PUBLICIDADE
Noticia

Conheça grandes pontos turísticos do mundo pela internet

Conhecer lugares pela tela do computador é possível. São diversas plataformas que possibilitam tours virtuais, entre palácios, florestas, ruínas e pontos turísticos do mundo

Natália Coelho
25/03/2020 19:45:19

Em tempos de reclusão, sem poder sair de casa muito menos da Cidade ou do País, o que fica é a saudade e a expectativa pelas próximas viagens. Se viajar já era preciso, neste momento então, em que as fronteiras viraram os limites de casa, a vontade se intensifica. Mas a vontade que fica no peito de conquistar novos espaços pode ser amenizada pela internet, que é tão grande e vasta quanto o próprio mundo.

Entre bibliotecas, livrarias e até planetas, são diversas os locais disponibilizados pelas plataformas de visita online. E tudo sem necessidade de vistos ou passagens, de forma inteiramente gratuita.

 

Biblioteca Strahov
No 360cities você consegue desfrutar das belezas da Biblioteca Strahov, em Praga (Foto: Reprodução)

Visões 360º: Biblioteca Strahov

A biblioteca do Mosteiro de Strahov é, talvez, um dos locais mais bem conhecidos por quem nunca pisou em Praga. A visita acontece por meio do site 360 Cities, que possibilita visitas em 360 graus.

Com a capacidade de 40 gigapixels, considerada a maior foto de área interna, a grande resolução permite que o usuário dê zoom e perceba detalhes arquitetônicos em seus pormenores - inclusive rachaduras - das salas da biblioteca. Dá pra ler até o título de alguns livros na estante.

A plataforma 360 Cities tem diversos outros espaços fotografados e em visões 3D, inclusive desertos, florestas temperadas, montanhas geladas e locais paradisíacos, com detalhes.

Acesse em www.360cities.net

Jardim do Palácio de Versailles
No Google Arts & Culture é possivel visitar os corredores, cômodos e jardins do Palácio de Versailles (Foto: Reprodução)

Google Arts & Culture: pelo Palácio de Versailles

Entre suas várias experiências de tours virtuais, o Google Arts & Culture disponibilizou uma visita completa pelos corredores, cômodos e jardins do Palácio de Versailles, na França. Para realizar a visita, basta fazer download da plataforma Steam, e realizar a visita em realidade virtual entre os mais de 20 cômodos, de forma inteiramente gratuita. 

Além disso, a plataforma disponibiliza digitalmente peças de arte, detalhes da construção e informações gerais da época de ouro do Palácio, contando histórias da família real francesa e do contexto histórico e cultural da época. O site disponibiliza inclusive um teste para saber qual membro da família real você seria, de Luís XIV a Maria Antonieta.

Além de museus e palácios artísticos, o Google Arts & Culture tem feito mapeamento de outros locais de forte valor cultural. Alguns destaques são a Gruta Chauvet, normalmente fechada ao público e que esconde desenhos de mais de 36 mil anos; arte urbana em Nova York, com intervenções de diferentes artistas internacionais; e até a visita por dentro de uma Estação Espacial.

Acesse em artsandculture.google.com

Pompeia
Pelo Google Street View é possível caminhar pelas ruínas da Pompeia (Foto: Reprodução)
Pompeia
Pelo Google Street View é possível caminhar pelas ruínas da Pompeia (Foto: Reprodução)

Google Street View: Pompeia

As ruínas da cidade soterrada de Pompeia, na Itália, estão mapeadas pelo Google Street View. Maior sítio arqueológico aberto para visitação do mundo, a visita online permite ver o que foi desenterrado da cidade, coberta pelas lavas do Monte Vesúvio há quase dois mil anos. Entre coliseus, casas de banho, teatros e anfiteatros, a visita permite andar virtualmente pelas ruas de pedra, com riqueza de detalhes.

O Street View possibilita o passeio por vários outros pontos turísticos mundiais que foram mapeados, como as Cataratas do Iguaçu (Brasil), Machu Pichu (Peru), o Grand Canyon (Estados Unidos), uma reprodução do beco diagonal do Harry Potter (Reino Unido) e mais um mundo de possibilidades. Literalmente.

Acesse em mapas-earth.com/br

Uma visita à Marte
No Google Earth é possível fazer uma visita em Marte (Foto: Reprodução)

Uma visita à Marte

O Google Earth, quando instalado no computador, disponibilizou uma possibilidade surreal: a de viajar para o planeta Marte. Apesar de não ter a qualidade de imagem de visitar locais do planeta Terra, o Google oferece legendas de detalhes do planeta, desde fenômenos naturais conhecidos (chuvas de meteoros, por exemplo) a indicações de por onde equipamentos humanos já passaram.

O que chama a atenção nessa "viagem" não são as imagens em si, mas as diferenças entre os fenômenos em Marte e na Terra. Pelas diferenças, incluindo ausência de uma atmosfera como a do nosso planeta, uma visita a Marte é uma verdadeira aula de ciências. Diversas imagens do "planeta vermelho" também podem ser observadas do site da Nasa, que disponibiliza um passo a passo (em inglês) de toda a expedição.

Acesse em www.nasa.gov