Chinesa Geely estreia no Brasil com SUV 100% elétrico a partir de R$ 205,8 mil
Dona da Volvo e Zeeker, montadora pretende inaugurar 23 lojas oficiais no Brasil até dezembro
Mais uma montadora da China desembarca no Brasil. A Geelly Auto, com operações em mais de 90 países, estreia no mercado brasileiro com um SUV 100% elétrico, o EX5. Lançado em duas versões, o carro está disponível por R$ 205,8 mil (Pro) e R$ 225,8 mil (Max).
A marca ingressa no Brasil com uma concessionária, localizada em São José dos Pinhais (PR). A meta é ampliar o número para oito até o fim de agosto e encerrar 2025 com pelo menos 25 lojas oficiais. Por enquanto, não há previsão de inaugurar uma concessionária no Ceará, mas há um ponto de venda em funcionamento no Shopping Iguatemi Bosque.
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A operação da chinesa no Brasil será realizada em parceria com a Renault, que vai disponibilizar sua rede de concessionárias para distribuição e venda dos carros Geely. As duas marcas também planejam acordo para produção nacional dos elétricos da montadora asiática na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR).
O EX5 está disponível para venda em 22 shoppings pelo País e na loja da Geely no Paraná. O primeiro lote do SUV chegou ao Brasil em junho, no Porto de Paranaguá (PR). Na pré-venda, a versão Pro custava R$ 195,8 mil e a Max R$ 205,8 mil.
Carro o mais vendido pela marca no mundo, o EX5 é a aposta da chinesa para ganhar mercado no Brasil. O modelo combina tecnologia, conforto e funcionalidade. Segundo o head de Vendas e Rede da Geely, Maurício Silveira, o SUV foi projetado para impressionar.
Visual
O design apresenta dianteira inspirada em um tigre, com visual curvo envolvido por grandes ranhuras no para-choque. Os faróis de LED ligeiramente curvados para cima remetem às pontas das asas de um avião.
O perfil é esculpido por dois vincos na parte de baixo das portas, contando com área envidraçada e rodas de até 19 polegadas. A traseira tem spoiler integrado e exibe lanternas inteiriças compostas por 274 LEDs com efeito 3D.
As linhas também são funcionais. De acordo com a montadora, componentes como grade ativa e maçanetas embutidas ajudam a alcançar um coeficiente de penetração aerodinâmica de 0,269, o menor entre os SUVs de luxo. Quanto menor for a resistência ao vento, melhores vão ser a performance e eficiência energética.
Potência
Com 218 cv e 320 Nm (32,6 kgfm) o propulsor pesa 79,8 kg, o menor volume da categoria, que garante eficiência energética de 90%, segundo a Geely.
A aceleração de zero a 100 km/h é feita em até 6,9 segundos, na versão Pro. A velocidade máxima é de 180 km/h. Há três modos de condução: Eco, Normal e Sport.
Autonomia
A bateria Short Blade Geely de Lítio Fosfato Ferro (LFP) tem 60.22 kWh de capacidade. Segundo o programa de certificação do Inmetro, a autonomia do EX5 pode chegar até 413 km.
De acordo com a montadora, a bateria tem velocidade de recarga 30% superior à média do segmento. Em um posto de carregamento com corrente contínua (DC) e 100 kW, o tempo de recarga de 30% a 80% é de 20 minutos.
Já em um carregador de corrente alternada (AC) tipo Wallbox de 11 kW, serão necessárias 6 horas para carregar a bateria de 10% a 100%.
A bateria do Geely EX5 pode ainda atuar como um gerador portátil de eletricidade tanto para dispositivos (V2L) —modo em que pode alimentar eletrônicos, eletrodomésticos e luzes— quanto para outros veículos (V2V). No modo V2L, a capacidade chega a 3,3 kW, enquanto no V2V alcança 6 kW.
Segurança
O Geely EX5 traz seis pilares de segurança: ativa, passiva, para pedestres, para a saúde, cibernética e para a bateria. Os sistemas avançados de auxílio para o motorista (ADAS) estão disponíveis apenas na versão topo de linha (Max).
A câmera visão 360 graus é de série nas duas configurações, assim como os faróis de LEDs, que permitem iluminar 177 metros de distância (quase dois campos de futebol) à frente e cobrir 23 m de largura de raio. No EX5 Max, também há o controle inteligente do facho, adaptando a luz alta em relação aos veículos que vem no sentido contrário ou que estão à frente.
O SUV é equipado com seis airbags (frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina). A estrutura é formada por 80% de aços de alta resistência ou estampados a quente, segundo a Geely.
O EX5 obteve cinco estrelas no teste de segurança do Euro NCAP, em que são avaliados crash tests e equipamentos de segurança ativa para o motorista e pedestres.
Dimensões e espaço interno
Em dimensões, o Geely EX5 tem 4,61 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,67 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos. Embora seja um C SUV em tamanho, o espaço interno é de D SUV, com taxa de aproveitamento de 67,2% da cabine.
O porta-malas oferece 461 litros (no padrão de medição VDA) e pode levar até 1.877 l com o rebatimento dos encostos traseiros. Disponível para a versão Max, a tampa traseira tem acionamento elétrico por chave, botão, app ou comando no volante.
O banco do motorista tem regulagem elétrica de série, sendo que a versão Max acrescenta ajustes elétricos para o carona - com apoio de perna - e função de memória, ventilação e massagem para ambos.
São seis modos de massagem: Onda (liberação gradual), Caminhada (pressão alternada), Serpentear (estimulação circulatória), Ombro (massagem suave nas costas), Lombar (massagem benéfica nos rins) e Arrastando (relaxamento e alívio do estresse).
A cabine também conta com iluminação interna com até 256 opções de cores disponível na opção Max, que traz teto-solar panorâmico de 1,18 m2 de área envidraçada e abertura em 11 estágios.
Tecnologia
O quadro de instrumentos digital tem 10,2 polegadas e é acompanhado da central multimídia Flyme Auto de 15,4”. Há conexão com Apple CarPlay, bem como 4G à bordo. É possível também usar o navegador GPS nativo por satélite.
A versão Max oferece um head-up display (HUD) de 13,8”, oferecendo o maior contraste e brilho do mercado, segundo a marca. O carregador de smartphone sem fio tem 15 watts de potência e dispõe de aviso de esquecimento do aparelho.
É possível interagir com o carro através da assistente de voz inteligente com o comando: “Olá, Geely!”. A interface compreende até 200 comandos e funciona em 10 idiomas.
Também é possível se conectar com o carro por meio do app, que possui serviços como controle e planejamento remoto do veículo, monitoramento do status e rastreamento e localização online. Atualizações podem ser feitas pela nuvem via sistema “Over-The-Air (OTA)”.
O sistema de som tem 16 alto-falantes, sendo cinco de médio alcance, quatro tweeters, quatro woofers e dois no encosto de cabeça do motorista. Com 1.000 watts de potência, o conjunto também possui subwoofer independente.
Planos no Brasil
Fundada em 1997 em Hangzhou, China, a Geely Auto é dona de outras duas marcas automotivas em operação no Brasil: Volvo e Zeeker. As montadoras, no entanto, terão atuação independente.
A montadora entra na concorrência com BYD, GWM, Chery e outras fabricantes de elétricos que brigam pelo protagonismo na transição energética no Brasil.
O head de Produto e Marca da Geely na América Latina, Jeferson Antunes, afirmou que a chegada da chinesa ao Brasil marca "uma nova era na mobilidade elétrica".
A empresa não revela planos comerciais para o Brasil —como meta de vendas e previsão de novos lançamentos —, mas promete surpreender os consumidores e o mercado.
*O jornalista viajou para São Paulo a convite da Geely Brasil
