Participamos do

Veja a programação completa das comemorações do aniversário de Fortaleza

Aniversário de Fortaleza conta com shows de Ednardo e Zeca Baleiro no Aterrinho da Praia de Iracema e atrações no Passeio Público, no Teatro São José, nas bibliotecas municipais e nos mercados dos Pinhões e da Aerolândia
23:01 | Abr. 09, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Além dos shows de Ednardo e Zeca Baleiro, a programação do aniversário de 293 anos de Fortaleza se estende pela Cidade, neste sábado, 13 de abril e no domingo, 14. Há atrações que se apresentam no Passeio Público, no Teatro São José, nas bibliotecas municipais e nos mercados dos Pinhões e da Aerolândia. Os eventos são gratuitos e abertos ao público.

Praia de Iracema

A partir das 18 horas, no Aterrinho da Praia de Iracema, acontece apresentação do projeto Para Cantar Fortaleza, com as cantoras cearenses Nayra Costa, Lorena Lyse, Marília Lima, Carol Damasceno e Roberta Fiúza e direção musical de Pantico Rocha. O show segue com apresentação do cantor cearense Ednardo e, fechando a programação, sobe ao palco o cantor Zeca Baleiro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Centro

No Mercado dos Pinhões, o público poderá conferir, também a partir das 18 horas, o projeto Mercado Criativo. O evento reúne expositores do circuito de feiras realizadas e apoiadas pela Prefeitura de Fortaleza, como a Feira Afins de Vitrola, o Mercado Coletivo e o Mercado dos Quadrinhos. São previstas participações de 80 expositores, além de apresentação do DJ Gomes Smith e do bloco Café Preto, formado por Haroldo Guimarães e Giselle Café.

O Teatro São José recebe ainda o projeto 293 Versos de Amor. Entre melodias e poemas, a Orquestra Popular do Nordeste e o ator Ricardo Guilherme fazem uma homenagem aos 293 anos da Cidade, a partir das 19 horas.

Teatro São José (Rua Rufino de Alencar, nº 299 – Centro)

Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas, S/N – Centro)

Aerolândia

No Mercado da Aerolândia, a festa acontece de 18 às 22 horas, com show da dupla Vanin e Nicinha – O Casal do Acordeon e apresentação do Grupo Farra DusBons, com Jean Dumont.

Mercado da Aerolândia (BR-116, 5823 – Alto da Balança)

Festival Esportivo Atleta Cidadão

Ainda no sábado, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel) em parceria com a Federação de Triathlon do Estado do Ceará (Fetriece) realiza manhã de atividades esportivas no Aterrinho da Praia de Iracema, com início às 8h. O minitorneio conta com aulas de Futvôlei, Beach Soccer, vôlei de praia, duathlon aquático (natação e corrida), corridinha e atividades recreativas. O projeto Atleta Cidadão oferece à população acesso gratuito ao esporte e lazer por meio de aulas regulares dentro das comunidades, com a realização de atividades físicas e brincadeiras.

Medalha Iracema

Anualmente, instituições ou cidadãos que tenham prestado relevantes serviços à coletividade no Município são agraciados com a Medalha Iracema. Neste ano, a cerimônia ocorrerá no sábado, a partir das 9h30min, no Teatro São José. Serão homenageados o empresário Pio Rodrigues, o ex-senador Mauro Benevides e o médico e professor universitário José Otho Leal Nogueira.

Programação Infantil

Na manhã de domingo, 14, a programação no Passeio Público de Fortaleza começa a partir das 9 horas, com Cia Teatrinho de Palhaços e Brincadeiras, com apresentação do Chaplin cearense e, em seguida, contação de histórias com Grupo Recontar.

Passeio Público (Praça dos Mártires, rua Dr. João Moreira, S/N, ao lado da Santa Casa de Misericórdia – Centro)

Ciclofaixa Cultural

Com o tema “Olhares sobre o Mar – Narrativa da Fortaleza dos anos 1940”, o projeto ocorrerá neste domingo, das 8 às 12 horas, com concentração no Estoril. O passeio ciclístico partirá para espaços culturais e tradicionais da região, como o Centro Cultural Belchior, Ideal Clube, Náutico Atlético Cearense e Capela São Pedro dos Pescadores. Em cada ponto de parada, haverá a presença de guias e historiadores, ressaltando a importância histórica e curiosidades referentes a cada local de visitação.

Conjunto Ceará

Na Biblioteca Herbênia Gurgel, até a sexta-feira, 12, acontecem as exposições “Coleção Pajeú”, sobre a história dos bairros Praia de Iracema, Rodolfo Teófilo, Conjunto Palmeiras, José Walter, Montese e Pirambu; “Fortaleza ontem e hoje”, com imagens comparativas de pontos turísticos da cidade de Fortaleza, como eram antes e como estão atualmente; Exibição da série “Os Cearenses: história do Ceará na sala de aula”. A programação contará com a exibição de docudramas que abordam personagens e períodos da história do Ceará: Ceará Colonial (10/04, às 15h); Ceará Imperial (11/04, às 15h) e Ceará Republicano (12/04, às 15h).

Onde: Biblioteca Herbênia Gurgel (Rua 531, nº 25, 2ª Etapa do Conjunto Ceará)

Horário: das 8h às 18h

Gratuito

Autran Nunes

No sábado, 13, a Biblioteca Cristina Poeta celebra aniversário de 1 ano. Das 9 horas ao meio-dia, haverá programação com apresentação de dança do grupo Geração Jovem; música ao vivo com os músicos e professores Sales e Mizael; e pula-pula e pipoca para a criançada.

Onde: Biblioteca Cristina Poeta (Rua Raimundo Ribeiro, 580 – Autran Nunes)

Horário: das 9h às 12h

Gratuito

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags