Participamos do

Após quase três décadas, Teatro da Praia pode encerrar atividades

21:08 | Fev. 27, 2020
Autor Kamilla Vasconcelos
Foto do autor
Kamilla Vasconcelos Repórter do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um dos espaços culturais mais antigos de Fortaleza corre o risco de fechar as portas por falta de recursos financeiros. O Teatro da Praia vivencia um dos maiores dilemas desde a sua criação, em 1993. O fundador do local, o ator Carri Costa, divulgou um vídeo nesta quarta-feira, 26, expondo o problema. Segundo Carri, como o imóvel é alugado, os proprietários do local o procuraram na última sexta-feira, 21, para comunicar uma proposta “muito alta” de venda do prédio.

Carri Costa, ator, diretor e proprietário do Teatro da Praia, em foto feita  em abril de 2017
Carri Costa, ator, diretor e proprietário do Teatro da Praia, em foto feita em abril de 2017 (Foto: Tatiana Fortes/O POVO)

Apesar dos proprietários terem dado prioridade ao ator para adquirir o imóvel, ele explicou no vídeo que não tem renda suficiente para cobrir o valor apresentado. A prioridade de Carri se dá devido ao tempo em que ele está como inquilino do local. "Às vezes, eu não tenho dinheiro nem para pagar o aluguel, quanto mais para comprar esse imóvel”.

Durante o vídeo e, também, a entrevista ao O POVO, Carri se emocionou e relembrou as histórias ao longo dos 27 anos do equipamento. “Algumas pessoas podem até pensar que é uma coisa do Carri. E não é bem assim (...) Eu não vou abrir mão do Teatro da Praia mas não é por uma coisa pessoal. Eu não vou abrir mão do Teatro da Praia por Fortaleza e pelo que ele representa para a cidade”, explica. “Artistas que hoje são conhecidos nacionalmente como Silvero Pereira e Gero Camilo começaram a carreira aqui no Teatro da Praia”, destacou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O vídeo divulgado por Carri é uma tentativa de salvar o teatro, recorrendo à ajuda da população cearense, que é uma das detentoras do local. “A gente está pensando em lançar essa vaquinha virtual hoje para ver se a gente consegue diminuir esse valor extra vaquinha. Porque a gente sabe que esse valor é muito alto para conseguir uma vaquinha virtual. A não ser que tome proporções nacionais. E é o que eu também estou tentando. Estou querendo mobilizar pessoas de todos os lugares", afirma Carri.

O ator associou a especulação imobiliária de Fortaleza com a possível venda do imóvel. “Eu vou correr atrás e junto de mim eu sei que vai muita gente. Porque tem essa linha de pensamento, essa autoestima forte, que gosta de ser cearense, de ser fortalezense, que acredita que a gente também é uma ilha de resistência no meio de toda essa especulação imobiliária que está querendo ser implementada aqui nesse entorno, nesse espaço, nessa loucura que é a Praia de Iracema. (...) E eu espero que o Poder Público se mostre presente. Se é que ele não está conivente, né!?”.

História do Teatro da Praia:

Há quase três décadas em pleno funcionamento, o Teatro da Praia é um equipamento que leva a arte de forma “democrática” e “progressista” para a população cearense. Em um ambiente “inóspito” no começo, de difícil localização, o espaço cultural antes era apenas mais um dos muitos armazéns situados na Praia de Iracema, nas proximidades do agora Centro Cultural Dragão do Mar. Mesmo diante dos contratempos, “a gente conseguiu trazer muitas pessoas, a cidade começou a se aproximar disso aqui”, explica Carri.

“Como cearenses criativos, a gente começou a preparar espetáculos, realizar festivais de teatro, experimentos, ações. Nós fomos ponto de cultura e se estabeleceu um paradigma de como sobreviver durante tanto tempo enquanto companhia de teatro, enquanto ator, enquanto agente cultural da cidade, dentro de um espaço funcionando interruptamente no mesmo local. E o teatro da praia nesse tempo todo sobreviveu. A gente nunca foi subsidiado, a gente nunca ganhou prêmios nacionais para manutenção do espaço”.

Carri destaca que além do espaço de cultura e arte, o Teatro da Praia tem afeto e sentimento. “Eu me emociono muito quando eu falo disso porque eu falo muito da história, da emoção de você ter tantos espetáculos e tantos artistas passando por aqui. A história do teatro cearense passa por aqui”, completa o ator.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar