PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Nos 130 anos de Charles Chaplin, conheça 5 filmes marcantes da carreira do cineasta

Conheça cinco filmes importantes na carreira de Charles Chaplin.

17/04/2019 20:53:31
(Foto: Divulgação)

Charlie Chaplin, nascido em Londres no dia 16 de abril de 1889, completaria 130 ano nessa terça-feira. O comediante, que representa um marco para a indústria cinematográfica, ficou conhecido ao interpretar o personagem “Vagabundo” em The Tramp, curta-metragem produzido no início da sua carreira no cinema mudo.

The Tramp

O curta-metragem narra a história de Carlitos, que acaba indo trabalhar na fazenda do pai da garota por quem se apaixona. O sucesso do filme foi tanto que permitiu que Chaplin tivesse carta branca da indústria para gravar as próprias produções.

Modern Times

Frequentemente apontado como criador de comédias pastelão, ele se utilizava desse humor para passar mais do que risos, mas uma mensagem à massa. Entre suas múltiplas facetas de diretor, ator e produtor, Charles Chaplin usou da sétima arte para tecer críticas ao sistema político e social da época, como as consequências da Revolução Industrial, em “Modern Times” (Tempos Modernos)

Em “Modern Times”, Charles Chaplin interpreta um operário com danos causados pelo processo de trabalho mecânico e repetitivo, criticando a forma exploratória e compulsiva de produção dentro do capitalismo. No filme, o personagem de Chaplin opera sempre da mesma forma, e mesmo fora do horário de trabalho continua a reproduzir os mesmos movimentos mecanizados.

The Great Dictator

Já “The Great Dictator” ficou conhecido pela crítica ao regime nazista, e por ser o primeiro filme com falas de Charles Chaplin. Muito resistente à nova forma de fazer cinema que aparecia à época, Chaplin acreditava que o cinema com falas acabaria com a essência do “fazer filmes”, e que a falta de sonoridade era uma característica primordial da sétima arte, deixando-a acessível e acima de qualquer linguagem. 

The Kid

Sendo considerado um dos filmes mais tristes e sérios da carreira do cineasta, “The Kid” (O Garoto) conta a história de uma criança que é adotada pelo Vagabundo, interpretado por Chaplin. A criança, que o tem como uma figura paterna, anos mais tarde passa a ser seu comparsa de crimes. Um fato curioso é que as gravações aconteceram em meio a um embargo com o nascimento do filho de Chaplin na vida real, que morreu após complicações de má formação.

City Lights

Também priorizando a emoção, “City Lights” (Luzes da Cidade) é outro filme que conquista pelo sentimento. Ele apresenta o romance do Vagabundo com uma moça cega, que se vê sendo despejada da própria casa com a avó. O Vagabundo, claro, tenta ajudá-la.

Chaplin morreu em 25 de dezembro de 1977, vítima de um derrame cerebral aos 88 anos de idade enquanto dormia. Entre longas e curta-metragens, ele possui mais de 80 filmes em que escreve, dirige ou atua.

lucas de Paula