Boreal: Renault apresenta SUV para brigar com Jeep Compass e Corolla Cross

Boreal: Renault apresenta SUV para brigar com Jeep Compass e Corolla Cross

Com produção nacional e foco em tecnologia, o modelo chega ao mercado no fim de 2025 para disputar com modelos consolidados no Brasil

A montadora francesa Renault apresentou seu novo SUV médio: o Boreal. O modelo chega ao mercado para disputar com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. O lançamento oficial está previsto para o último trimestre deste ano, mas o preço ainda não foi divulgado.

Apresentado primeiramente no Brasil, o modelo faz parte da nova estratégia de mercado da Renault na América Latina, alinhando a visão global da marca com adaptações visuais e tecnológicas voltadas às particularidades dos mercados emergentes.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O Boreal terá lançamento inicial no Brasil, com produção na fábrica de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (PR). Em seguida, será exportado para outros países da América Latina.

A produção também será realizada na Turquia, com foco em mercados como o Oriente Médio. A meta, segundo a Renault, é comercializar o modelo em mais de 70 países a partir de 2026.

Veja mais imagens do novo SUV da Renault, o Boreal 

Destaques: tecnologia e espaço

Para essa novidade, a Renault aposta em dois trunfos: tecnologia e tamanho. Com 4,56 metros de comprimento e 2,7 metros de entre-eixos, o modelo oferece mais conforto para os ocupantes do banco traseiro, característica esperada em SUVs. Com essas dimensões, o Boreal é maior que dois de seus principais concorrentes: o Compass e o Corolla Cross.

No design frontal, o carro chama atenção pelo recorte mais retangular, que confere um visual quadrado ao modelo — uma referência estilística aos veículos dos anos 1980. A proposta acompanha tendências recentes do setor, como visto no lançamento do Fiat Fastback. Também se destacam as linhas diagonais que remetem ao novo logotipo da Renault e o acabamento refinado da cabine, com uso de materiais agradáveis ao toque.

O Boreal vem equipado com um conjunto tecnológico robusto no painel, formado por duas telas de 10 polegadas que integram-se para oferecer uma experiência digital completa ao motorista. Um dos principais destaques é a central multimídia, que já traz de fábrica o sistema Google Automotive. Com conexão direta à internet, ela permite o download e uso de mais de cem aplicativos diretamente na tela, dispensando o espelhamento via Android Auto ou Apple CarPlay.

A novidade garante mais autonomia ao motorista. Na prática, o condutor não precisa perder tempo e conectar o aparelho celular no carro para utilizar recursos como navegação GPS e plataformas de música.

Outro ponto de destaque é o sistema de comandos por voz para ajustar o ar-condicionado, responder mensagens, checar informações do veículo ou executar diversas outras funções apenas falando. Detalhe: o painel digital, também com 10 polegadas, atua como uma extensão da central, exibindo o mapa da rota, dados de desempenho do carro, velocidade, rotações por minuto e nível de combustível.

Ainda sobre as inovações tecnológicas, o SUV médio da Renault traz um pacote completo de assistências à condução (ADAS). O modelo conta com piloto automático adaptativo, centralização e permanência em faixa, além de assistente de manutenção de faixa de emergência. Há ainda alerta de saída segura para os ocupantes, sistema Park Assist, câmera com visão 360 graus e sensores de estacionamento tanto na dianteira quanto na traseira.

O Renault Boreal é equipado com o motor 1.3 TCe turbo flex de quatro cilindros, já conhecido no mercado brasileiro por também estar presente no Duster. O carro entrega 163 cavalos de potência e 270 Nm de torque com injeção direta, acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem com seis marchas.

O porta-malas do Boreal possui capacidade de 586 litros com os bancos na posição vertical, aumentando para 1.279 litros com os encostos traseiros rebatidos. Esse volume é superior ao do Fiat Fastback, que oferece 516 litros de capacidade, uma das principais referências quando o assunto é capacidade de armazenamento.

Chegada ao mercado

O Boreal deverá ser vendido nas concessionárias do Brasil a partir do último trimestre de 2025. O preço do modelo ainda não foi divulgado. Porém, caso o valor acompanhe os demais concorrentes do segmento, a aposta da Renault pode chegar custando entre R$ 180 mil e R$ 220 mil.

*O jornalista viajou para São Paulo a convite da Renault

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar