Participamos do

Músicos montam playlist autoral de Fortaleza

Que tal aproveitar o tempo livre para conhecer mais da música autoral cearense? Projeto nas plataformas de streaming reúne produções de mais de 80 artistas locais
19:00 | Abr. 01, 2020
Autor Bárbara Bezerra
Foto do autor
Bárbara Bezerra Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em tempos de quarentena, conteúdos nas plataformas digitais passaram a ser, ainda mais, uma forma de entretenimento viável, fácil e eficaz. Foi aí que o musico Berg Menezes viu a oportunidade de tirar do papel um plano que, há tempos, já estava criando raízes. Ele lançou A Melhor Playlist de Fortaleza, uma seleção musical nas plataformas Spotify e Deezer, onde artistas autorais da Cidade, dos mais variados estilos, reúnem suas músicas.

Lançado no fim de março, o objetivo do projeto, além de apresentar novos nomes da cena musical da Capital e da Região Metropolitana, é levar cultura para quem está em casa. "Eu já tinha essa ideia em mente, mas quando aconteceu essa necessidade de isolamento social por conta do que estamos vivendo, entendi que era o momento. Liguei para uma lista de conhecidos, cantores solos, bandas. Toda essa seleção que eu tinha de conhecidos que fazem música autoral aqui em Fortaleza. O pessoal gostou da ideia, topou e estamos sentindo um retorno muito bacana", explica o artista.

A Melhor Playlist de Fortaleza foi lançada com 60 artistas - até o fechamento desta edição, o número já estava em 85, incluindo rock, blues, MPB, reggae, metal e outros estilos. As solicitações de artistas para incluir seus repertórios na plataforma vêm aumentando. "A proposta foi se espalhando e eu fui recebendo mensagens de pessoas querendo participar. Eu envio um formulário e vamos tentando encaixar. Na curadoria não existe essa questão de exclusão. No início, reuni meus conhecidos, mas todos os interessados podem entrar em contato", pontua.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Vitória Andrade, do projeto Viramundo, na companhia dos também músicos Bruno Esteves e Marcelo Santos, são alguns dos artistas participantes da playlist. Eles escolheram a canção Seca17 para representa-los, uma composição de Bruno. O momento veio na hora certa, já que acabaram de lançar um novo EP, com cinco músicas. "A nossa canção escolhida veio de um momento difícil que o Bruno estava passando, mas ele seguia esperançoso, então acho que dialoga sobre o momento com o qual estamos vivendo. Talvez seja o momento de cada um, à sua maneira, aproveitar para dar vazão às coisas que a gente sente. Espero que esse projeto possa ajudar nessa missão", comenta Vitória.

Também na lista de artistas, o cantor e compositor Bosco tem três canções incluídas no projeto. Ele conta que sua participação é também uma forma de contribuir com a expansão da arte e da cultura no Estado. "Sei que a ideia é ampliar o que já foi mostrado no lançamento. É uma forma de nós, artistas, nos unirmos e entregar um conteúdo legal", pontua.

Já Nathália Rebouças e Letícia Monteiro, da banda Pulso de Marte, incluíram Abajur Laranja na seleção, como forma de apresentar uma proposta diferente do que costumam cantar. "Essa música tem um ritmo mais lento, mais romântico. A galera tem curtido muito", comenta Nathália.

A cantora conscientiza sobre a importância na valorização de projetos que propagam a música autoral. "É muito importante a gente conhecer o que vem do nosso povo, principalmente quando essa união acontece em momento no qual estamos vivendo. Está sendo também uma oportunidade da gente tentar, de alguma forma, diminuir os efeitos dessa pandemia", completa. A Maior Playlist de Fortaleza segue atualizando seu conteúdo, incluindo artistas e abrindo portas para a popularização da música local. Novidades prometem chegar no decorrer das semanas. É só aguardar!

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar