Influencers e redes sociais: Manifesto desabafo de Soledad

Soledad reflete sobre a cobrança para que artistas se tornem influenciadores digitais

Cansada de ter que ficar explicando porque não consigo e nem quero aderir à demanda de gerar conteúdo e que o fato de não ter um vídeo ou uma foto aqui todos os dias não significa que não estou cuidando dos meus trabalhos ou estou improdutiva; de ver artistas valioses desistindo porque não conseguem competir ou entrar neste sistema, porque não herdaram uma herança ou um nome, ou porque não têm 10 mil seguidores. De ver poucos com muito, e muitos morrendo. De me sentir culpada por não topar. de dizer que vai dar certo e acalmar a amiga pra ela não surtar. De ver a palavra e o corpo minimizados.

Nos enganam oferecendo $ como qualidade de vida em troca da nossa saúde mental e afetiva. Vale?! Isso tudo só beneficia esse sistema que, neste momento, sequer nos oferece o "pão e circo". O Instagram e o Tik Tok nos usam como bobes da corte. É cruel essa demanda, é desesperador termos que aderir a essa loucura para conseguirmos promover o nosso trabalho.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A pandemia aparece como um expoente das desigualdades sociais e da "privatização da nossa existência", apresentando um novo modo de nos relacionarmos com o estar na Terra e os saberes. Denunciando anos de exploração "colonizadora", pede-nos para produzir visões, desejos e relações novas que vão além do que permite a estrutura conduzida pela ordem imposta pelo patriarcado, para então superarmos as situações que são cada vez mais intoleráveis para a humanidade e, consequentemente, para a natureza. À medida em que o sistema segue implacável, a condição de vida neste planeta é minada. O mundo pesa, mas temos como armas a educação, as artes, a cultura e os esportes que atravessam a história nos dando coragem para sermos radicais e em seguida livres, coexistindo de maneira pacífica, encantada e também revolucionária. São bens valiosos demais para serem banalizados nessas redes que nos empurram para o abatedouro a cada dia.

Artistas e trabalhadores da cultura estão fazendo o que podem e o que não podem para se manter vives, então sejam gentis conosco e compreendam que: lugar de artista é no palco e não no Instagram. Não quero ser influencer.

Soledad é uma artista cearense radicada em São Paulo. Cantora, atriz, poeta e pesquisadora, ela tem dois discos lançados

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Soledad análise TikTok

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar