Lecar fala em novo prazo para começar fábrica
Foi anunciado que ficará no município capixaba de Sooretama, com obras a serem iniciadas no primeiro trimestre de 2026, após a conclusão dos processos de licenciamento ambiental. O terreno tem 460 mil metros quadrados, e o plano anunciado é capacidade instalada para montar 120 mil carros por ano. O prazo original era produzir a partir de dezembro de 2024. Carros haveria no segundo semestre de 2027
A brasileira Lecar foi ao palco do Salão do Automóvel 2025 para falar de planos, mas não tinha carro ainda para mostrar, apenas um protótipo sem motorização. O ceticismo marca a opinião média do mercado sobre a empresa. A princípio, anunciara o plano de produzir um carro elétrico nacional, depois mudou para híbridos flex e agora fala em novos prazos para a instalação da fábrica. Também fala que está avaliando com uma das maiores fabricantes automotivas da China um acordo de transferência tecnológica, mas sem datalhes.
Foi anunciado que ficará no município capixaba de Sooretama, com obras a serem iniciadas no primeiro trimestre de 2026, após a conclusão dos processos de licenciamento ambiental. Houve até a exibição de um vídeo promocional da Prefeitura, com a presença do prefeito. O terreno tem 460 mil metros quadrados, e o plano anunciado é capacidade instalada para montar 120 mil carros por ano. O prazo original era produzir a partir de dezembro de 2024. Carros haveria no segundo semestre de 2027.
"Até eu, se chegasse uma pessoa e dissesse que iria fazer um carro no Brasil, teria dúvidas”, declarou o dono do negócio, Flávio Figueiredo Assis. "Somos só uma sementinha do futuro da mobilidade no Brasil."
Ele anunciou parcerias com as empresas WEG e Horse para o fornecimento do sistema híbrido flex. O protótipos exibido é de um cupê, batizado de 459. Há também da picape Campo e do utilitário esportivo Tático. Estes dois últimos não apresentados no palco.
O Lecar Tático seria um jipe elétrico criado para uso misto, com foco em robustez e alta autonomia.