Participamos do

Ator Lima Duarte completou 90 anos neste domingo, 29

O artista tem nove décadas de vida e dedicou quase sete delas para sua carreira de ator na televisão
20:33 | Mar. 30, 2020
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em sua vida, Lima Duarte já foi um cangaceiro devoto a Padre Cícero. Viveu a história de um rico viúvo, dono de uma grande empresa. Tornou-se prefeito de uma cidade. O ator, que fez 90 anos neste domingo, 29, usufruiu de dezenas de existências em uma só. Com trajetória ligada à fundação da televisão brasileira, o mineiro eternizou personagens que até hoje fazem sucesso.

O artista ficou marcado na história já no início de carreira, quando fez parte da primeira telenovela do País, Sua Vida me Pertence. Exibida na extinta TV Tupi, foi ao ar em dezembro de 1951. Quinze capítulos foram suficientes para que Lima Duarte ficasse famoso e fosse contratado para outros papéis históricos.

Em 1960, dez anos depois, transferiu-se para a Rede Globo, agora como diretor. A carreira, porém, tomou novamente o rumo da atuação quando interpretou Zeca Diabo, em O Bem Amado. A novela rendeu a ele um dos trabalhos mais conhecidos da TV, com o enredo do cangaceiro que era, ao mesmo tempo, temido e generoso.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Lima Duarte como Zeca Diabo, em O Bem Amado
Lima Duarte como Zeca Diabo, em O Bem Amado (Foto: Divulgação / TV Globo)

Desde então, participou de diversos programas aclamados pelo público. Meu Bem, Meu Mal, O Salvador da Pátria, Sai de Baixo, Da Cor do Pecado e Caminho das Índias são algumas das obras em que esteve presente. E, claro, o Sinhozinho Malta, papel clássico do megassucesso Roque Santeiro

Não foi apenas diretor e ator, trabalhou também como dublador. A voz do Catatau, o urso do desenho animado Zé Colmeia, é dele. Ainda interpretou o Pepe Legal, o Alfie Gator em O Patinho Duque e o Dum Dum em Tartaruga Touché.

Seus quase 70 anos de profissão não cansaram Lima Duarte. Ele, que pretende continuar ainda por tempo indeterminado, está com um papel na nova série original da Globoplay, Aruanas. A história gira em torno de três mulheres de uma organização não governamental que investigam uma quadrilha na Amazônia.

Com as medidas para prevenir a disseminação do novo coronavírus, as gravações da segunda temporada da série pararam. Agora, está em seu sítio no interior de São Paulo, onde passou o aniversário sozinho, por escolha. Entre livros e plantas, garante para o Jornal Extra que está interessado em deixar seus ensinamentos e se divertir.

Confira algumas obras com o artista que estão na Globoplay:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar