5 alimentos para comer e viver mais, segundo nutricionistas de Harvard

Especialistas afirmam que certos alimentos se destacam por serem mais saudáveis; conheça as 5 comidas listadas por nutricionistas de Harvard

Com o aumento nas opções de alimentos naturais e industrializados, uma das principais questões no tema é a de quais são as alternativas mais saudáveis para o consumo. Pensando nisso, confira a seguir cinco alimentos ideais para a saúde, o bem-estar e a longevidade.

A lista foi publicada em março deste ano pelo portal norte-americano CNBC, que entrevistou nutricionistas de Harvard a respeito do tema. O veículo também relata ter entrado em contato, ao longo dos anos, com especialistas em longevidade e com o médico Deepak Chopra.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Veja cinco alimentos saudáveis para incluir no cardápio

1) Folhas verdes

Um importante alimento para compor as refeições, as folhas verdes (espinafre, couve-de-folhas) são recomendadas por diversos especialistas. Ricas em fibras, essas folhas também trazem vitaminas A, C e K, além de ferro, cálcio e potássio.

2) Frutas vermelhas

Nutricionistas já recomendam, sempre que for possível, o consumo de frutas. Nessa linha, as frutas vermelhas (indo do vermelho ao roxo) trazem benefícios como a longevidade. Especialista no assunto, Neil Paulvin disse ao portal CNBC que essas comidas protegem o corpo de infecções.

Outros pontos positivos incluem vitaminas, teor de açúcar baixo e os flavonóides, antioxidantes que são responsáveis pela coloração desses alimentos - mirtilo, amora e framboesa estão na lista.

CONFIRA: 7 alimentos para consumir durante a recuperação da dengue

3) Peixe e outras proteínas magras

Conforme a listagem, médicos e nutricionistas incentivam a limitação do consumo de carne vermelha, tendo como substitutas as proteínas magras: salmão, ovos, atum e tofu.

O salmão tem muita vitamina B e é bom para a saúde do cérebro, como destaca Uma Naidoo, psicóloga de nutrição questionada pelo portal CNBC.

4) Leguminosas

As leguminosas são alimentos “subestimados” para a longevidade e a manutenção do sistema imunológico, segundo a nutricionista Samantha Heller. Elas possuem proteínas, fibras, antioxidantes e minerais como magnésio e ferro. Exemplos de leguminosas incluem lentilhas, grão-de-bico, feijão preto e edamame.

5) Nozes e sementes

Esses alimentos apresentam doses de ômega 3 e, de acordo com a nutricionista Lisa Genova, tal consumo contribui para a saúde das células do cérebro. Ao mesmo tempo, as sementes de girassol são boas fontes de vitamina B5.

VEJA: 6 alimentos que prejudicam o ganho de massa muscular

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar