PF prende prefeito gaúcho com R$ 505 mil para financiar atos do 7 de setembro

O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD/AM), disse que vai encaminhar ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, uma denúncia sobre a suspeita de financiamento de atos em apoio ao governo federal

A Polícia Federal flagrou, na última quinta-feira, 26, o prefeito de Cerro Grande do Sul (RS), Gilmar João Alba (PSL), conhecido como "Gringo", com R$ 505 mil em Congonhas (SP). Segundo denúncia enviada pelo senador Humberto Costa (PT-PE), membro da CPI da Covid no Senado, o dinheiro seria para financiar os atos promovidos por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro no dia 7 de setembro.

O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD/AM), disse que vai encaminhar ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, uma denúncia sobre a suspeita de financiamento de atos em apoio ao governo federal. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

LEIA MAIS l Manifestação pró-Bolsonaro em 7 de setembro: entenda preocupação com golpe

"Me estranha um prefeito do interior do Rio Grande do Sul com uma quantidade tão grande de dinheiro sendo detido pela Polícia Federal. A Polícia Federal fez o papel dela, deteve, abriu um inquérito, mas é preciso acompanhar isso de perto e saber realmente quais eram as verdadeiras intenções do prefeito", disse Aziz.

Segundo o senador Randolfe Rodrigues (REDE - AP), a denúncia é grave e precisa ser investigada. "Essa informação dá conta do financiamento de crimes contra a ordem democrática e contra o estado democrático de Direito que devem ocorrer nos próximos dias. Então, é urgente o encaminhamento, a partir da notícia do fato que estamos tendo nesse momento na Comissão Parlamentar de Inquérito, aos cuidados do ministro Alexandre de Moraes para a tomada de todas as providências", disse.

No próximo dia 7 de setembro, ocorrerão atos em apoio ao governo federal em todo o país. Em visita à Minas Gerais na última terça-feira, 31, Bolsonaro convocou os brasileiros a saírem às ruas de todo o país por uma "nova independência" do Brasil. Ele próprio deve participar dos atos que acontecerão em Brasília e em São Paulo.

LEIA MAIS l Manifestação de 7 de setembro em Fortaleza prevê carreata e motociata 

A possível adesão de policiais e bombeiros militares aos atos previstos para o 7 de setembro tem causado apreensão entre governadores. Atentos, os gestores já recorrem aos setores de inteligência nas próprias polícias para mapear e antecipar movimentações nas tropas.

"PMs são o principal risco democrático hoje no país", afirma cientista político
Barroso diz não ver condições para golpe no País, mas que o tema já o preocupa

Na última quarta-feira, 01, o Ministério Público Militar do Ceará enviou uma recomendação aos comandantes-gerais da PM e do Corpo de Bombeiros do Estado para que sejam adotadas medidas para "prevenir, perquirir e, se for o caso, fazer cessar, inclusive por meio da força" ato promovidos ou integrados por militares estaduais". 

LEIA MAIS

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar