário

Os livros da série contam a história da adolescente Jamie Kelly e das suas aventuras cômicas. A menina tem que lidar com sua mãe que cozinha muito mal, com seu cachorro Fedido, com sua amiga Isabella e com sua arqui-rival, Angelina, com quem compete pela popularidade em sua escola.

Ficha técnica
Autor(a): Jim Benton
Ano de lançamento: 2004 - 2015
Editora: Scholastic Corporation
Número de livros: 18
Classificação indicativa: 12 anos

Diário de um banana

Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no mundo do ensino fundamental, onde fracotes são obrigados a dividir os corredores com garotos mais altos, mais malvados e que já se barbeiam. A série de livros conta as diversas aventuras e encrencas que Greg enfrenta durante a escola.

Ficha técnica
Autor(a): Jeff Kinney
Ano de lançamento: 2007 - presente
Editora: V&R
Número de livros: 14
Classificação indicativa: 12 anos

A Bailarina Fantasma

Anabela mal podia conter a empolgação quando seu pai foi o arquiteto escolhido para coordenar uma obra no Theatro José de Alencar, em Fortaleza. Em pouco tempo vira rotina para Anabela passar as tardes naquele teatro antigo fazendo a lição de casa enquanto o pai trabalha. Mas essa reforma acaba desenterrando mistérios escondidos há muitos e muitos anos. Para a surpresa de Anabela, uma bailarina translúcida e vestida de azul aparece dançando no palco e passeando pelos corredores, perseguindo Anabela. O que será que ela está fazendo ali? E por que será que apenas a garota consegue enxergá-la? Quem é essa bailarina e por que ela aparece?

Ficha técnica
Autor(a): Socorro Acioli
Ano de lançamento: 2010
Editora: Biruta
Número de páginas: 184
Classificação indicativa: 12 anos

Estrelas Tortas

Há problemas na vida que levam a gente a pensar que o mundo vai acabar. Mas ele continua. Marcella era alta, bonita e a principal jogadora de vôlei do colégio. Ao realizar uma viagem de carro com a mãe, sofre um grave acidente e perde os movimentos das pernas. Toda sua família e a própria Marcella vão descobrir o quanto é difícil perder e o quanto é precioso aprender a ganhar.

Ficha técnica
Autor(a): Walcyr Carrasco
Ano de lançamento: 2002
Editora: Moderna
Número de páginas: 96
Classificação indicativa: 12 anos

Fazendo meu filme

A obra nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.

Ficha técnica
Autor(a): Paula Pimenta
Ano de lançamento: 2014 - presente
Editora: Gutenberg
Número de livros: 4
Classificação indicativa: 12 anos


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar