Participamos do

Fórum Cearense de Teatro lança carta aberta às pastas de cultura sobre situação dos artistas em meio à pandemia de coronavírus

Entidade representativa das artes cênicas, Fórum Cearense de Teatro lança carta aberta cobrando medidas do poder público sobre artistas em meio à pandemia
13:50 | Mar. 18, 2020
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Fórum Cearense de Teatro, em reunião realizada na última quarta-feira, 17, na sede Chá de Abacaxi, do grupo de teatro Comedores de Abacaxi S/A, debateu medidas de mitigação do prejuízo financeiro causado à classe artística pelos cancelamentos de eventos em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A entidade lançou uma carta aberta às organizações culturais públicas do Estado expondo propostas. Em meio ao cenário de incertezas, artistas buscam formas de seguir com seus trabalhos.  

 

Leia a carta do Fórum Cearense de Teatro na íntegra:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Fortaleza, 18 de março de 2020.

À Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará;
à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza;
à Comissão de Cultura Desporto e Lazer da Câmara Municipal de Fortaleza;
à Comissão de Cultura e Esportes da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará; à Comissão de Cultura da Câmara Federal e
à Comissão de Educação Cultura e Esporte do Senado Federal e ao Ministério Público do Estado do Ceará.

O Fórum Cearense de Teatro, entidade representativa da categoria com assento nos Conselhos de Políticas Culturais da cidade de Fortaleza e do Estado do Ceará, vem se dirigir a Vossas Excelências, diante da forte preocupação com a perspectiva de estagnação das atividades que movimentam a Economia da Cultura no Ceará, neste momento de grave situação pública provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Consideramos acertada a recomendação das autoridades de saúde quanto à suspensão de reuniões e ajuntamentos de pessoas até que se amenize o gráfico de contágio. No entanto, isso inviabiliza nossa atuação profissional, afetando diretamente milhares de trabalhadoras e trabalhadores de um modo como nunca antes havia se experimentado no País. Precisamos dialogar sobre caminhos possíveis para que se evite um colapso e de imediato prepararmos juntos, Sociedade Civil e Poder Público, a retomada quando esta maré ruim estiver superada.

Gostaríamos de solicitar reunião em ambiente virtual para o quanto antes e apontamos esta pauta inicial:

1. Criação imediata de um Comitê para acompanhamento e gestão dos impactos da crise pública provocada pela pandemia do COVID-19 na economia da cultura no estado do Ceará.

a) Facilitando informações a trabalhadores e trabalhadoras da cultura em situação de vulnerabilidade para que acessem suportes institucionais disponíveis: seguro-desemprego para MEI (em discussão na Câmara Federal); suspensão temporária de taxas de serviços como água, energia, Internet (em discussão na Assembleia Legislativa); aluguel social e/ou outros instrumentos oferecidos pelas pastas de assistência social.

b) Articulando com bancos públicos a possibilidade de linhas de crédito com facilidades que têm sido oferecidas a microempresas e MEIs de outros setores e possibilidade de negociação de ocasionais dívidas que venham a surgir neste período de crise.

2. Liquidação de todos os compromissos financeiros em atraso por parte das Secretarias da Cultura do Município de Fortaleza e do Estado do Ceará com trabalhadores da cultura: editais, cachês, contratos de serviço e que o mais houver.

3. Aceleração nos processos envolvendo seleções com resultado já anunciado e adiantamento de valores sob compromisso dos grupos e artistas ajustarem os calendários de execução dos projetos logo que a crise pública amenizar e for possível retomar agendas com mobilização de plateia.


Sem mais por hora e certos de vosso pronto retorno, nos despedimos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar